O que diz a súmula 364 do STJ?

O imóvel residencial do próprio casal ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta Lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como está atualmente o entendimento do STJ acerca da execução de bem de família?

O STJ decidiu que um imóvel classificado como bem de família pode ser penhorado, caso a dívida tenha sido gerada pela reforma do próprio imóvel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual a abrangência do bem de família nos termos da súmula 364 do STJ?

Súmula 449 do STJ: "A vaga de garagem que possui matrícula própria no registro de imóveis não constitui bem de família para efeito de penhora." Súmula 364 do STJ: "O conceito de impenhorabilidade de bem de família abrange também o imóvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e viúvas."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são as exceções da impenhorabilidade do bem de família?

A impenhorabilidade do bem de família tem por exceção legal a obrigação decorrente de fiança concedida por livre e válida manifestação e vontade em contrato de locação, a qual não se afasta pela previsão de direito à moradia digna do idoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjrj.jus.br

Quando pode ser alegada à impenhorabilidade?

18) A impenhorabilidade do bem de família pode ser alegada em qualquer momento processual até a sua arrematação, ainda que por meio de simples petição nos autos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Bem de Solteiro é Bem de Família? (Súmula 364 do STJ)

Em quais casos não se aplica a impenhorabilidade?

Excluem-se da impenhorabilidade os veículos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos. A própria lei restringe a impenhorabilidade, pois a mesma não é absoluta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quais os bens que são impenhoráveis?

833 do atual Código de Processo Civil enumera vários casos de bens patrimoniais disponíveis que são impenhoráveis, como os vestuários e pertences de uso pessoal, os vencimentos e salários, os livros, máquinas, utensílios e ferramentas necessários ao exercício da profissão, as pensões e montepios, o seguro de vida etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que afasta a impenhorabilidade?

A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: i) pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando um imóvel não pode ser penhorado?

Para ser impenhorável, o imóvel precisa ser o único imóvel residencial do devedor e ser utilizado efetivamente para a sua moradia ou de sua entidade familiar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quando o imóvel é impenhoravel?

Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz a súmula 364 do TST?

Notícias do TST

A nova redação da Súmula 364 do Tribunal Superior do Trabalho não mais permite a fixação do adicional de periculosidade inferior ao determinado por lei e proporcional à exposição ao risco, ainda que a redução seja pactuada em acordos ou convenções coletivos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

Como provar que o imóvel é um bem de família?

A Lei nº 8.009/90 define como bem de família o imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar e estabelece que esse bem não responderá por qualquer tipo de dívida contraída pelos cônjuges, pelos pais ou filhos, que sejam proprietários e neles residam, com algumas exceções previstas na própria lei, como no ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando um imóvel bem de família pode ser penhorado?

Portanto, o bem de família pode ser penhorado nos seguintes casos: 1) dívida de financiamento para construir ou comprar o imóvel; 2) devedor de pensão alimentícia; 3) dívida de IPTU ou taxas e contribuições de condomínio; 4) o imóvel ter sido hipotecado; 5) o imóvel ter sido comprado com dinheiro decorrente de crimes ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem pode alegar impenhorabilidade bem de família?

“Assim, não apenas o cônjuge da proprietária como também seus filhos, sendo conviventes no bem de família, estão legitimados para atuar em juízo visando à desconstituição da penhora”, afirmou, citando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) (REsp 151281/SP, rel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

É possível a penhora do bem de família quando a dívida exequenda for decorrente de contrato de compra e venda ou de promessa de compra e venda do próprio imóvel?

8) É possível a penhora do bem de família, quando a dívida exequenda for decorrente de contrato de compra e venda ou de promessa de compra e venda do próprio imóvel. Observação: Art. 3º, II, da Lei n. 8.009/1990.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scon.stj.jus.br

São impenhoráveis valores até 40% salários mínimos no STJ?

O STJ decidiu que, se não houver pedido da parte devedora, o juiz não pode decretar que depósitos bancários ou aplicações de até 40 salários mínimos não podem ser penhorados para pagar a dívida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quais os 4 bens que nunca podem ser penhorados?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quais documentos comprovam o bem de família?

É necessário a apresentação dos seguintes documentos:
  • Instituidores. – RG e CPF, inclusive dos cônjuges; ...
  • Imóvel. – Certidão de matrícula ou transcrição atualizada; ...
  • Casal. – Certidão de distribuição de ações cíveis, criminais e fiscais, expedidas pela Justiça Federal;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tabeliaodebarueri.com.br

Pode perder único imóvel por dívida?

Essa dúvida pode surgir por conta da impenhorabilidade do bem de família. Segundo a legislação, o bem de família, que é o único imóvel destinado à moradia de uma entidade familiar, não poderia ser objeto de penhora para pagamento de dívidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estadao.com.br

Como impedir penhora de imóvel?

A transferência de bens para evitar a penhora é uma prática que pode trazer graves consequências legais. Se identificada pelo juiz como uma ação fraudulenta com o objetivo de prejudicar os credores, a transferência pode ser considerada ineficaz e os bens podem ser recuperados para saldar as dívidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

O que fazer para impedir a penhora?

A Impugnação à penhora é utilizada para liberar constrições judiciais sobre bens que não podem ser penhorados, de acordo com o Código de Processo Civil, por meio de uma petição simples intermediária dentro dos próprios autos executivos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em freelaw.work

Como evitar que um imóvel seja penhorado?

Como evitar a penhora? Destacamos algumas medidas que você pode seguir para evitar a penhora: Organize as finanças: mantenha um controle rigoroso das despesas e receitas, elaborando um orçamento detalhado. Pague as dívidas em dia: cumpra com as obrigações financeiras dentro dos prazos estabelecidos, evitando atrasos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spcbrasil.org.br

Quais bens não são passíveis de penhora?

Alguns exemplos comuns de bens impenhoráveis incluem: a residência familiar, desde que seja o único imóvel e que não seja utilizado para atividade comercial; salário, desde que respeitado o limite de até 50 vezes o salário mínimo; aposentadoria, pensões e outros benefícios previdenciários; ferramentas de trabalho, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais bens o banco não pode penhorar?

Alguns exemplos de bens impenhoráveis são: Bens de uso pessoal: itens como roupas, calçados, móveis essenciais, eletrodomésticos básicos e utensílios domésticos não podem ser penhorados, desde que sejam compatíveis com as necessidades do devedor e de sua família.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Qual dinheiro não pode ser penhorado?

De acordo com o dispositivo (inciso IV), o salário e suas diferentes formas (vencimento, remuneração, subsídio, etc.) é impenhorável. O mesmo vale para quem tem dinheiro na poupança, até o limite de 40 salários mínimos (inciso X). Ou seja, não podem ser alvo de execução judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.trt12.jus.br