HDR (High Dynamic Range) é um recurso presente em TVs, monitores, celulares e câmeras fotográficas, capaz de melhorar a visualização da imagem. Geralmente, ele aparece em televisões 4K, mas ainda pode ser visto, por exemplo, como um recurso da câmera do seu celular.
A resolução UHD (também chamada de 4K) é uma medição da quantidade de pixels (mais pixels criam resoluções mais altas). O HDR é uma tecnologia que permite que sua TV expresse uma gama maior de tons escuros e claros. Juntos, UHD (4K) e HDR criam uma imagem mais precisa e realista.
Se o 4K diz respeito à resolução de imagem, o HDR (High Dynamic Range) diz respeito à cor, ao contraste e à luminosidade. Com 4K HDR, as imagens de televisão oferecem uma variedade de cor mais alargada, com uma luminosidade otimizada e uma gradação de cor mais subtil entre o preto e o branco.
O HDR em TVs e monitores utiliza metadados para aumentar o contraste entre áreas claras e escuras, exibir maior brilho e reproduzir um volume de cor mais amplo do que na faixa dinâmica padrão (SDR), melhorando a qualidade da imagem.
Por que o HDR é importante? O HDR oferece aos usuários corporativos uma clareza recém-descoberta. Ele tem a capacidade de envolver o telespectador com profundidade e nitidez; atributos altamente importantes para imagens e sinalizações.
De forma objetiva, o HDR é responsável pela quantidade de cores que cada pixel pode assumir. Esse formato é capaz de deixar a imagem do televisor com excelente resultado de brilho e contraste, já que as imagens ficam com cores mais vivas, os tons mais claros possuem mais brilho, e os tons pretos, mais contraste.
O que significa HDR? HDR significa High Dynamic Range (Grande alcance dinâmico) e refere-se a uma técnica que expressa detalhes no conteúdo tanto em cenas muito brilhantes como muito escuras. Oferece uma imagem mais natural e realista, mesmo com uma maior variedade de contrastes.
O Dolby Vision é o padrão de HDR mais avançado e potente, desenvolvido pela Dolby Laboratories e majoritariamente presente em TVs da LG, TCL e Philips.
Pratique nas paisagens e céus óbvios, mas lembre-se também de que o HDR é uma técnica útil para captar detalhes e fotografia macro, onde pode realçar pormenores invisíveis para criar imagens muito interessantes.
Entre nas configurações da sua TV e verifique se há opções em 4K, ou se a mesma já está com tal configuração ativada. Dessa forma, ao navegar pelo menu de configurações da TV você poderá confirmar se a resolução de exibição está mesmo em 3840 x 2160 pixels, ou seja, em 4k.
O 4K é um pouco mais “largo” e traz um aspecto de tela mais “esticado”, voltado para telas similares ao padrão de cinema, projeção e produtos que efetivamente trazem essa resolução. Já o UHD é o formato dominante em eletrônicos de consumo e o que você normalmente encontra no mercado, principalmente em termos de TV.
Importante: Antes de realizar os procedimentos, verifique se sua TV possui a função HDR. Você pode encontrar essa informação na página do seu produto, para isso CLIQUE e pesquisa pelo modelo de sua TV.
O HDMI 2.1 suporta a mais recente tecnologia Dynamic HDR, comparado com o HDR estático do atual HDMI 2.0. O HDR dinâmico garante que todas as cenas e todos os quadros de vídeo sejam reajustados. Essas instruções contínuas são chamadas de metadados dinâmicos.
Para assistir à programação em 4K é necessário ter uma TV com esse tipo de tecnologia ou contratar um plano de TV por assinatura que ofereça esse benefício. A Claro também possui os equipamentos Soundbox Claro tv+ que transforma a seu TV em smart com qualidade 4K HDR e Globoplay incluso.
Quando há muita ou pouca luminosidade: retratos na luz solar podem acabar "sobrecarregando" a foto, uma vez que a luz do sol causa sombras e excesso de brilho. Com o HDR ligado, é possível equilibrar esses excessos, fazendo com que o motivo central da foto apareça com qualidade.
O HDR funciona melhor quando estamos assistindo a um programa ou jogando algo com suporte ao recurso, algo que as empresas se dedicam cada vez mais. Quer fazer um teste prático? Se você tem um monitor ou TV com suporte ao HDR e joga videogame, selecione a opção para ativar e desativar o modo HDR durante o jogo.
O High Dynamic Range (alto alcance dinâmico, também conhecido como HDR, na sigla em inglês) é um recurso que gera imagens com níveis mais altos de brilho do que imagens com Standard Dynamic Range (alcance dinâmico padrão ou SDR, na sigla em inglês).
O HDR (grande alcance dinâmico) ajuda a tirar ótimas fotos em situações de contraste alto. A câmera do iPhone tira várias fotos rápida e sucessivamente em exposições diversas e as mescla para trazer mais detalhes de altas luzes e sombras às suas fotos.
Trata-se de uma resolução de 1280 x 720 pixels. 4K é uma melhor versão da resolução HD, que exibe 4x mais pixels do que a resolução FullHD. Sendo assim, ela conta com 3840 x 2160 pixels. O HDR significa, em tradução para português, alto alcance dinâmico.
A maneira manual de obter uma imagem HDR é tirar pelo menos 3 fotos da mesma cena com diferentes níveis de exposição, fazendo “colchetes” com a câmera e depois mesclando-as em uma única imagem. Você faz isso facilmente fazendo diferentes níveis de exposição.
Enquanto as duas primeiras se referem a um padrão de resolução das telas das imagens, superior ao Full HD (chamado também de altíssima definição), o HDR é uma tecnologia que diz respeito às cores e balanceamentos de tons das imagens. Ou seja: uma TV que tem HDR pode não ser 4K - e vice-versa.