Dentre os mais dolorosos, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.
Após a cirurgia, o paciente é monitorado na sala de recuperação. O desconforto e o inchaço são gerenciados com medicação prescrita, e a recuperação completa pode levar algumas semanas a alguns meses.
É muito comum após uma abdominoplastia, a paciente sentir algumas “pontadas”, “repuxões”, “sensação de descolamento” etc. Isso ocorre devido ao processo de cicatrização. Não se preocupe. Com o passar do tempo, tudo irá melhorar e a tendência será você não ter mais essa sensação.
Estas podem ser as mais graves complicações de qualquer cirurgia e acontecem quando um coágulo de sangue se forma no interior de uma veia, passa pelos vasos sanguíneos e chega ao coração ou pulmão, impedindo a chegada do sangue e a oxigenação nesse local.
Abdominoplastia Dói Mais Que Cesárea? | Dr. Flávio Quinalha
O que é mais perigoso cesárea ou abdominoplastia?
A abdominoplastia é uma cirurgia geralmente feita com anestesia peridural. O porte anestesico cirúrgico e o risco é semelhante ao de uma cesárea. Toda cirurgia tem risco, mas são pequenos. Para minimiza-los é importante operar em ambiente hospitalar e com especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica.
Hughes referiu 1 em 47.415 óbitos e que a associação com abdominoplastia ou outros procedimentos aumentou a taxa de mortalidade. Em nossa pesquisa, houve 33,6% de complicações nas respostas e 5,4% de óbitos.
Quantos dias fica no hospital após abdominoplastia?
É necessário tomar alguns cuidados pós-operatórios de abdominoplastia, para que a recuperação seja tranquila e sem qualquer tipo de intercorrência. O período de repouso em procedimentos desse porte é de 10 dias, mas o tempo de recuperação total da cirurgia pode chegar até 2 meses.
A cirurgia plástica de abdômen trabalha uma região central do nosso corpo, envolvida nos mais diversos movimentos, desde levantar, sentar e deitar até dar risada ou tossir. Por isso, é natural que você sinta desconfortos nessa área nos dias seguintes ao procedimento.
Muitas pacientes que buscam saber detalhes sobre abdominoplastia ou lipoaspiração, também querem saber qual dos dois procedimentos é considerado mais doloroso. Ambos os procedimentos são realizados com anestesia, mas a abdominoplastia é mais invasiva e pode causar mais dor durante a recuperação.
O que fazer para ir ao banheiro depois da abdominoplastia?
Não fique o tempo todo deitada, ande mais. Pequenas caminhadas estimulam o peristaltismo intestinal. Jamais use laxantes! Se não resolver sozinha, comunique imediatamente o médico, ele pode prescrever o tratamento mais adequado como lactulona, supositório de glicerina e, em último caso, até fleet enema.
Alguns dos riscos da cirurgia incluem: Riscos anestésicos, má cicatrização ou posicionamento de cicatriz, reabertura dos pontos, dormência ou sensibilidade no local, dor, falta de assimetria, necroses, tromboses e até a possibilidade de ter que refazer a cirurgia.
Quantos dias dura o desconforto da abdominoplastia?
Comumente, após a cirurgia o paciente sente um desconforto, principalmente nos primeiros 5 dias, quando deverá tomar mais cuidado para deitar e levantar, além de administrar, conforme orientação médica, todos os remédios necessários.
Quanto tempo a barriga fica dolorida depois da abdominoplastia?
Isso é normal acontecer nesse período de 6 meses, drenagem linfática pode ajudar melhorar os sintomas. Em caso de persistência oriento procurar seu medico para melhor investigação. Esta cicatrizando, isso é normal. Geralmente ocorre quando estica o corpo e perdura por 12 meses.
Tempos médios de duração. As durações de algumas cirurgias plásticas mais pontuais podem ser mais facilmente calculadas, mas não há uma precisão, apenas um tempo médio, que pode ser: Abdominoplastia: aproximadamente 3 horas. Lipoaspiração: entre 2 e 4 horas.
Em uma lipoabdominoplastia, a perda de peso varia, mas geralmente os pacientes podem esperar perder entre 1 a 5 quilos. Este número depende do volume de tecido adiposo e pele removidos durante o procedimento.
Vários tipos de complicações são relatados em abdominoplastias isoladas: hematoma, seroma, infecção de ferida operatória, deiscência, necrose do retalho abdominal, celulite da parede abdominal, epidermólise, embolia pulmonar, tromboflebite, choque e outras29.
Grandes hematomas, seroma oculto e infecção também devem ser investigados e tratados prontamente. Também deve-se evitar cirurgias prolongadas e associação com outras cirurgias estéticas no mesmo ato cirúrgico, fatores conhecidos de aumento de risco para aumento de morbidade pós-operatória19,20.