8 Este povo aproxima-se de mim com a sua boca, e honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
O zelo religioso dos fariseus se limitava apenas a observar estritamente certo número de formas exteriores e tradições. E, sob uma capa de aparência religiosa (que pode enganar os homens, mas não Deus), eles seguiam as inclinações do seu coração.
Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. É esta também a atitude mais certa para nos aproximar de Jesus e suplicar a nossa cura e a cura dos nossos mais queridos: “Se queres”, isto é, seja feita conforme a Tua vontade!
o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; os seus ensinamentos não passam de mandamentos ensinados por homens”.
PR Raique Carmelo " Quem é esse que até o vento e o Mar Obedecem"
O que os lábios representam?
Em linguística, os lábios representam um dos muitos pontos de articulação – partes da boca e da garganta que ajudam a bloquear o ar que vem dos pulmões e formar os fonemas. A fala é um aspecto crucial da vida humana, mas talvez não tão divertida quanto o beijo. O beijo não é universal, mas aparece em 90% das culturas.
“O fruto dos lábios que confessam o Seu nome” se refere ao adorador que reconhece os méritos do sangue de Cristo, e por isso “confessa o Seu nome”, ou seja, ele crê e confia que Jesus é o seu salvador.
Em Provérbios 10:11-12 diz: “ A boca do justo é manancial de vida...” Amada/o, o que tem saído da sua boca? Há poder em suas palavras para gerar vida ou morte. Abençoe todos que estão ao seu redor. Ore pelos seus inimigos.
Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
17 Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado na latrina? 18 Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
O que o centurião disse a Jesus por que Jesus se admirou Mateus 8/8 a 10?
O centurião respondeu: ― Senhor, não mereço receber‑te debaixo do meu teto. Basta que digas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando.
O principal legado é o Evangelho que enfatiza a conexão entre o Antigo Testamento e o ministério de Cristo. É uma das principais fontes para a compreensão da ética cristã. A relação com o Reino de Deus e os ensinamentos-chave de Jesus, como o Sermão da Montanha e as Bem-Aventuranças.
A fé, não importa quão grande seja, não pode produzir um resultado contrário à vontade Daquele que retém esse poder. (…) É por isso que não podemos ter uma verdadeira fé no Senhor sem também confiar plenamente na vontade Dele e no tempo Dele” (“Fé no Senhor Jesus Cristo”, A Liahona, julho de 1994, pp.
Mas vocês afirmam que, se alguém disser ao seu pai ou à sua mãe: “Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim já dediquei a Deus como oferta”, certamente não precisa honrar o seu pai. Assim, vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.
Jesus não mandou a mulher embora, mas fingiu que não iria atender o seu pedido. Para provar a fé daquela mulher, Ele disse que curava gente de seu país, e não gente de outro país. A mulher movida de uma fé que ultrapassa a dos discípulos grita a Jesus: “Tem compaixão de mim, Senhor, filho de Davi!
Por que a mulher menstruada era considerada impura?
Em certas culturas, a mulher menstruada é vista como alguém “impura” que, naqueles dias, não está ou não é digna de realizar tarefas normais do dia a dia, como preparar as refeições da casa, pois, para eles, o contato da mulher com o alimento poderia contaminá-los.
Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam”.
E regras para neutralizar o perigo. Segundo o Velho Testamento, a mulher menstruada permanece sete dias impura. Qualquer um que a toque ficará impuro até a noite. A cama em que ela dormir será impura e quem tocar esse leito terá de se lavar e lavar suas roupas.
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.
11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 12 Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
O sacrifício de louvor “é fruto de lábios que confessam” o nome de Jesus (Hb 13:15). Confessar o nome de Jesus significa reconhecer os méritos Dele. Seu sacrifício substitutivo foi suficiente para nos dar a vida eterna. O louvor genuíno é a única resposta aceitável a tão grande amor.
Além de nos lembrarmos do sacrifício expiatório de Jesus Cristo, devemos oferecer nosso próprio sacrifício: um coração quebrantado e um espírito contrito. O Salvador disse: “(…) vós não me oferecereis mais derramamento de sangue; sim, vossos sacrifícios e holocaustos cessarão.
Porque o SENHOR é grande e digno de todo o louvor, mais temível do que todos os deuses! Pois todos os deuses das nações não passam de ídolos, mas o SENHOR fez os céus.