apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram‑se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
Esse texto remete a fé, pois ela da vitória, força, coragem para que dá fraqueza se faça força. Essa palavra é para todos aqueles em que algum momento esteve ou está fraco e que pela fé em Cristo Jesus conseguiu se reanimar e vencer os obstáculos.
O que significa galardoador de acordo com a Bíblia?
O Novo Testamento foi escrito em grego, e quase todo o Velho Testamento, em hebraico. Bons dicionários bíblicos (como o Dicionário Vine) são caros, mas podem ajudar o estudante esforçado. Vine define “galardoador”, citando a palavra grega (misthapodotes) e explicando seu significado: “aquele que paga salário”.
Como extrair FORÇA NA FRAQUEZA? | Rev. Amauri de Oliveira | Hebreus 11:34
O que significa a fraqueza de Deus?
Por ser tão fraco, Deus tem necessidade de uma certa força que poderíamos chamar de “força de ser fraco”. E, na verdade, desta força só Deus é capaz, pois, como nos ensina São Paulo, “a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Cor 1,25). Somente Deus é forte de tal forma, que é capaz de ser fraco.
Nossas fraquezas nos impede de sermos arrogantes, veja o que Paulo disse sobre sua fraqueza: “E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais.”(II Corintios 12:7) Paulo sabia ...
Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).
Ele se torna o recompensador dos que o buscam. Busca, do Grego EKZETEO, significa buscar de forma INTENSIVA, DILIGENTE, importunando, crendo que ele existe, crendo que ele recompensa quem o busca.
A Sagrada Escritura, na carta aos Hebreus capítulo 11 versículo 1, diz que “a fé é a garantia dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se veem”. A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele em nós, que nos certifica dos bens vindouros, como a promessa da vida eterna.
A vida mortal exige que vivamos pela fé. A Bíblia contém muitos exemplos de pessoas que nos mostraram como fazê-lo, e Paulo citou várias delas em Hebreus 11. Assim como esses grandes homens e mulheres das escrituras, pela fé, empenhamo-nos em compreender e seguir com fé o plano de nosso Pai Celestial.
apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram‑se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Então, a primeira coisa que acontece quando uma pessoa está fraca espiritualmente é ela perder essa humildade. O orgulho começa a falar mais alto, a sobressair, e ela não consegue enxergar o quanto precisa de ajuda. Em vez disso, tem aquela falsa impressão de bem-estar; não reconhece sequer as próprias falhas.
Aliás, o apóstolo Paulo tinha algumas fraquezas. Paulo escreveu que, para não se tornar orgulhoso, o Senhor lhe dera um “espinho na carne” (2 Coríntios 12:7). Não sabemos o que era, mas era algum tipo de fraqueza. Paulo não apenas pediu ao Senhor, mas implorou ao Senhor que afastasse essa fraqueza.
Qual a reação de Jesus diante das nossas fraquezas?
A Palavra de Deus ensina que Jesus entende as nossas fraquezas. Ele as entende porque assumiu a forma de carne humana a fim de se identificar conosco, tendo sido tentado em todos os aspectos que nós somos. E embora nunca tenha pecado, Ele não fica chocado quando falhamos.
Porque, quando estou fraco, então, sou forte. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. e a minha porção para sempre.
Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
A salvação é dom de Deus, ela é de graça, ninguém é salvo pelas obras. Graça é tudo o que preciso, mas não mereço. Porém, existe também o galardão; este é como se fosse uma medalha. Galardão está diretamente ligado à palavra “recompensa”.