O que diz o CPC 39?
Este Pronunciamento tem como objetivo estabeler os princípios para a apresentação de instrumentos financeiros como passivos ou instrumentos patrimoniais e para a compensação de ativos e passivos financeiros. Neste Pronunciamento é adotada a perspectiva do emissor dos instrumentos financeiros.O que é um ativo financeiro CPC?
Ativos financeiros disponíveis para venda são aqueles ativos financeiros não derivativos que são designados como disponíveis para venda ou que não são classificados como (a) Page 11 CPC_38 11 empréstimos e contas a receber, (b) investimentos mantidos até o vencimento ou (c) ativos financeiros pelo valor justo por meio ...Como contabilizar um ativo financeiro?
O ativo financeiro deve ser mensurado ao valor justo por meio do resultado, a menos que seja mensurado ao custo amortizado ou ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.O que é custo amortizado de ativo e passivo financeiro?
Custo amortizado de ativo financeiro ou de passivo financeiro é a quantia pelo qual o ativo financeiro ou o passivo financeiro é medido no reconhecimento inicial menos as amortizações do principal, mais ou menos a amortização cumulativa usando o método dos juros efetivos de qualquer diferença entre essa quantia inicial ...Instrumentos Financeiros - CPC 38 a 40 (1/3)
Como se calcula o custo amortizado?
Amortização = Parcela mensal – JurosA cada mês, será feito o seguinte cálculo: Juros = %juros * Saldo devedor. Amortização = Juros – Parcelas.
Quais ativos podem ser amortizados?
Quais bens podem ser amortizadosÉ possível amortizar bens que não são materiais ou substanciais, os chamados intangíveis, tais como concessões, licenças, patentes, direitos autorais e direitos de uso.
O que o CPC 39 Instrumentos Financeiros considera como ativos financeiros?
Um ativo financeiro é qualquer ativo que seja por exemplo: caixa, um instrumento patrimonial de outra entidade, um direito contratual de receber caixa ou um direito contratual de liquidar um instrumento financeiro com outra entidade sob condições potencialmente favoráveis para a entidade.Quais são os tipos de ativos financeiros?
Os principais exemplos de ativos financeiros são Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), entre outros. Há também os de renda variável, como Ações, Fundos de Investimento e Exchange Traded Funds (ETFs).O que compõe o ativo financeiro?
Ativo financeiro, basicamente é tudo que tem valor e pode ser negociado no mercado financeiro. Esse valor é derivado de uma reivindicação contratual e geralmente são mais líquidos em relação a outros tipos de ativos, como os tangíveis.O que determina o CPC?
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu ...Qual a diferença entre um ativo financeiro e passivo financeiro?
Diferença entre Ativo e PassivoDe maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.
O que é passivo CPC?
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.O que é o CPC 36?
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis 36 (CPC 36) tem como objetivo elaborar demonstrações consolidadas quando uma entidade controla uma ou mais empresas. Imagine um Grupo Empresarial que é responsável por controlar uma ou mais empresas.O que é o CPC 33?
Definição de benefícios a empregadosBenefícios de curto prazo a empregados são benefícios (exceto benefícios rescisórios) que se espera que sejam integralmente liquidados em até doze meses após o período a que se referem as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem o respectivo serviço.