Christopher Nolan, diretor de Oppenheimer, explicou em entrevista à Associated Press News, que as cenas preto e branco tem a finalidade de criar uma linha do tempo com uma visão objetiva e outra subjetiva.
Porque o filme Oppenheimer fica em preto e branco?
Cenas em preto e branco
A imagética, segundo ele, ajudaria a construir a narrativa e a separar os acontecimentos subjetivos do personagem principal. “Eu sabia que tinha duas linhas do tempo correndo no filme”, ele explica. “Uma é em cor, que é a experiência subjetiva do Oppenheimer. Essa é a matriz do filme.
O uso do preto e branco remonta ao início do cinema, pois era a técnica original para gravar imagens em movimento. Seu uso durou muitas décadas até que a cor apareceu nos filmes no final dos anos 1950 e início dos anos 1960.
Um exemplo muito nítido é o preto e o branco. O preto, embora transmita elegância e sofisticação, está atrelado à morte e é utilizado em velórios e enterros. O branco, por sua vez, transmite paz, tranquilidade e é usado em rituais como o batismo e o casamento.
Por que OPPENHEIMER é o filme MAIS IMPORTANTE dos últimos anos?
Qual é a função da cor preta e branca?
O branco é bom para portas, janelas e molduras. Espaços pequenos tornam-se mais amplos com ele em suas paredes e tetos. Vale usar essa cor para destacar tapetes, objetos e quadros coloridos. Em contrapartida, o preto usado na decoração é sempre uma escolha ousada e consciente que pretende comunicar algo.
Porque o filme A Lista de Schindler e preto e branco?
O que não sabíamos é que o longa-metragem poderia ser diferente, se não fosse a insistência do cineasta. Ele era apaixonado pelo roteiro e queria contar a história de Oskar Schindler de uma forma bem específica, queria que seu filme fosse rodado em preto e branco — pelo fantástico diretor de fotografia Janusz Kamiński.
O primeiro desenho animado colorido em longa-metragem surgiu em 1937. Foi outro divisor de águas. "A Branca de Neve e os Sete Anões" demandou dois anos de trabalho e custou US$ 1,7 milhão, mas, em compensação, deu o Oscar aos estúdios Disney. A cor também ajudou a difusão da TV por aqui.
O filme monocromático, também conhecido como filme preto e branco ou filme a preto e branco, ou ainda pelas siglas P&B, PB, B&W ou BW (do inglês black and white), é um filme que possui apenas tons de cinza, variando do branco até o preto.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
O longa mostra que a escolha por Los Alamos, em Novo México, para abrigar o laboratório secreto teria passado por um argumento dado pelo cientista de que o local apenas teria uma escola para meninos e seria onde os nativo-americanos enterravam seus mortos. Contudo, esta parte do título é mentira.
2- O que significa a palavra Oppenheimer? Como explicado acima, o título do filme toma emprestado o sobrenome do físico, filho de imigrantes alemães. Embora o sobrenome, por si só, não tenha um significado maior, curiosamente, há uma cidade chamada Oppenheim na Alemanha, muito conhecida pela cultura de vinhos.
Após um longo julgamento, Oppenheimer acabou inocentado – mas ele nunca mais recuperou sua credencial de segurança. Isso o impedia de participar de documentos, pesquisas e discussões importantes do universo físico e político. Foi assim que o então maior físico do mundo acabou escorraçado de decisões e cargos políticos.
O cinesta acabou utilizando uma bomba em miniatura para dar vida à cena. O supervisor de efeitos visuais do filme, Andrew Jackson, revelou ao SYFY que a decisão de usar um artefato explosivo real foi uma escolha arrojada do cineasta.
Veja fotos de Los Alamos, onde surgiu a bomba atômica e foi filmado 'Oppenheimer' Quase 140 mil pessoas morreram em Hiroshima e 74 mil em Nagasaki quando os Estados Unidos lançaram bombas atômicas sobre estas cidades em 1945, poucos dias antes do fim da Segunda Guerra Mundial.
Ao longo dos anos 60, a década que segundo muita gente mudou tudo, houve um fenômeno fascinante no cinema e outro igualmente fascinante, e um tanto parecido, num tipo de música popular. Os grandes cineastas abandonaram o preto-e-branco e aderiram às cores.
O primeiro recurso utilizado para aplicar cor no cinema foi o da pintura manual, serviço que era tediosamente realizado quadro a quadro. Eastmancolor, em 1950, que desbancou o reinado da dispendiosa Technicolor.
No Brasil, o responsável por introduzir os filmes coloridos foi Destino em Apuros, comédia dirigida por Ernesto Remani, lançada em 1953. » Quem foi o primeiro papa católico?
Porque aparece uma menina de vermelho na Lista de Schindler?
“Ela sempre foi o símbolo da esperança”, escreveu Dabrowska em seu perfil no Instagram no ano passado. “Deixe-a ser de novo”, complementou na legenda da publicação. Conforme afirmou o próprio Steven Spielberg, a cena da menina representa um chamado à ação contra atrocidades como o Holocausto.
Em seguida, voltou à Alemanha e comprou uma fábrica de concreto, cujos operários o atacaram por ter salvo judeus durante a guerra. A fábrica faliu. Schindler continuou a beber e a pedir ajuda financeira a judeus que salvou. De acordo com Crowe, ele morreu por beber e fumar demais.
Por que o filme A Lista de Schindler tem esse nome?
O filme segue Oskar Schindler, um empresário alemão dos Sudetos que, junto com sua esposa Emilie Schindler, salvou mais de mil refugiados judeus holandeses do Holocausto, principalmente poloneses, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.
É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.
Presença ou combinação apenas de branco, preto e tons de cinzento, sem recurso a outras cores (ex.: gosto muito do preto e branco para fotografia de rua).
Inicialmente, a fotografia em preto e branco era uma necessidade devido a limitações da tecnologia, mas mesmo agora na era digital, ainda vemos muitos fotógrafos criando fotos sem cores.