Chico Xavier – Emmanuel, no livro O Consolador*, afirma que a cremação é um processo legítimo, de liberação do Espírito desencarnado, apenas aconselhando que o tempo de expectativa deve ser mais longo nos climas tropicais e subtropicais.
A cremação na visão espírita é bem aceita. É preciso, entretanto, respeitar as primeiras 72 horas da morte antes de cremar o corpo. Segundo a religião, esse é o tempo que o espírito leva para se desvincular do corpo material.
Chico Xavier, médium, filantropo, e um dos mais importantes expoentes brasileiro do espiritismo, considerou ao ser indagado sobre a cremação: “Já ouvimos Emmanuel – (nome dado por Chico Xavier ao espírito) a esse respeito.
O judaísmo e o islamismo são religiões contrárias à prática da cremação porque sustentam que ela é uma agressão e uma ofensa ao corpo, obra criada por Deus.
O calor seca o corpo, queimando a pele e o cabelo, contraindo e carbonizando os músculos, vaporizando os tecidos moles e calcificando os ossos, fazendo com que eles se desintegrem. Após estas etapas, o corpo é reduzido a restos de esqueletos, com alguns pedaços de ossos restantes.
CHICO XAVIER fala sobre A Cremação de Corpos no programa Pinga Fogo
Qual parte do corpo não queima na cremação?
O processo de cremação moderno é composto pela incineração de um cadáver utilizando uma coluna de chamas, a uma temperatura de aproximadamente 1.000 graus Celsius, em um forno alimentado por gás natural ou óleo. Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação.
Estes incluem cinzas de carvão, cinzas volantes e cinzas de madeira. As cinzas de cremação, também conhecidas como restos de cremação, resultantes doprocesso de cremação, são os restos de um corpo humano ou de animal de estimação após serem cremados. Os resíduos são não aquosos e não gasosos após a combustão completa.
A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada. Até há citações de ossos humanos sendo queimados.
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
Pode guardar as cinzas de um ente querido em casa?
As normas estão presentes em uma instrução da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo papa Francisco. De acordo com o documento, se for escolhida a cremação, as "cinzas do defunto devem ser mantidas em um lugar sacro, ou seja, nos cemitérios, e a conservação das cinzas no ambiente doméstico não é permitida".
Ou seja, a Igreja Católica não condena a cremação, ressaltando a importância de respeitar a vontade do fiel falecido. O texto do Vaticano ainda destaca que a cremação não deve acontecer por motivos contrários à doutrina cristã.
Comparando ambos. Ainda que a cremação elimine muitos gases poluentes e de uma única vez, os efeitos a longo prazo dos cemitérios fazem dele a pior opção — conclusão da pesquisa “Estudo comparativo do impacto ambiental entre cremação e sepultamento” (2020), da engenheira ambiental Gabriela Cavion.
Cremação não faz nada além de “apressar” o processo de tornar o corpo em pó. Deus é completamente capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que foi cremada, assim como Ele é capaz de ressucitar os restos mortais de uma pessoa que não foi cremada.
Houve um tempo que, de fato, a Igreja proibiu a cremação dos corpos. Isso ocorreu logo após a Revolução Francesa quando as pessoas, descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos, incineravam os cadáveres para “provar” que não haveria jeito de Deus ressuscitar ninguém.
A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal prática, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.
Quando o corpo é cremado o que acontece com os dentes?
Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.
O que acontece com o espírito de uma pessoa quando é cremado?
Segundo Márcia Fernandes, alguns autores espíritas não recomendam a cremação em virtude do espírito sentir as chamas que consomem o corpo. Porém, dentro da crença, há o entendimento de que o corpo se desliga, em algum momento, do chamado cordão fluídico, "que liga o perispírito ao corpo material".
Atualmente, a Igreja Católica não põe qualquer objeção à cremação, mas dá preferência ao sepultamento. O que deve ser garantido é que a cremação não seja expressão de oposição à esperança na ressurreição. Contudo, a Igreja exorta que não se esparjam as cinzas dos católicos na natureza.
Os hinduístas acreditam que o fogo funciona como purificador, ajudando o falecido a desapegar do material e partir para a nova dimensão. Na Índia, país de predominância hindu, quase 100% dos corpos são cremados. O judaísmo e islamismo são duas das religiões que mais se mostram contrárias à cremação.
No entanto, é importante observar que a cremação é um processo regido por leis e há casos em que só pode ser realizada com autorização judicial. Isso ocorre, principalmente, em casos de morte violenta, como suicídio, acidente de trânsito e homicídio doloso ou culposo.
No Brasil, não há legislação específica sobre o que se pode ou não fazer com as cinzas de cremação. Portanto, jogar as cinzas no mar não é especificamente proibido. Coincidentemente, algumas instituições realizam serviços memoriais em que as cinzas são espalhadas no mar após serem entregues à família.
Quanto tempo leva para receber as cinzas da cremação?
Todo esse processo poderá levar de 30 a 40 minutos. Depois disso, o corpo é encaminhado para a cremação efetivamente. A família poderá receber as cinzas no mesmo dia, no dia seguinte ou conforme programação, e dar a elas o destino que desejar.
Essa é uma dúvida muito comum das pessoas e a resposta é sim, após o corpo ser retirado da câmara fria ele é colocado junto com o caixão no forno cinerário para que a cremação possa ser realizada os únicos objetos que são retirados antes do corpo ser colocado no forno são metais, vidros e as alças do caixão, objetos ...