D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. VI. Variação Linguística D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto. Procedimentos de leitura. (propagandas, quadrinhos, foto etc.) Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador.
Aula de Língua Portuguesa | Descritor #13 | Mais Ideb
Qual a habilidade do descritor D12?
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. HABILIDADES RELACIONADAS: -Revisar conteúdos que tratam da interação comunicativa, com ênfase em seus elementos e funções. -Conhecer textos de diferentes gêneros, analisando estruturas e funcionalidades.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas do seu cotidiano, que envolvam o valor decimal de cédulas ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Essa habilidade é avaliada por meio da resolução de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados à manipulação de dinheiro.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D01 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
Em geral, nos textos, os fatos se sucedem numa ordem de causa e consequência, ou de motivação e efeito. Para observar essa relação, é preciso identificar os elementos que, no texto, estão na interdependência de causa e consequência.
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Os descritores podem ser classificados como: (1) controlados, que são utilizados para a indexação de artigos nas bases de dados; ou (2) não-controlados, palavras textuais e seus sinônimos, variações de grafia, siglas e correlatos (SANTOS et al., 2007).