🤔 Você já ouviu a expressão “jacu da roça?” Essa expressão é usada para denominar, pejorativamente, pessoas inocentes, tímidas ou sem muito conhecimento.
Essas espécies, como todas as outras, dependem das florestas e matas nativas para sua sobrevivência. E por incrível que pareça, as florestas dependem das espécies que ali habitam executando importantes papéis para a vegetação em uma região.
Isso quer dizer que eu não sou muito sofisticado. Por exemplo, quando eu vou a um restaurante chique não consigo entender os nomes dos pratos refinados. E isso não é só para restaurantes… Eu sou jacu para diversos assuntos.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo. Por isso, passa boa parte do tempo no chão e é conhecida pelo seu canto alto e penetrante.
12 CANTOS Da ROÇA Cantos De Jacus e Aracuãs Aves Que "TRAZEM LEMBRANÇAS e SAUDADES" Do Campo!
Por que jacu é xingamento?
Também usada com frequência para falar de Jove, "jacú" tem sentido de "cheio de frescuras". Em uma conversa, "cramulhão" pode ser um insulto, visto que a palavra significa "diabo".
No Brasil, o que chamamos de “jacu” contempla, na realidade, sete espécies de aves diferentes – que, podemos dizer, são parentes distantes do pavão, originário da Ásia.
🤔 Você já ouviu a expressão “jacu da roça?” Essa expressão é usada para denominar, pejorativamente, pessoas inocentes, tímidas ou sem muito conhecimento.
Odor. O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.
🔵O macho possui a íris dos olhos vermelhas enquanto o olhar das fêmeas é caracterizado pela cor preta. 🔵O significado do seu nome Jacu, que vem do tupi é “o que se alimenta de grãos”.
Jacu, Penelope ou cujá: esses são alguns dos termos usados para denominar uma ave que não costuma ser vista pelas ruas de Curitiba — mas que, há três anos, virou uma moradora ilustre do bairro Tarumã.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
O nome Jacu surgiu da língua indígena, o tupi, e o seu nome científico, Penelope, possui um significado quando analisado a partir do latim e grego. O pene significa quase e o lophos, crista.
O jacu é uma espécie que não está em risco de extinção, mas sua preservação é fundamental para o manejo de fauna e flora. “Felizmente não temos relatos de mortes de jacus. Antigamente víamos mais a caça dessas aves, que eram destinadas à alimentação humana, mas hoje são raros os casos de caça e morte de jacus”, afirma.
Uma opção ainda é pendurar CDs ou fitas brilhantes, em linhas instaladas em paralelo aos canteiros. O reflexo do sol nos materiais, que se movimentam por causa do vento, afasta as aves. Também tem o mesmo efeito amarrar as fitas em estacas de plástico, ou de madeira, fixadas entre as plantas e por toda a horta.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
Com uma distribuição que abrange Brasil, Paraguai e Argentina, o jacu habita florestas de baixa altitude, além de caatinga, capões de cerrado, capoeiras, matas, beiras de rios e lagos, vivendo nas copas das árvores e podendo descer ao solo em busca de alimento.
O jacu-verdadeiro é ameaçado de extinção (IUCN Red List, Silveira 2008), devido, principalmente, a caça. Hoje em dia, o jacu é raro ou localmente extinto em quase toda sua antiga área de ocorrência, até mesmo em regiões onde ainda existe hábitat apropriado.