Qual é a visão de Schopenhauer sobre a arte?
Segundo a concepção de Schopenhauer, as artes formam, pois, uma hierarquia. E cada uma delas, de acordo com os graus que atingem, será superior ou inferior. A arquitetura está na base dessa hierarquia, pois lida com as ideias naturais mais elementares: a luz, a gravidade e a resistência.Quais as características do conceito de arte formulado por Schopenhauer?
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer definiu a arte como uma forma de expressão que transcende a realidade imediata e nos permite acessar a essência das coisas. Para Schopenhauer, a arte é uma forma de escapar do sofrimento humano e alcançar um estado de contemplação estética.Qual é a manifestação artística mais profunda para Schopenhauer?
Música: poucos filósofos elogiaram tanto a música como Schopenhauer. Para o filósofo alemão, ela paira acima de todas as artes. Isto porque trata-se da manifestação máxima da Vontade no campo artístico.O que defendia Schopenhauer?
Nosso “filósofo da vontade” foi fundamental para o desenvolvimento das reflexões sobre a psicologia. Schopenhauer defendeu a ideia de que o homem não é um ser unificado e racional, que age conforme os interesses, mas um ser fragmentado e passional, que age influenciado por forças que fogem de seu controle.Introdução à Estética – Schopenhauer e a arte como sublimação
O que é a arte para Nietzsche?
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré- definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.O que Arthur Schopenhauer pensava?
Misantropo, pessimista, solitário, individualista e crítico ferrenho da sociedade, Schopenhauer considerava o amor apenas como vontade cega e irracional que todos os seres têm de se reproduzir, dando assim continuidade à vida e, por conseguinte, ao sofrimento.Em que Arthur Schopenhauer acreditava?
Schopenhauer, por sua vez, acreditava que a coisa em si pressuposta e nunca definida no pensamento kantiano existe e pode ser nomeada. Ele a chamava de Vontade de Vida, e a entendia como um fundamento metafísico do mundo, embora não transcendente e sim imanente a ele.Qual a ideia de Representação para Schopenhauer?
A Representação é o conceito que garante a realidade composta de sujeito-objeto. O cérebro organiza tudo para nós, todos os nervos sensoriais saem da superfície do corpo e vão até esta massa cinzenta de processamento.Como Schopenhauer entendia o mundo?
Para ele, a realidade também consiste em fenômenos e na coisa-em-si. Esta última, porém, não consiste de coisas diferentes. Para existir diferença, é preciso que existam tempo e espaço, mas o tempo e o espaço são categorias que pertencem à concepção humana, ao mundo fenomênico.O que é o amor para Schopenhauer?
Em linhas gerais, ele defende: desista do sonho do amor para toda a vida. Se um relacionamento deu errado (e, em algum momento, ele provavelmente vai dar), parta para outro, sem culpas. Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário.Qual é o sentido da vida para Schopenhauer?
Para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, a vida é uma alternância entre a dor, proveniente da necessidade e do desejo de obter algo (ou alguém), e do tédio, decorrente da satisfação que resulta da necessidade suprida: “A vida humana transcorre, portanto, toda inteira entre o querer e o conquistar.Qual filósofo fala sobre a arte?
O que é arte para AristótelesA arte não é apenas uma representação do que as coisas são, mas também ao que parecem ser, o verossímil, ou ao que deveriam ser, o ideal.