Esse tipo de arte busca transformar resíduos como papel, papelão, madeira, vidro, plásticos, metais ou borracha em obras de arte. Portanto, o conceito vai mais além da reciclagem convencional de materiais, pois cria objetos que superam o valor econômico, cultural e social do produto original.
É pegar algo sem valor comercial que seria descartado e reaproveitar com suas propriedades naturais, em algo diferente, com novo uso e propósito, sem passar pelos processos transformadores químicos e físicos da reciclagem.
A arte criada através das técnicas e criatividades irá contribuir na renovação do que foi descartado visando à preservação ambiental. A reciclagem pode ser definida como um processo pelo qual passa um mesmo material já utilizado para fazer o mesmo produto ou um produto equivalente.
Reciclável: material que pode ser reciclado, sem necessariamente ser. Reciclado: material que já passou pelo processo de reciclagem e voltará a ser comercializado ou poderá ser matéria-prima para outro produto.
O reaproveitamento de garrafas pet, latas de alumínio, vidros de conserva e até CDs velhos e sem uso, além de ajudar a diminuir o problema do resíduo descartado que acaba chegando aos oceanos e matando milhares de animais, pode ser também uma fonte de renda.
3 IDÉIAS MARAVILHOSAS COM MATERIAL RECICLADO!! #artesanato #reciclagem
O que é a arte de reciclar?
Esse tipo de arte busca transformar resíduos como papel, papelão, madeira, vidro, plásticos, metais ou borracha em obras de arte. Portanto, o conceito vai mais além da reciclagem convencional de materiais, pois cria objetos que superam o valor econômico, cultural e social do produto original.
Qual o objetivo de trabalhar com material reciclável?
Além de desenvolver o lado criativo, esse tipo de atividade contribui para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental e são fundamentais na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
A reciclagem serve para dar nova vida aos resíduos, evitando o desperdício, o impacto ambiental e os problemas sanitários. Com a reciclagem, um material que foi jogado na lixeira reciclável pode virar o mesmo produto ou ser transformado em algo com outra utilidade.
É uma abordagem artística, que busca explorar as interações entre a natureza, a sociedade e a cultura, e promover a consciência ecológica, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
A arte e o lixo se relacionam como a desafiar o sentido de tudo. Se no passado ambos tinham bem definidos seus significados, cada qual em seus lugares estabelecidos, em certo momento da era moderna esses conceitos se transformam: a arte pode virar lixo e o lixo pode virar arte.
Reciclável: Embalagens, Copos, Vidros especiais como tampa de forno micro-ondas), Frascos de remédio vazio, Potes de conserva, Cacos, Garrafas. Não reciclável: Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV e monitores.
São exemplos de reciclagem, a reciclagem de papel para a produção de papel novo, a reciclagem das latas de alumínio, de plástico ou vidro – sendo que todos esses processos envolvem a trituração ou moagem do objeto para a produção de outro novo.
O lixo é reutilizado por muitas pessoas no campo da arte. Criar objetos com material reciclado, além de cuidar do planeta está ajudando a diminuir a poluição gerada por papéis, plásticos, vidros, e outros materiais. É preciso usar a criatividade e imaginação para dar novas forma a diversos materiais.
O padrão oficial do símbolo da reciclagem é um triângulo formado por três setas em sentido horário. Contudo algumas variantes de cor e preenchimento são usadas para identificar tipos de materiais. O símbolo da reciclagem de papel foi criada pela American Paper Institute.
O símbolo da reciclagem é um ícone universal que representa a importância da reutilização de materiais. Ele é composto por três setas que formam um triângulo, representando a ideia de que os materiais podem ser reciclados e transformados em novos produtos.
De acordo com fontes, um dos articuladores desse trabalho foi o professor Emilio Eigenheer, que estudou na Alemanha entre 1981 e 1982 . Nesse meio tempo, o professor demonstrou interesse pela gestão de resíduos do local, e quando voltou ao Brasil, mobilizou seus vizinhos para a separação correta.
A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Além de reduzir a necessidade de tratamento do resíduo e a emissão de gases do efeito estufa.
Reciclagem é o ato ou processo de se transformar um material ou um produto que seria descartado como lixo em outro produto. Uma das etapas mais importantes que precedem a reciclagem é a coleta seletiva, por meio da qual é realizada a separação dos resíduos sólidos conforme a sua composição.
Use exemplos concretos: Explique às crianças que a reciclagem é como uma “transformação mágica” que acontece com os materiais que usamos. Mostre exemplos práticos de objetos que elas conhecem, como garrafas de plástico, latas de alumínio e papéis, e explique que esses materiais podem se transformar em coisas novas.
Quais são os países que mais reciclam no Mundo 2024?
Segundo dados da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico — em primeiro lugar está a Alemanha, em segundo a Coreia do Sul e em terceiro a Áustria. Estes são os três países que mais reciclam resíduos urbanos, em todo o mundo — cerca de 56% dos resíduos urbanos produzidos.
Materiais não recicláveis são aqueles constituídos por substâncias difíceis de se separar e cujos benefícios do processo de reciclagem não superam os custos.