O que diz o artigo 1.790 do Código Civil?

1.790 do CC/02, que regula a sucessão do 'de cujus' que vivia em comunhão parcial com sua companheira, estabelece que esta concorre com os filhos daquele na herança, calculada sobre todo o patrimônio adquirido pelo falecido durante a convivência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpam.mp.br

Qual é o entendimento do STF em relação ao art 1.790 do CC?

1790 do Código Civil, na falta de descendentes e ascendentes, o companheiro faz jus tão somente a um terço dos bens adquiridos onerosamente na constância da união estável a título de herança, pois concorre com os colaterais até quarto grau, devendo ser excluídos sua participação como herdeiro dos bens particulares do ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Porque o artigo 1.790 é inconstitucional?

“O artigo 1.790 é de feição extremamente retrógrada e preconceituosa, e a vigorosa maioria dos pensadores, juristas e aplicadores do direito tem registrado com todas as letras que o dispositivo é inconstitucional, exatamente porque trata desigualmente situações familiares que foram equalizadas pela ordem constitucional ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 1.708 do Código Civil?

Nos termos do art. 1.708 do Código Civil atual, cessa o dever de prestar alimentos com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

Quem tem direito a herança Código Civil?

Pela legislação atual, os herdeiros obrigatórios são compostos por descendentes (filhos e netos), ascendentes (pais e avós) e os cônjuges. Os cônjuges garantem uma parte da herança legítima, que corresponde a 50% do patrimônio do falecido. Com a retirada do cônjuge, ele deixa de receber a herança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Artigo 1.790 do Código Civil - Comentado

Como ficou a nova lei da herança?

O projeto do novo Código Civil, apresentado no Senado em abril, prevê que viúvas e viúvos não sejam mais herdeiros diretos de seus cônjuges. Em outras palavras, eles deixam de ter direito à herança caso a pessoa falecida tenha pais ou filhos vivos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em correiobraziliense.com.br

Quando que o herdeiro pode perder o direito de herança?

A lei enumera três hipóteses para que herdeiros ou legatários sejam excluídos: 1) participar de crime, ou tentativa de homicídio de seu esposo, companheiro, pais, ou filhos; 2) acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança, ou praticar crime contra sua honra, ou de seu esposo; 3) dificultar ou impedir, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 726 do Código Civil?

726. Iniciado e concluído o negócio diretamente entre as partes, nenhuma remuneração será devida ao corretor, mas se, por escrito, for ajustada a corretagem com exclusividade, terá o corretor direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem a sua mediação, salvo se comprovada sua inércia ou ociosidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em creci-rj.gov.br

O que diz o artigo 1.727 do Código Civil?

1.727. As relações não eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 1.845 do Código Civil?

Correntes jurisprudenciais relacionadas ao Artigo 1845 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002. O cônjuge sobrevivente, independentemente do regime de bens adotado no casamento, é considerado herdeiro necessário e concorre com os descendentes do falecido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a companheira herda bens particulares?

O Código Civil, em seu artigo 1.790, diz que “a companheira ou companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições estabelecidas nos seus incisos I a IV”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em franzoni.adv.br

Quando a companheira não é herdeira?

O companheiro sobrevivente não é herdeiro necessário, não tem direito a legítima ou a reserva de 50% do patrimônio do companheiro falecido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como ficam os bens adquiridos antes da união estável em caso de morte?

Assim, em havendo bens adquiridos antes da união estável, a titulo oneroso o companheiro não terá direito sucessório sobres esses. Destacando-se, que se os bens forem adquiridos a titulo gratuito (ex: doação, herança, prêmios, etc.) o companheiro sobrevivente também estará excluído da sucessão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibdfam.org.br

Quando o artigo 1.790 foi declarado inconstitucional?

Em maio do ano de 2017, o Supremo Tribunal Federal enfrentou o tema ao julgar o Recurso Extraordinário n° 878.694 com repercussão geral reconhecida (Tema n° 809), declarando inconstitucional o artigo 1.790 do Código Civil, que regulamenta o regime sucessório do companheiro e da companheira [1].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Em quais Regimes o cônjuge herda em concorrência sucessória?

A concorrência do cônjuge sobrevivente com os ascendentes se dá independentemente do regime de bens adotado no casamento; assim como o direito real de habitação será conferido ao cônjuge supérstite, qualquer que seja o regime de bens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibdfam.org.br

Quais os direitos sucessórios na união estável?

É a união entre homem e mulher configurada na convivência pública, contínua e duradoura. Mesmo após o amparo legal da união estável na Constituição Federal, tal proteção não atribui direito sucessório aos companheiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unaerp.br

O que diz o artigo 1.725 do Código Civil?

“Art. 1725- Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens, sendo observado o disposto n artigo 1528, deste código.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que prevê o artigo 186 e 927 do CC?

927. Aquele que comete ato ilícito (arts. 186 e 187) fica obrigado a repará-lo. § 1º Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz o artigo 1752 do Código Civil?

Art. 1.732. O juiz nomeará tutor idôneo e residente no domicílio do menor: I na falta de tutor testamentário ou legítimo; II quando estes forem excluídos ou escusados da tutela; III quando removidos por não idôneos o tutor legítimo e o testamentário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjrj.jus.br

O que diz o artigo 1.784 do Código Civil?

Artigo 1784

Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuvademecumonline.com.br

O que diz o artigo 974 do Código Civil?

974 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil, para dispor sobre o registro de contratos e alterações contratuais de sociedade que seja integrada por sócio incapaz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz o artigo 728 do Código Civil?

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil. Art. 728. Se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a nova lei da herança?

Nesse sentido, é fundamental tratar a respeito da nova lei de herança, datada do ano de 2023. A primeira mudança em relação a herança foi sancionada pelo vice-presidente da República, diz respeito à lei n° 14.661/23. Nela, fica determinado que o herdeiro indigno perde automaticamente o direito à herança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Qual o prazo para um herdeiro reclamar herança?

A ação de petição de herança é aquela proposta pelo herdeiro que não participou de um inventário e de uma partilha em busca de receber o seu quinhão hereditário das mãos dos demais herdeiros (artigo 1.824 e ss, Código Civil). Seu prazo prescricional é de 10 anos, por força da regra geral do artigo 205 do CC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando um dos herdeiros mora no imóvel?

Quando um dos herdeiros é beneficiado com a posse do imóvel de herança, é importante ressaltar que ele possui direitos específicos sobre o bem. O herdeiro que permanece no imóvel tem o direito de utilizá-lo como sua moradia ou até mesmo alugá-lo, caso assim deseje, visando auferir renda proveniente do bem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em zanelliandriani.com.br