O livro de Gênesis diz que Deus criou o homem à Sua imagem, formando-o do pó da terra, soprando em suas narinas o fôlego da vida (Gênesis 1:26-27; 2:7). O fato de que Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança retrata a diferença fundamental entre os seres humanos e as outras criaturas.
“A Terra e todas as coisas que nela existem devem ser usadas de modo responsável para suster a família humana. Contudo, somos todos mordomos — não proprietários — sobre esta Terra e sua abundância e teremos que prestar contas perante Deus do que fizermos com Suas criações.”
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” Gênesis 1:26. A forma verbal, plural colocada no início deste verso, é usada por muitos Teólogos que ensinam um modelo de Trindade, onde o Criador seria formado por uma pluralidade de pessoas.
Devemos dominar e USAR a criação, Deus a deu a nós de presente. Gn 1: 26 "Façamos o homem à nossa IMAGEM, segundo a nossa SEMELHANÇA": uma vez que Deus é Espírito, não pode ter imagem nem semelhança físicas, por isso muitos tentam espiritualizar o verso.
Gênesis 1:26 é um versículo fundamental que descreve o momento em que Deus criou o ser humano à Sua própria imagem. Esta passagem nos mostra o cuidado e a atenção especial que Deus dedicou à criação da humanidade. Ao criarmos à Sua imagem, somos dotados de dignidade e valor intrínsecos.
Porque Deus criou dois géneros sexuais e não apenas um?
Homem e mulher são feitos um para o outro. Foram criados por Deus para serem uma comunhão de pessoas, cada um sendo ajuda para o outro. Iguais como pessoas, mas complementares enquanto masculino e feminino. Deus os criou para que, formando “uma só carne” (Gn 2,24), pudessem transmitir a vida.
O que Deus quis dizer com façamos o homem a nossa imagem?
Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. As Escrituras dizem que “Deus é espírito” (João 4:24) e, portanto, existe sem um corpo.
Quem disse "Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa"?
Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.
Gênesis 27. Embora Esaú tenha perdido a primogenitura devido à infidelidade, o pai, Isaque, ainda tinha a responsabilidade de conferir a bênção da primogenitura a um dos filhos. Em Gênesis 27:1–33, aprendemos que Isaque pretendia dar a bênção da primogenitura a Esaú.
Esse livro descreve a Criação da Terra e da vida nela, a Queda de Adão e Eva e a introdução do pecado neste mundo, a origem da casa de Israel e o estabelecimento dos convênios feitos por um misericordioso Pai Celestial a fim de salvar Seus filhos.
O homem ocupa um lugar único na criação: ele é "a imagem de Deus"; em sua própria natureza une o mundo espiritual e o mundo material; é criado "homem e mulher"; Deus o estabeleceu em sua amizade.
27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
Alguns creem que Deus tenha criado a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Alguns creem que Deus tenha criado a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus.
Nos dois casos, mantenha a maiúscula se se tratar de texto ou fala de religioso. Use minúscula quando designar deuses de mitologias, em sentido figurado ou concreto: Os egípcios reverenciavam inúmeros deuses; Jogou como um deus; A palavra deus é masculina. dia- - dia a dia (dia após dia), dia-a-dia (o substantivo).
O que significa faço o homem à nossa imagem e semelhança no plural?
Lemos em Gênesis 1:26: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” Isto não é dito quando Deus criou os outros seres. A expressão verbal “façamos”, está na primeira pessoa do plural. Isto indica a pluralidade de pessoas em Deus.
Na Bíblia podemos claramente ver um Deus real e pessoal: “Disse Deus” (Gênesis 1:3) – Se Deus disse, é porque Ele Fala, se fala, tem uma boca, se tem uma boca, tem um rosto.
Nos sistemas de crenças monoteístas, Deus é geralmente visto como o ser supremo, criador e principal objeto da fé. Nos sistemas de crenças politeístas, um deus é "um espírito ou ser que se acredita ter criado, ou que controla alguma parte do universo ou da vida, motivo pelo qual tal divindade é frequentemente adorada".
Para estudar, trabalhar e competir, Deus fez a mulher... Mas para guiar a criança, Deus fez a mãe. Para os desafios da sociedade, Deus fez a mulher... Mas para o amor e carinho, Deus fez a mãe.
Como totalmente além e acima do gênero, Deus não é nem homem nem mulher, mas Criador de ambos, igualmente, em sua divina imagem e semelhança. Por conseguinte, podemos falar sobre Deus em termos tanto masculinos como femininos, bem como em termos animais e cósmicos.
O homem foi criado à imagem de Deus e quando Deus criou a mulher era para que ela o respeitasse e ele cuidasse dela. Contudo muitas mulheres se omitem do papel de auxiliadora e justificam a falta de auxílio ao marido em razão do excesso de trabalho e de outros compromissos que assumiram.