22 Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito. 23 Porque o Senhor pleiteará a causa deles em juízo, e aos que os roubam lhes roubará a alma. 24 Não acompanhes o irascível, nem andes com o homem colérico, 25 Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.
Muitas pessoas acreditam ser importante se esforçarem para alcançar sucesso e riqueza. No entanto, Provérbios 22 nos aconselha que é mais importante ter um bom nome do que grandes riquezas. Este capítulo nos ensina como construir um bom nome – não para a auto-glorificação, mas para a glória de Deus.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Queridos pais, se nós não ensinarmos UM caminho para nossos filhos, alguém vai ensinar QUALQUER caminho pra eles. Aqui em casa a escolha foi por ensinar o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, que é JESUS.
1 Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. 2 O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez. 3 O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando. 4 O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.
O versículo de Provérbios 22:4 destaca a importância da humildade e do temor reverente ao Senhor como qualidades que trazem benefícios tangíveis e intangíveis à vida de uma pessoa.
7 O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará. 9 O que vê com bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre.
Quando estamos necessitando de um consolo, de um ombro amigo; quando a dor fere o coração; quando a irmã morte nos visita; quando tudo parece perdido, numa angústia sem fim, nos vem à mente a demonstração de fé no Sl 22: o Senhor é o Pastor que me conduz, por isso nada me faltará (v.
O profeta sentiu-se tão desolado com aquela situação, que preferiu ficar sozinho e chorar amargamente (v. 4). A atitude de Isaías indica que o que viria pela frente seria terrível e somente mediante genuíno arrependimento poderia haver livramento.
Livro 1 – Provérbios de Salomão (Provérbios 1:1-9:18). Livro 2 – Várias máximas de Salomão (Provérbios 10:1-22:16). Livro 3 – As palavras de outros sábios (Provérbios 22:17-24:34).
Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior”. Ser diligente significa se destacar pela dedicação, cuidado e excelência em tudo o que faz, prezando por cada detalhe em suas tarefas. Remova as distrações e trabalhe com diligência, como se você estive trabalhando para o Senhor e não para pessoas.
“Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha.” Desavenças e exasperações às vezes surgem, não de uma situação, mas de uma pessoa com atitudes erradas, que semeia contendas.
O que significa Provérbios capítulo 11 versículo 22?
Salomão conhecia o perigo, por isso ele advertiu o seu filho contra as mulheres bonitas, a não ser que elas tivessem a discrição e a virtude que as fizessem desejáveis companheiras. Ele ridicularizou a mera beleza através deste fraco símile, que Deus inspirou pelo Seu Espírito Santo.
O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Provérbios 22:13 é um versículo que fala sobre a preguiça e a falta de vontade de trabalhar. A referência bíblica diz: "O preguiçoso diz: 'Há um leão lá fora! ' 'Serei morto na rua!' " Essa frase é usada para ilustrar a falta de iniciativa e a tendência de algumas pessoas de inventarem desculpas para não fazerem nada.
Provérbios 22:14 é um dos mais famosos provérbios da Bíblia, que diz: “O que tem nariz para discernir, discerne o bem, e o que tem ouvidos para ouvir, ouve a instrução”. Esta passagem nos ensina sobre o nosso dever de buscar discernimento em nosso discernimento e ouvir, bem como oferecer, o conselho correto.
Isaías 2:22 é um versículo que nos convida a refletir sobre a fragilidade humana e a nossa tendência de confiar em nós mesmos. A passagem é uma advertência para que não coloquemos nossa confiança em homens, pois suas vidas são passageiras e efêmeras.
15-25 Isaías profetiza que um alto oficial, Sebna, seria deposto, mandado para o exílio e para a morte por causa de corrupção, ao passo que Eliaquim, cujo nome quer dizer “Deus estabelecerá”, seria promovido e ocuparia seu lugar.
Com essas profecias, eles aprenderam estes princípios: Confiar em nossa própria força em vez de confiar em Deus pode levar-nos a pecar e, por fim, à destruição. Jesus Cristo tem a chave da casa de Davi, bem como as chaves da salvação de toda a humanidade.
Salmo 22 é um dos mais famosos clamores por socorro que encontramos em todo o Antigo Testamento. Nele, o salmista suplica por ajuda divina em uma situação de extrema adversidade, na qual se depara com a possibilidade real de sua morte. A angústia do salmista, além de aguda, é completa.
Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.
Salmo messiânico de Davi — Ele prediz acontecimentos da vida do Messias — O Messias diz: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? — Eles transpassarão Suas mãos e pés — Ele ainda há de governar entre todas as nações. Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Aijelete Hashahar.
1 A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro. 2 O rico e o pobre têm isto em comum: O Senhor é o Criador de ambos. 3 O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.
Em Provérbios 22:1, há um ensinamento valioso sobre a importância da reputação na vida de uma pessoa. Segundo o versículo, ter uma boa reputação vale mais do que grandes riquezas e desfrutar de boa estima vale mais do que prata e ouro.