Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém. Portanto, são conceitos diferentes.
Por proximidade, usa-se a expressão em cima da hora (e não encima da hora) para indicar que aquele é o momento exato do acontecimento. Não é de bom tom, por exemplo, chegar em cima da hora a um compromisso.
Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.
Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)». A Gramática Portuguesa de Pilar Vázquez Cuesta é bastante completa, tanto neste como noutros assuntos semelhantes.
A locução transmite a ideia de que algo está em um lugar mais alto ou sobre o outro. Logo, em cima, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo. Exemplos com a expressão em cima: - Quando cheguei em casa, ele estava no quarto fica lá em cima.
A expressão em cima é uma locução adverbial ou preposição e significa “na parte mais elevada”, “na parte superior”, “sobre”, e é antônimo de “embaixo”. Observe: 1.
O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio.
A expressão em cima da hora é muito popular no Brasil e é utilizada para indicar que algo foi feito ou aconteceu em um momento muito próximo ou até mesmo no último momento possível antes de uma determinada data ou prazo.
Desse modo, a expressão “em cima” quer dizer que algo ou alguém está em um lugar mais alto ou superior. Portanto, se é isso que você pretende expressar, a forma correta é “em cima”.
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.
Tanto "abaixo" como "a baixo", e "acima" como "a cima" são termos corretos, mas seus significados são diferentes, e por isso, não podem ser usados de qualquer maneira. O termo "acima", é um advérbio de lugar e antônimo de "abaixo".
Ela esclarece que a palavra encima junto é verbo que significa por em cima. Já a palavra separada é uma locução prepositiva. A escritora diz que quando é verbo é junto; e quando é preposição ou locução prepositiva é separado.
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”