A Arte na Dança é a liberdade de manifestação artística utilizando o corpo para produzir movimentos ritmados. Para que isso ocorra, é necessário o auxílio de sons ou de música, e pode ser praticada por jovens, adultos, idosos e crianças de forma individual ou coletiva.
Manifestação artística que utiliza o corpo para produzir movimentos ritmados. A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas.
É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
A dança, em suas variadas formas e estilos, transcende os limites do mero movimento corporal. Ela se apresenta como uma poderosa forma de expressão artística, capaz de contar histórias, despertar emoções e transmitir mensagens profundas.
A dança é utilizada como ferramenta cultural na transformação de uma sociedade. Ela proporciona um crescimento de caráter ao ser humano, somando características que levam o indivíduo a ser mais tolerante, sensível, criativo e sem preconceitos.
Artes_ A história da dança | Tipos de dança | Aula Online
Como a arte se manifesta na dança?
Dança é uma manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento que cria os movimentos. Movimentos que podem ser ritmados ou não, podem seguir uma coreografia pré-determinada ou movimentar-se livremente, pode ou não o movimento ser executado ao som de uma música.
As Artes Visuais, assim como a Dança, a Música e o Teatro, são uma linguagem da Arte. Elas são compostas por manifestações artísticas que podem ser vistas, isto é, sua apreciação acontece através da visão.
Qual a linguagem da dança e por que é considerada arte?
A arte da dança é uma maneira divertida de expressar nossos sentimentos e movimentar o corpo. Além disso, a dança é compreendida como uma linguagem que utiliza movimento corporal, espaço e tempo para expressar sentimentos e representar culturas, enfatizando a beleza, harmonia e equilíbrio dos movimentos.
Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo. Essas competências são importantes para realizar diferentes atividades do dia a dia.
Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.
São muitos os benefícios que a dança traz, por exemplo: ajuda na melhora da coordenação motora, na resistência, na postura, melhora a circulação de sangue, frequência cardíaca e respiratória, aumenta a resistência do corpo, o equilíbrio e a flexibilidade, auxilia na concentração e na memória, queima calorias, além de ...
A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.
Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A música é a mais universal das artes. Sua presença se dá não apenas ao longo da história, mas também nas mais variadas formas e culturas. Não há civilização, grande ou pequena, que não possua sua própria expressão musical. A apreciação dessa arte não depende de língua ou nível cultural.
Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida.
A música pode ser representada visualmente por meio de diferentes formas de expressão artística, como a arte gráfica, as performances visuais e os videoclipes.
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
2- O povo primitivo iníciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões. 3- No período das colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda em homenagem à mãe natureza.
A dança é uma forma de arte tão versátil que pode ser combinada com muitas outras formas de arte, permitindo a criação de produções únicas e emocionantes. Se você é um dançarino ou um apreciador da dança, não deixe de experimentar a conexão da dança com outras formas de arte, como música e teatro.
As artes visuais e a dança compartilham uma linguagem comum de estética e expressão. O design de palco, figurinos e iluminação em produções de dança são formas de artes visuais que complementam e intensificam a narrativa da dança.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.