Na cidade, esse modelo pode chegar a 10,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, isso da uma autonomia de 530 km no perímetro urbano e de incríveis 724 km na rodovia, números que se equiparam a carros atuais com tecnologias modernas.
O Gol mais econômico realmente é o Ecomotion 1.0 8v. Utilizando etanol, consegue obter 8,4 km/l no ciclo urbano e 12 km/l no ciclo rodoviário. Já com gasolina, faz 9,8 km/l no ciclo urbano e 14,1 km/l no ciclo rodoviário. É o mais econômico de todos, ficando com a nota A na classificação de economia do Inmetro.
PONTOS POSITIVOS. Carro bonito, e com boa revenda. Muito bom o consumo na gasolina, 10 a 10.5km/l na cidade e na estrada média de 14 a 14.5 km/l, dependendo das ultrapassagens e fluxo de carros na rodovia.
De 1986 a 1989 foram oferecidas apenas duas versões, a AP-600 e a AP-800, respectivamente com 1,6 e 1,8 litros de cilindrada. Em 1989, foi introduzida a versão AP-2000, de 2 litros, motivo pelo qual as versões de menor deslocamento foram rebatizadas de AP-1600 e AP-1800.
Com gasolina, o Gol 1.6 2016 tende a ser mais econômico, proporcionando uma média de consumo em torno de 12 a 13 km por litro em estradas, e cerca de 9 a 10 km por litro na cidade. Já com etanol, o consumo é um pouco maior, variando entre 9 a 10 km por litro em estradas e 7 a 8 km por litro na cidade.
Motor AP: Quais São os Maiores Defeitos Crônicos? Uma das situações que podem dar dor de cabeça para o dono do carro e para o mecânico é o entupimento das mangueiras de resfriamento do motor, mas especificamente aquela que sai do reservatório de expansão direto para o coletor.
Os motores AP tem a tradição de possuírem um alto rendimento e terem um cunho voltado para performance muito grande, desde o início da preparação desses motores.