O que diz o artigo 4 da DCNEI?

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, ...
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O que diz o artigo 4 das diretrizes curriculares?

Artigo 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa ...
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O que diz a resolução no 4/2010?

Recomenda a adoção da política antimanicomial no que tange à atenção aos pacientes judiciários e à execução da medida de segurança.
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O que diz a DCNEI?

Nas DCNEI, a atenção já estava voltada para a criança, e o documento reforça a importância do acesso ao conhecimento cultural e científico, assim como o contato com a natureza, preservando o modo que a criança se situa no mundo.
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O que diz o artigo 5 das diretrizes curriculares nacionais?

5o O Conselho Nacional de Educação, mediante proposta do Ministro de Estado da Educação, definirá as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica.
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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS para a Educação Infantil - DCNEI - Resenha

O que diz o artigo 9 da DCNEI?

Ainda de acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que ...
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O que diz o artigo 8 das diretrizes curriculares nacionais?

O artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil prescreve que: a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como ...
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Quais são os 7 eixos da educação infantil?

Esses são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, definidos segundo a Base como:
  • Conviver. ...
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.
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Qual a diferença entre BNCC e DCNEI?

Se, por um lado, as DCNEI dão visibilidade aos direitos das crianças, às diferenças e à identidade dos grupos infantis; ao respeitar suas origens familiares, culturais e sociais, a BNCC trata dos conhecimentos e saberes que devem ser trabalhados com as crianças, nas creches e pré-escolas, sem referência alguma à ...
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Qual a diferença entre DCN e LDB?

As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os ...
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O que diz a resolução no 4?

Especifica as diferenças e ponderações para distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2024.
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O que diz a lei do artigo 04/2010?

TÍTULO II REFERÊNCIAS CONCEITUAIS Artigo 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: I - igualdade de condições para o acesso, inclusão, ...
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O que são diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica?

Nesta publicação, estão reunidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
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O que diz o artigo 4 da lei?

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e ...
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O que diz o artigo 4 da LDB?

Art. 4º-A. É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa.
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Em que ano foi criada a DCNEI?

O RCNEI é um documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil no trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país, não sendo, entretanto, de uso obrigatório.
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O que é um currículo DCNEI?

Na DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), um currículo é entendido como o conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes das crianças.
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O que é RCN na educação?

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo.
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O que quer dizer Dcnei na Educação Infantil?

Outro aspecto importante abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI é o conceito de criança, esta considerada como um sujeito histórico e de direito, centro do planejamento curricular em que as práticas pedagógicas impulsionam o desenvolvimento das crianças.
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Quais são os 4 pilares da educação infantil?

Os 4 pilares da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
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Quais são os 5 eixos da BNCC?

Os cinco Campos da Experiência previstos na BNCC são:
  1. O eu, o outro e o nós. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
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Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
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O que diz o artigo 4 das diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil?

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, ...
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O que diz o artigo 8 da LDB?

Art. 8o A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
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O que é a resolução 05/2009 e o que ela propõe?

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*)

Art. 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na Educação Infantil.
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