A NR 23 estabelece que os extintores de incêndio devem ser inspecionados periodicamente, conforme as orientações do fabricante e de acordo com o que estabelece a NBR 12962 - Inspeção, Manutenção e Recarga de Extintores de Incêndio.
A NR 23 tem como principal objetivo garantir a segurança das pessoas e os bens da empresa/edificação caso um incêndio aconteça. Através de padrões e procedimentos específicos que ajudam na evacuação, combate a chamas e retirada das vítimas, a norma visa diminuir ao máximo o número de possíveis vítimas.
Desta forma, na nova redação da NR 23 foram incluídos objetivo e campo de aplicação. O objetivo, agora explícito, da NR 23 é estabelecer medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho, que se aplicam aos estabelecimentos e locais de trabalho.
NR 23: O Que Você Precisa Saber Sobre a Nova Norma Regulamentadora n° 23 - Proteção Contra Incêndios
Qual o objetivo da NR 23 e qual a sua importância?
Qual o objetivo da NR 23? A Norma Regulamentadora NR 23, determina as melhores práticas para proteger a integridade física dos colaboradores, e deve ser seguida por todas as empresas, especialmente aquelas que mantêm equipe de brigadistas e uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Qualquer pessoa com conhecimento suficiente sobre o assunto poderá ministrar treinamento de prevenção e combate a incêndio. Quanto a Brigada de Incêndio, basta ligar Corpo de Bombeiros do seu estado para saber das exigências e descobrir quem está apto a ministra-lo, ou como fazer para ser tornar apto.
A NR-23 é a norma regulamentadora criada pelo Ministério do Trabalho para estabelecer diretrizes relacionadas à proteção contra incêndios no local de trabalho. O conhecimento e aplicação adequada dessa norma garantem a redução de danos ou feridos.
A Brigada de Incêndio, mais especificamente, compõe-se de uma equipe de colaboradores capacitados em NR 23, treinados para atuar em situações de emergência, como combate inicial do fogo, evacuação segura do local e efetuação de técnicas de primeiros socorros.
O que são exercícios de alerta? Na NR 23 são descritos a importância dos exercícios de alerta. Estes exercícios simulam situações de emergência e objetivam manter a equipe treinada, alerta e orientada a respeito dos procedimentos em caso de incêndio.
Além disso, esses extintores deverão estar posicionados de forma que a distância que alguém poderá percorrer no interior do imóvel, partindo de qualquer ponto, até alcançar um extintor deve ser de, no máximo, 15 metros.
Quem pode assinar o atestado de brigada de incêndio?
O Atestado de Brigada de Incêndio, gerado pelo sistema Via Fácil Bombeiros logo após o cadastro, deve ser impresso, assinado pelos instrutores e novamente enviado ao CBPMESP, por meio do upload no sistema, juntamente com a comprovação da capacitação técnica dos signatários.
No treinamento de brigada de incêndio, os participantes são orientados a como retirar corretamente as pessoas do local, quais atitudes podem ou não ser tomadas para manter o bem-estar de todos, além de ações para combate ou prevenção do alastramento do incêndio.
Atendimento à Norma Regulamentadora NR-23 – Proteção contra incêndio, item 23.8.5, da Portaria 3.214, de 08.06.1978, do Ministério do Trabalho e Emprego e NBR 14276 – Programa de brigada de incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Qual item da NR 23 fala sobre saídas de emergência?
23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
Quando o público máximo for superior a 250 pessoas deverá adotar o dimensionamento de seguir: 05 brigadistas para lotação até 1.000 pessoas; 10 brigadistas para lotação de 1.000 a 2.500 pessoas; 15 brigadistas para lotação de 2.500 a 5.000 pessoas; 20 brigadistas para lotação de 5.000 a 10.00 pessoas; 1 brigadista para ...
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.2.1.3. É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.
Para tanto, deixamos claro que existem diferentes classes de incêndio. Esses tipos se classificam como classe a, b, c, d, k de incêndio. Em suma, é importante conhecermos cada uma dessas classes, assim como quais são as classes de extintores para cada incêndio.
NBR 13434-2 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico – Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores. NBR 13714 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio.
No entanto, na maioria dos estados brasileiros a regra é: empresas que possuem mais de 20 funcionários em sua grade precisam contar com uma brigada de incêndio.