ouvir: O Rio de Janeiro registrou, às 9h15 desta terça-feira (14), a maior sensação térmica desde 2014, de 58,5 graus Celsius (°C). A medição foi feita pela estação do serviço municipal de meteorologia Alerta Rio em Guaratiba, na zona oeste da cidade.
ouvir: A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, às 10h20.
Qual a máxima temperatura já registrada na Terra? E a mínima? A mais alta temperatura que se tem notícia na Terra, 58ºC, foi registrada na cidadezinha de El Azizia, perto de Trípoli, na Líbia, norte da África, em 13 de setembro de 1922.
Na capital da Índia, a sensação era de uma permanente sauna ao ar livre. Andar apenas alguns quarteirões sob o calor de 50 graus leva a queda de pressão, tontura e sudorese intensa. Nas ruas, muitos se protegem do sol com guarda-chuvas e panos na cabeça. Os indianos se viram como podem.
Cidade do Rio de Janeiro registra sensação térmica de 58ºC | CNN PRIME TIME
Qual país fez 60 graus?
Imagem do programa Copérnico mostra que, nalgumas áreas da Estremadura, a temperatura à superfície do solo ultrapassou 60 graus Celsius na terça-feira.
As temperaturas na capital da Índia dispararam para um recorde nacional de 52,3 graus Celsius (126,1 Fahrenheit) nesta quarta-feira, mostraram dados do serviço meteorológico do governo, que alertou sobre níveis perigosos de calor na vasta megacidade.
Marca foi atingida às 9h15 na estação de Guaratiba, zona oeste da cidade, de acordo com o sistema Alerta Rio. Logo pela manhã os cariocas já podiam sentir na pele o calor extremo que atinge o Rio de Janeiro nesta terça-feira (14). Às 9h15 a sensação térmica bateu 58,5°C na estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade.
No Rio de Janeiro, o sistema Alerta Rio informa que os termômetros na estação de Irajá registraram 42,5 graus. Até então, a maior temperatura do ano havia sido de 41,8 graus, registrada no dia 17 de fevereiro. Por curiosidade, há exatos dez anos o Rio também registrava a maior temperatura do ano, em 2013.
O Rio de Janeiro bateu neste sábado (16) o recorde de maior sensação térmica já medida pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital fluminense. Segundo o órgão, a estação de Guaratiba, na zona oeste, registrou sensação térmica de 60,1ºC às 10h20 de hoje.
Na Califórnia, a temperatura bateu 56°C no Vale da Morte – um lugar conhecido por ser perigosamente quente. O calor virou atração turística. Muitos visitantes têm ido lá pra tirar foto ao lado do termômetro, diz uma funcionária do parque.
O primeiro lugar foi Boa Vista (RR), que alcançou 40,1ºC. Em terceiro lugar no ranking, Maracaju atingiu 38,2ºC, seguida por Corumbá, com 38,1ºC, que ocupa o quarto lugar.
Em Guaratiba, na zona oeste, a sensação chegou a 50,6 graus por volta das 10h40. Nessa hora, a estação de meteorologia do bairro marcava 41,4°C. Dia após dia, o bairro tem registrado sensações térmicas extremas, incluindo o recorde de 58,5°C na última terça-feira.
É considerado Febre alta quando a temperatura estiver acima de 39,6ºC, sinal que o organismo está lutando fortemente para combater alguma infecção e isso requer atenção especializada.
Essa diminuição de temperatura pode ocasionar: formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul; queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul e episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Temperatura elevada foi aferida por sistema da prefeitura na estação de trem de Santa Cruz, na Zona Oeste. De um verão a outro, o Rio só confirma o fato de que é uma das cidades mais quentes do mundo. E os 60 graus são uma realidade em 2023.
O Rio de Janeiro amanheceu sob forte calor nesta segunda-feira (13) e registrou sensação térmica de 52,7° C, às 8h, em Guaratiba, bairro da zona oeste da cidade. A temperatura mais elevada do munício também foi no local, 36,4º C, às 8h30. Os dados foram divulgados pelo Alerta Rio, da prefeitura da cidade.
A chegada de uma forte frente fria neste final de semana, o último de junho de 2024, promete provocar uma queda brusca da temperatura em várias Regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.
Tecnologia Científica. Eventos de calor extremo foram registrados em todo o mundo nos últimos meses. A temperatura atingiu 100 graus em uma cidade siberiana acima do Carculo Polar a rtico em junho.
Qual é a maior temperatura que o Brasil já alcançou?
Segundo o Instituto, o novo recorde histórico de calor superou a marca de 44°C registrado em 30 de outubro de 2020, quando o Brasil viveu uma das ondas de calor mais intensas já registradas no país. O primeiro registro de temperaturas acima de 42ºC foi em 2010 com 42,3ºC.