O que diz a Súmula 377 do STF?

Súmula 377-STF: No regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

Quando se aplica a súmula 377 do STF?

Na prática, significa dizer que aquele que se casou com alguém cuja idade seja superior a 70 anos deverá demonstrar que colaborou com seu patrimônio para a aquisição do bem durante a constância do casamento, do contrário, o entendimento do STF não será aplicado, e o bem será considerado incomunicável (não terá direito ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o entendimento do STJ sobre a súmula 377?

Nos ditames da súmula 377 do STF, aplicada ao caso em concreto, "no regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento" e, por conseguinte, apenas os bens adquiridos na constância da união estável devem ser amealhados pela companheira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual a interpretação atual para a súmula 377 do STF?

377 DO STF

Art. 1.641. É obrigatório o regime da separação de bens no casamento: I – das pessoas que o contraírem com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento; II – da pessoa maior de 70 (setenta) anos; III – de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Como afastar a súmula 377?

“No regime da separação legal ou obrigatória de bens, na hipótese do artigo 1641, inciso II, do Código Civil, deverá o oficial do registro civil cientificar os nubentes da possibilidade de afastamento da incidência da Súmula 377 do STF, por meio de pacto antenupcial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibdfam.org.br

Comentários sobre a súmula 377 do STF

Quem herda na separação legal de bens?

Ademais, o cônjuge casado sob o regime da separação legal de bens só herda nos casos em que o falecido não deixar descendentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como fica a viúva na separação obrigatória de bens?

Assim, no regime de separação convencional de bens , a viúva herda o patrimônio do marido junto com os enteados e divide a herança com eles. Mas, nos casos, em que a viúva se casou em regime de separação obrigatória de bens ela pode assumir a condição de meeira e não de herdeira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a separação de bens é obrigatória?

Atualmente, o Código Civil (Lei 10.406/02) determina a separação obrigatória de bens no casamento em caso de pessoas: com causa suspensiva de casamento, como divorciado sem partilha de bens; com mais de 70 anos; ou. dependente de decisão judicial, como adolescentes entre 16 e 18 anos sem consentimento de algum dos pais ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que é esforço comum do casal?

No momento do divórcio a nomenclatura “esforço comum” é considerada para partilha dos bens constituídos durante o casamento, ou a depender do caso, durante a convivência em União Estável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbsp.org.br

Quais as desvantagens da separação total de bens?

Desvantagens da separação total de bens:
  • Maior burocracia para obter financiamentos imobiliários;
  • Maior risco de conflitos em caso de divórcio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Súmula 337 do STJ?

337 desta Corte Superior, a saber: "É cabível a suspensão condicional do processo na desclassificação do crime e na procedência parcial da pretensão punitiva".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quem é casado com separação de bens?

O regime de separação de bens é o oposto dos regimes de comunhão. Nesse regime, cada parte mantém a propriedade individual dos bens adquiridos antes e durante o casamento. Não há comunhão de bens, e cada cônjuge é responsável por administrar e dispor de seus próprios bens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Como funciona o regime de separação total de bens em caso de morte?

Separação total de bens obrigatória

Nesse tipo de regime de casamento, o viúvo não tem direito sucessório, ou seja, ele não é herdeiro. Mas se conseguir comprovar que ajudou na aquisição dos bens que o falecido deixou, ele terá direito à metade do patrimônio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

O que diz a súmula 377 do STJ?

1. Os benefícios inerentes à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência devem ser estendidos ao portador de visão monocular, que possui direito de concorrer, em concurso público, à vaga reservada aos deficientes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual o regime de bens para maiores de 70 anos?

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que permite à pessoa maior de 70 anos optar pelo regime de bens a ser adotado no casamento. Atualmente, o Código Civil obriga a adoção do regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 70 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual o regime de casamento que não divide os bens?

– Comunhão universal de bens

Não existem bens individuais, pois acontece uma união dos patrimônios (incluindo-se também dívidas e créditos), sendo cada um do casal dono da metade de todos os bens, independentemente de já pertencerem a um deles desde antes do casamento ou de terem sido adquiridos durante a união.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como fica a divisão de bens na separação convencional?

Neste regime, os bens adquiridos por cada um após o casamento são considerados comuns ao casal e, no caso de separação, serão partilhados de forma igualitária entre os dois, independente de quem contribuiu para sua aquisição. O que cada um possuía antes da união permanece de posse exclusiva das partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppr.mp.br

Como afastar a presunção de esforço comum?

Para o ministro, a ideia de que o esforço comum deva ser sempre presumido (por ser a regra da lei da união estável) conduziria à ineficácia do regime da separação obrigatória (ou legal) de bens, pois, para afastar a presunção, o interessado precisaria fazer prova negativa, comprovar que o ex-companheiro em nada ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a Súmula 380 do STF?

Informação à Sociedade

Comprovada a existência de sociedade de fato entre os concubinos, é cabível a sua dissolução judicial, com a partilha do patrimônio adquirido pelo esforço comum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando o cônjuge não tem direito aos bens?

Hoje, o cônjuge só perde o direito à herança legítima se for deserdado “ou eventualmente declarado indigno”, conforme indica a advogada Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quanto tempo morando junto tem direito aos bens 2024?

Não há um tempo mínimo de convivência exigido para que uma união estável seja reconhecida e, portanto, para que haja direito à herança. O importante é comprovar a convivência pública, contínua e duradoura com a intenção de constituir família.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbsp.org.br

O que fazer para não dividir os bens?

Posso divorciar sem dividir os bens? Sim, é possível fazer o divórcio sem dividir os bens. O artigo 1.581 do Código Civil que traz o comando acima: O divórcio pode ser concedido sem que haja prévia partilha de bens. Assim, caso o casal opte em ingressar apenas com o divórcio isso é possível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o marido morre a esposa tem que dividir os bens com os filhos?

A partilha de bens é justamente a divisão do patrimônio deixado por aquele que morreu. Ela ocorre entre aqueles que têm direito a esta herança. Após o falecimento, metade dos bens será dividida prioritariamente entre os filhos e o cônjuge do indivíduo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em suno.com.br

Quando o marido morre a viúva pode vender a casa?

A viúva não pode alugar o imóvel ou vendê-lo sem o consentimento dos demais herdeiros. Além disso, a residência deve ser mantida, e despesas como impostos e manutenção devem ser arcadas por quem vive no imóvel.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anabrocanelo.com.br

Qual é a nova lei do divórcio?

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira (8) a validade da emenda à Constituição que criou o divórcio direto. Com isso, ficou estabelecido que o casamento civil pode ser dissolvido pela solicitação do divórcio, sem a necessidade prévia da separação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br