"O ferro afia o ferro" encontra-se em Provérbios 27:17: "Assim como o ferro afia o ferro, assim também o homem se afia pelo contacto com o seu próximo." Esfregando duas lâminas de ferro, ambas ficarão mais afiadas e poderão cortar mais eficazmente.
Em outras palavras, esta metáfora significa que afia-se o ferro para que ele seja útil, para que ele tenha uma funcionalidade... o mesmo pode ser dito para os nossos relacionamentos interpessoais, compreendendo que as nossas relações contribuem para lapidar o nosso caráter.
“Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.” Tiago 4:13-16 desenvolve o tema desse provérbio, Mateus 6:34 trata do pecado da preocupação que acompanha o orgulho.
A mensagem que a passagem quer transmitir é que se envolver em discussões alheias é perigoso e desnecessário. Se meter em discussão alheia é comparado a pegar um cão pelas orelhas porque ambos são situações em que se tenta controlar algo que não é seu.
Qual o significado da palavra de Provérbios 27 18?
O sucesso é fácil, até mesmo para os homens humildes e simples. Tudo que você tem a fazer é cuidar bem do seu bem sucedido empregador e ele cuidará bem de você. O homem que cuida da figueira é o que comerá do seu fruto e o servo fiel será recompensado pelo seu senhor.
Provérbios 26:18-19 diz: “Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: 'Eu estava só brincando! ' ” (NVI). A lição que podemos aprender com este versículo é que as palavras têm a capacidade de ferir.
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
PROVÉRBIOS 17:22 “A alegria faz bem à saúde, estar sempre triste é morrer aos poucos”. Que a alegria do Senhor seja renovada sobre você neste dia como um remédio eficiente, o Espírito Santo enxugue suas lágrimas e você receba ânimo novo para viver os planos e as promessas Dele pra você e sua casa!
Quais são as atitudes de um verdadeiro amigo Provérbios 17-17?
🌟🤝 "Aquele que é amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." (Provérbios 17:17) Nunca subestime o impacto positivo que você tem na vida de alguém! Sempre existe uma pessoa que 🙏 agradece por todos os dias ter o privilégio de conviver com você. Valorize essa conexão especial enquanto há tempo.
Ele parece dizer que o homem encontra no outro seus próprios sentimentos, como um rosto diante do seu reflexo; mas o grego compreendeu o contrário: "Como os rostos não são semelhantes aos rostos, assim também os corações dos homens diferem".
Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é. Os desejos das pessoas são como o mundo dos mortos: sempre há lugar para mais um.
1 Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer. 2 Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios. 3 A pedra é pesada e a areia é um fardo, mas a irritação causada pelo insensato é mais pesada do que as duas juntas.
A Palavra nos ensina que más conversas, mas corrompem os bons costumes, os maus escutam com atenção as coisas más, e os mentirosos gostam de mentiras. Mas as pessoas sábias e boas não devem se prestar a essas tolices nem gastar seu tempo com loucuras e assuntos desnecessários.
Áfia (“promotora”) provavelmente era a esposa de Filemom. Assim, a carta não foi dirigida somente para ele, mas também para sua esposa. Isso mostra que, ao contrário de outras religiões, a Bíblia também presta honras às mulheres e que – no que se refere à fé cristã – não se levam em conta as aparências.
"O ferro afia o ferro" encontra-se em Provérbios 27:17: "Assim como o ferro afia o ferro, assim também o homem se afia pelo contacto com o seu próximo." Esfregando duas lâminas de ferro, ambas ficarão mais afiadas e poderão cortar mais eficazmente.
17O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão. 18Somente um tolo aceitaria ficar como fiador do seu vizinho. 19As pessoas revoltadas gostam de briga, e quem vive se gabando está correndo para a desgraça. 20Quem vive pensando e dizendo coisas más não pode esperar nada de bom, mas só a desgraça.
“Quem modera as palavras possui o conhecimento; é prudente quem mantém a calma” (Provérbios 17, 27). Você tem que escutar a Deus no silêncio. O silêncio do coração é importante. “Mesmo o insensato, quando se cala, passa por sábio; e aquele que fecha os lábios, por inteligente” (Provérbios 17, 28).
21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 22 O desejo do homem é a sua benevolência; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
12 E se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. 13 Melhor é o menino pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.
Provérbios 20:26-30 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) O rei sábio descobre quem está fazendo o mal e o castiga sem piedade. O SENHOR deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo. Um governo continuará no poder enquanto for humano, justo e honesto.
A lição básica por trás do Provérbios 26:17 é que se alguém conta mentiras ou boato, eles, inevitavelmente, produzirão consequências desagradáveis. De acordo com esse versículo, a pessoa receberá a mesma consequência que a pedra que ela atirou – uma volta para seu próprio lado.
O versículo de Provérbios 27:21 foi escrito por Salomão como uma forma de mostrar a importância dos elogios na vida do homem. Naquela época, assim como hoje, as pessoas eram avaliadas por suas ações e comportamentos. E, assim como hoje, os elogios eram uma forma de reconhecimento e valorização.