Já a especificidade é a proporção de indivíduos que não têm a doença e apresentam teste negativo, ou seja, a capacidade de identificar os verdadeiros negativos. A principal limitação é na possibilidade de falso-negativo quanto mais específico um teste.
Imagine uma balança, onde um dos pratos é a sensibilidade e o outro, a especificidade. Se ocorre melhora na sensibilidade de um teste (o prato da balança sobe), frequentemente ocorre diminuição na especificidade (o prato da balança desce).
O método é específico quando é capaz de identificar o analito, sendo capaz de distingui-lo nas suas diferentes formas ou presença de interferências. Especificidade é quando é possível avaliar sem equívocos o analito na presença de componentes que se esperam estar presentes.
Especificidade: é a probabilidade de resultado negativo nos não-doentes (verdadeiro negativo) e é calculado como: d/b+d. Valor preditivo positivo: é a probabilidade da presença da doença quando o teste é positivo e é calculado como: a/a+b.
A seletividade, mais chamada de especificidade, é um parâmetro tão importante na validação de metodologias analíticas que aparece em todo lugar! É o primeiro parâmetro na validação exploratória do desenvolvimento do método, na validação completa e na validação parcial (transferência analítica).
Entenda o que é Sensibilidade e Especificidade #Dose Diária
O que significa baixa especificidade?
Um exame com baixa especificidade diagnostica vários pacientes sem a doença como portadores da doença. É o complemento da taxa de falso-positivo. Valores preditivos descrevem o comportamento do teste em uma dada população de pacientes que não sabem se têm a doença.
Princípio orçamentário segundo o qual a receita e a despesa públicas devem constar do orçamento com nível satisfatório de especificação ou discriminação, isto é, devem ser autorizadas pelo Legislativo não em bloco, mas em detalhe.
O método é específico quando é capaz de identificar o analito sendo capaz de distinguí-lo nas suas diferentes formas ou presença de interferências. As interferências podem modificar a resposta (sinal). Freqüentemente, afetam o coeficiente angular da curva de calibração, diferenciando-a daquela obtida para o analito.
Qual a importância do princípio da especificidade?
PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE:
Este princípio impõe que o treinamento deve ser estruturado com foco na performance esportiva e considerando as características da prova em si, além de levar em conta a capacidade física predominante, o sistema energético, segmentos corporais e coordenações psicomotoras.
1 Qualidade ou estado de ser específico. 2 Biol Condição de ser peculiar a um indivíduo ou grupo de organismos particulares. 3 Biol Qualidade característica de uma espécie. 4 Estado ou condição de possuir uma relação fixa com uma única causa ou com um resultado específico.
A especificidade é a característica de um ativo que expressa a magnitude de seu valor e é dependente da continuidade da transação da qual ele é específico. Quanto maior a especificidade, maiores serão os riscos e problemas de adaptação e, portanto, maiores os custos de transação.
Especificidade viral é definida como a capacidade de infecção parasitária de um vírus com relação à diversidade de suas células-alvo. O vírus HIV apresenta especificidade com relação aos leucócitos, já o vírus da raiva é específico quanto à infecção de neurônios de mamíferos de forma geral.
sf. 1. Qualidade do que é específico; PARTICULARIDADE: O diretor chamou a atenção para a especificidade daquela medida, que não devia ser aplicada a não ser na cirtcunstância apontada. 2.
Especificidade: pode ser considerada como uma forma extrema de seletividade onde nenhum aumento na concentração da molécula será suficiente para ativar o(s) outro(s) processo(s). apenas seletivos, em vez de específicos, em suas ações” (Von Zastrow, 2012).
O termo especificidade, muitas vezes utilizado como sinônimo de seletividade, define a capacidade do método em detectar o analito de interesse na presença de outros componentes da matriz. Já a seletividade refere-se à capacidade de detecção de substâncias (5,12-13).
A especificidade de um teste é a proporção de indivíduos com teste negativo na população em estudo e que não possuem a doença [VN/(VN+FP)]. A exactidão de um teste é a proporção de resultados verdadeiramente positivos e negativos numa população em estudo [(VP+VN)/N].
A especificidade demonstra ao analista que o método desenvolvido é capaz de identificar e até mesmo quantificar o(s) analito(s) de interesse, sendo capaz de fazer isso até mesmo na presença de interferentes, como impurezas orgânicas ou inorgânicas.
No caso do teste rápido, sua sensibilidade indica que dentre a totalidade de pessoas com COVID-19, 86% tem resultado positivo. Já sua especificidade indica que dentre a totalidade de pessoas sem COVID-19, 99% tem resultado negativo.