O que diz Vygotsky e Piaget sobre o lúdico na Educação Infantil?

Na perspectiva de Jean Piaget e Vygotsky, dois importantes teóricos que afirmaram que a utilização dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, são as formas mais significativas de aprendizagem. Quando as crianças brincam, elas desenvolvem o pensamento, a motricidade e a socialização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.uninter.com

O que Vygotsky fala sobre o lúdico na Educação Infantil?

Vygotsky considera também que o brinquedo estabelece possibilidades para o desenvolvimento de vários sentidos da criança, uma vez que trabalha seu imaginário, fazendo com que ela supere as possibilidades presentes em seu mundo real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.utfpr.edu.br

O que Piaget fala sobre ludicidade na Educação Infantil?

Segundo Piaget (1978) as manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

Qual o papel do lúdico no desenvolvimento infantil segundo estudos de Piaget e Vygotsky?

O lúdico proporciona na criança como também no adulto uma troca de aprendizado. Portanto, sua relevância no espaço educacional, se dá, pela sua utilização como uma ferramenta pedagógica, por trazer sentido à aprendizagem proporcionando eficácia e prazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

Como Vygotsky enxerga a ludicidade no desenvolvimento da criança?

Na visão de Vygotsky (1987, p. 117) ''o lúdico cria uma zona de desenvolvimento proximal, permitindo que as ações das crianças ultrapassem o desenvolvimento já alcançado impulsionando-a a conquistar novas possibilidades de compreensão e de ação sobre o mundo''.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

Vygotsky e a importância do brincar

Como Vygotsky concebe os processos lúdicos?

Para Vygotsky (1991) o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato. Elkonin (1998) avançando nos estudos de Vygotsky elaborou a lei do desenvolvimento do brinquedo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revispsi.uerj.br

Como Vygotsky entende o ato de brincar e o brinquedo?

Para Vygotsky (2007) o que torna a atividade de brinquedo um meio de suprir a necessidade da criança, é que dentro desta atividade a criança pode realizar desejos que não são realizáveis em seu mundo imediato. É uma das formas que a criança tem de se relacionar com os inúmeros fatores que lhe são novos e curiosos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sites.pucgoias.edu.br

O que Piaget defende sobre o brincar?

Para Piaget, é no brincar que a criança desenvolve o cognitivo. Já Wallon, aborda a importância da afetividade no desenvolvimento da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.unisepe.com.br

Quem é o pai da ludicidade?

Vygotsky (1896 – 1934)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Qual é a teoria que Vygotsky defende?

Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cip.brapci.inf.br

Qual autor defende a ludicidade na Educação Infantil?

Kishimoto (2010), afirma que, a atividade lúdica na educação infantil faz com que a criança entre em um mundo de imaginação, ocasionando a ampliação de seus conhecimentos, que são produzidos de forma que elas mesmas não perceba.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufpb.br

O que Vygotsky fala sobre os jogos?

Vygotsky fala que o maior autocontrole de que é capaz uma criança se produz no jogo, ao renunciar a uma atração imediata, por exem- plo: comer a um caramelo que as regras proí- bem, porque representa algo não comestível em determinado jogo. O autor associa esta renún- cia como forma de alcançar o máximo de pra- zer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

Quais as três formas básicas de atividades lúdicas segundo Piaget?

É nesse contexto, que Piaget estabelece o entendimento de que as atividades desenvolvidas pelo ser humano, em seu processo de desenvolvimento, podem ser compreendidas como jogos e classificados em três tipos: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.unemat.br

O que é ludicidade para Piaget?

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que Paulo Freire fala sobre o lúdico na Educação Infantil?

Através do lúdico é possível estabelecer regras aos alunos da educação infantil, pois o mesmo desenvolve a parte cognitiva, motora, social e afetiva proporcionando também a socialização e interação das crianças que aprendem brincando. Segundo Freire (1991 p.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que diz Piaget sobre a Educação Infantil?

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fclar.unesp.br

O que é ludicidade segundo Vygotsky?

é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, pelo nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes (Vygotsky, 1998, p. 97).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

Quais são os três eixos da ludicidade?

A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

Quem defende a ludicidade?

Pensadores como Piaget, Wallon, Dewey, Leif, Vygotsky, defendem que o uso do lúdico é essencial para a prática educacional, no sentido da busca do desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufsc.br

O que Vygotsky fala do brincar?

Há, portanto, uma crença de senso comum que o brincar da criança é imaginação em ação. Vygotsky (1998) considera que isto deveria ser invertido, uma vez que a imaginação, nas crianças em idade da educação infantil e nos adolescentes, é o brinquedo sem ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que é brincar segundo Piaget?

Para Jean Piaget (1) brincar é desenvolvimento e aprendizagem. É a partir da ação que a criança desenvolve sobre o meio físico e social, e que se constroem as estruturas de pensamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ipabrasil.org

O que defende Piaget e Vygotsky?

Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxwell.vrac.puc-rio.br

Qual a importância do lúdico para Vygotsky?

Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educador.brasilescola.uol.com.br

Qual é a teoria de Vigotski?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ninhosdobrasil.com.br

O que é a brincadeira para Vigotski?

De acordo com Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br