De acordo com a Norma Reguladora (NR) nº 17, emitida pelo Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para locais onde se realizam atividades intelectuais, como escritórios e laboratórios, deve estar entre 20 e 23 graus Celsius, mantendo a umidade abaixo de 40%.
A NR-17 trata das questões fisiológicas e psicológicas dos funcionários, estabelecendo parâmetros aos quais as empresas devem atender. Sobre as condições ambientais, a NR-17 estipula que a temperatura deve ser mantida entre 20ºC e 23ºC, velocidade do ar em 0,75 m/s e umidade relativa mínima de 40%.
A ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico.” Já o artigo 178 afirma que “as condições de conforto térmico dos locais de trabalho devem ser mantidas dentro dos limites fixados pelo Ministério do Trabalho.”
A NR17 do Ministério do Trabalho determina que a temperatura do ambiente de trabalho, onde deverão ser executadas atividades que se exige do intelecto, seja efetiva entre 20 e 23 graus celsius, com umidade relativa inferior a 40%.
Então, pode deixar o ar no 17? Embora você possa, a resposta é que não é o ideal. Temperaturas muito baixas podem trazer desconforto, aumento no consumo de energia e até danos ao aparelho.
#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-17 ERGONOMIA
Porque o ar-condicionado deve ficar em 23 graus?
Devido ao fator chamado carga térmica, o uso do ar-condicionado entre 23°C a 24°C pode garantir uma economia significativa no consumo de energia, além de garantir o conforto que se necessita.
Saiba que a temperatura máxima do ar-condicionado fica em torno de 28°C, com alguns modelos alcançando até 32°C. Para que trabalhe naquela temperatura, é necessário que o equipamento esteja no modo “heat”, ou seja, no quente ou no aquecimento.
Segundo a legislação trabalhista, não há uma temperatura específica estipulada como padrão para todos os ambientes de trabalho. No entanto, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece que as condições ambientais de trabalho devem proporcionar conforto térmico aos trabalhadores.
Portanto, no verão a temperatura poderá variar entre 20 e 24 graus, e, no inverno, deve ser mantido entre 23 e 26 graus, com umidade relativa do ar entre 40 e 80% e até a velocidade do ar é limitada, não podendo passar de 0,75 m/s.
Qual deve ser a temperatura do ar-condicionado nas empresas?
A NR 17.5 aborda as condições do ambiente de trabalho em geral e no que diz respeito à climatização, indica que as temperaturas sejam mantidas entre 20 e 23ºC nos escritórios. Uma saída, portanto, é sugerir essa norma e usá-la como padrão.
Ar Condicionado no Trabalho - Como agradar a todos?
Converse com seus colegas: se o ambiente estiver muito frio ou muito quente, antes de reclamar em voz alta ou alterar a temperatura, converse com seus colegas! Conversando, sempre é possível chegar a um consenso.
NBR16186 de 03/2024 - Refrigeração comercial, detecção de vazamentos, contenção de fluido refrigerante, manutenção e reparos. Esta Norma estabelece os requisitos e procedimentos para redução da emissão de fluidos refrigerantes em equipamentos e instalações de refrigeração comercial.
É verdade que se fizer menos de 10 graus o trabalhador pode faltar?
De acordo com o projeto, para cada 1 hora e 40 minutos de trabalho contínuo em temperaturas abaixo de 0°C, o trabalhador terá direito a 20 minutos de descanso em um ambiente com temperatura ambiente.
Qual o nível de temperatura permitida no ambiente de trabalho?
De acordo com a Norma Reguladora (NR) nº 17, emitida pelo Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para locais onde se realizam atividades intelectuais, como escritórios e laboratórios, deve estar entre 20 e 23 graus Celsius, mantendo a umidade abaixo de 40%.
Qual a faixa de temperatura ambiente permitida pela NR17?
Qual a temperatura ideal? Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%.
Qual assunto a NR 32 aborda sobre o ar-condicionado?
A NR 32 ao tratar do sistema de climatização, exige que sejam efetuadas as manutenções preventivas e corretivas deste com a finalidade de preservar a integridade e eficiência de todos os seus componentes, o que significa que devem estar em perfeito funcionamento.
A instalação de ar-condicionado é regida pelas normas NBR 16069 e NBR 16655. A norma da ABNT conhecida como NBR 16069 fala sobre segurança em sistemas frigoríficos. Ela estabelece a segurança para o projeto, construção, instalação e operação de sistemas frigoríficos aplicados em refrigeração e climatização.
b) índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte) e 23°C (vinte e três graus centígrados); c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s; d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.
A Portaria NR-15, Anexo 03, do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece que níveis de temperatura acima de 26,7º IBUTG (índice usado para avaliação da exposição ao calor) são considerados insalubres.
Os anexos da NR-15 tratam da exposição dos trabalhadores a ruído, calor ambiente, radiações ionizantes, trabalho sob condições hiperbáricas, radiações não ionizantes, vibrações, frio, umidade, agentes químicos (incluindo benzeno), poeiras minerais (incluindo sílica, asbesto e manganês), além dos agentes biológicos.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado Anvisa?
Ajustar a temperatura abaixo do recomendado causa o desgaste prematuro do equipamento e impacta fortemente na conta de energia. Recomenda-se manter o ajuste para conforto entre 22 e 24 °C.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado na empresa?
E para quem trabalha em escritórios, o Ministério do Trabalho, respaldado na legislação (art. 178, CLT), elaborou a Norma Regulamentadora 17,e indica que a temperatura ideal esteja entre 20 e 23 graus.
As preferências pessoais são diversas, mas existe uma faixa de temperatura ideal para o ar-condicionado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a temperatura ideal para o corpo humano é 23ºC. Com essa marca no termostato, é mais possível equilibrar o consumo de energia e o conforto.