Design é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de produtos, normalmente produzidos industrialmente ou por meio de sistema de produção em série que demanda padronização dos componentes e desenho normalizado.
A palavra design se origina do latim. O verbo “designare” é traduzido literalmente como determinar, mas significa mais ou menos: demonstrar de cima. O que é determinado está fixo. Design transforma o vago em determinado por meio da diferenciação progressiva (HOLGER VAN DEN BOOM, 1994 apud BÜRDEK, 2012).
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O Design pode ser compreendido como um processo, ou ciência, para solucionar um determinado problema — seja ele qual for — por meio da manipulação de atributos visuais.
O "design" é um processo ou uma disciplina que envolve a criação, concepção e planejamento de produtos, sistemas, ambientes ou experiências, com o objetivo de atender às necessidades humanas de forma funcional, estética e sustentável.
Design é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de produtos, normalmente produzidos industrialmente ou por meio de sistema de produção em série que demanda padronização dos componentes e desenho normalizado.
Quando o design é verdadeiramente compreendido, transcende a superficialidade. Não é um mero embelezamento, mas uma linguagem única que comunica, de forma visual, a essência de uma empresa.
Isso significa que design remete a projetar algo, o que, segundo o dicionário, faz alusão ao “planejamento que se faz com a intenção de realizar ou desenvolver alguma coisa.”
Esse profissional é responsável por criar projetos de comunicação visual, assim esse profissional cria logotipos, marcas, embalagens, anúncios, panfletos, cartazes, vinhetas para a tv, dentre outras criações que este profissional é responsável.
O design agrega valor, já que combina estética à funcionalidade. Problemas são resolvidos por meio desse conceito, pois transforma ideias em soluções. Para as empresas, esse é um dos principais fatores de sucesso, tanto para proporcionar uma identidade visual forte, como também para a concepção de produtos.
Os fundamentos do design são a base de toda mídia visual que estão na arte, no web design e até mesmo em pequenos detalhes, como nas tipografias. Mas o que esses campos têm em comum? Basicamente possuem elementos básicos, como linha, tamanho, forma, textura e equilíbrio.
O bom Design torna processos complexos em algo simples. Princípio #05 – Um bom Design é discreto: Produtos que cumprem uma finalidade são como ferramentas. Eles não são objetos decorativos, nem obras de arte. Seu design deve, portanto, ser neutro e restrito, para deixar espaço para a auto-expressão do usuário.
Em essência, design é projetar algo no campo sensorial. É criar soluções para uma ideia ou para uma necessidade. No cotidiano é possível ver o design aplicado através de logotipos, cartazes (impressos ou digitais), tipografias, embalagens, sistemas de identidade visual e etc.
O design thinking é uma abordagem baseada em três pilares fundamentais: empatia, colaboração e experimentação. A empatia nos permite entender os usuários e seus problemas de forma mais profunda, enquanto a colaboração nos ajuda a combinar diferentes perspectivas e habilidades para gerar ideias inovadoras.
Os quatro princípios básicos do Design estão presentes em praticamente todas as (boas) peças publicitárias e demais (bons) materiais relacionados à Publicidade e ao Design. São eles: alinhamento, proximidade, contraste e repetição.
Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.
“No Brasil, 'design' foi traduzido como desenho, tanto que os primeiros cursos eram de desenho industrial. O nome design só foi adotado ano de 1988, em um congresso que foi em Curitiba.
O designer gráfico é responsável por criar projetos de comunicação visual, tanto para materiais online ou offline, como para páginas de internet, anúncios, outdoors e panfletos.
Quais são os tipos de design? Existem vários, mas podemos mencionar oito principais: gráfico, de games, de interiores, de moda, de produtos, de web, o design thinking e o eco design.
O design moderno refere-se ao período de tempo específico do início a meados do século XX. Podemos dizer que o estilo é um precursor do design contemporâneo. O surgimento do design moderno aconteceu no auge do movimento da arte moderna.
Uma das tendências mais notáveis é o uso de elementos 3D e 2D misturados, que criam uma experiência visual única e atraente. Além disso, as cores doces, o design holográfico, formas e fontes psicodélicas, e elementos visuais inclusivos também serão tendências importantes em 2024.