O que diz Piaget sobre a contação de história?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anais.anped.org.br

O quê Piaget fala sobre a literatura infantil?

Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.marilia.unesp.br

O que diz Paulo Freire sobre a contação de história?

A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em construirnoticias.com.br

O que diz Vygotsky sobre a leitura?

Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.utfpr.edu.br

O quê Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?

De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nucleodoconhecimento.com.br

A Teoria da aprendizagem de Piaget (resumo)

O que diz a Bncc sobre contação de história na educação infantil?

A contação de histórias na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em milenioescolar.com.br

Qual habilidade da Bncc trabalha a contação de história na educação infantil?

A habilidade EI02EF06 consiste em: Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que diz Paulo Freire sobre o brincar na educação infantil?

A brincadeira não pode ser entendida como um espaço/tempo único, exclusivo, no conjunto das atividades da criança e sim, deve permear todos os momentos de aprendizagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anpae.org.br

O quê Wallon fala sobre a educação infantil?

Nela, Wallon propõe que o desenvolvimento da criança seja estudado de forma integral, onde abrange as partes afetivas, cognitivas e motoras. Assim, Wallon reconhece a importância da cognição, mas também caracteriza a motricidade e a afetividade relevantes no desenvolvimento humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Quais são os 4 estágios de Vygotsky?

Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sanarsaude.com

O que diz a Bncc sobre a contação de história?

A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.etapapublico.com.br

Qual a metodologia usada na contação de história?

METODOLOGIA

A história no varal é um ótimo recurso para a contação, pois as crianças conseguem visualizar melhor o texto e as ilustrações. Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sites.unipampa.edu.br

Qual o principal objetivo da contação de história?

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em superautor.com.br

Como surgiu a contação de história na educação infantil?

A contação de história surgiu antes mesmo da escrita, pois, desde o princípio a humanidade sentia a necessidade de repassar, através da oralidade, fatos históricos que faziam parte do passado de cada povo. De acordo com Busatto (2006, p.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

O que diz Piaget sobre a linguagem?

4 A aquisição de linguagem na teoria de Piaget

O surgimento da linguagem parece apresentar estreitas relações com os aspectos cognitivos. A teoria piagetiana sugere que o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência, sendo considerado uma forma de representação desta última.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaseletronicas.pucrs.br

Qual o principal livro de Piaget?

A noção de tempo na criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amazon.com.br

Qual é a teoria de Freinet?

A teoria Freinetiana é formulada a partir de suas experiências em sala de aula, realizando interlocuções, observações, anotações e experimentações. Trata-se de uma teoria pedagógica fundamentada em princípios como: educação e trabalho, livre expressão, cooperação e tateamento experimental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.uniso.br

Qual é a diferença entre os autores Wallon e Piaget e Vygotsky?

Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados. Este trabalho refletiu, de certo modo, tais diferenças, ao analisar o episódio selecionado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que a teoria de Wallon defende?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que diz Maria Montessori sobre a educação infantil?

A base do sistema educativo de Maria Montessori é a “atividade independente”, sugerindo que a criança é o que é, não por causa dos professores e professoras que teve, mas pelo que realizou, ela mesmo, ou seja, o desenvolvimento da criança somente acontece a partir da liberdade autônoma e independente da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsm.br

Qual livro de Paulo Freire fala sobre ludicidade?

Brincar: crescer e aprender – O resgate do jogo infantil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em livroaberto.ufpa.br

O que a Bncc fala sobre o brincar o cuidar e o educar na educação infantil?

Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.uece.br

Qual a importância do lúdico na contação de história?

As atividades lúdicas têm capacidade de desenvolver várias habilidades na criança, proporcionando-lhe divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto-realização. Não só as crianças são beneficiadas pelas atividades lúdicas, mas também os professores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?

Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em barcelonasuperficies.com.br

O que avaliar na contação de história?

Na contação de histórias, deve-se criar, enfatizar o lúdico, explorar os recursos disponíveis e principalmente vivenciar a história contada, trazendo os ouvintes para o mundo desta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br