Princípio 1: Lei da Pregnância (ou boa forma) Como já falamos no tópico acima, a Gestalt afirma que sempre compreendemos o todo de um composto visual, antes de aprofundar nos seus detalhes.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes".
Quais os principais conceitos da teoria da Gestalt?
A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade.
Originando-se no trabalho de Max Wertheimer, o princípio orientador por trás da Gestalt é de que o todo é maior do que a soma das suas partes. Ou seja, considera-se que um conjunto de informações é mais relevante do que um trecho.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora.
O objetivo da Gestalt-terapia é ampliar a awareness. Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.
Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.
Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).
Assim, aqui-agora, na abordagem gestáltica, diz respeito à experiência individual do momento presente, atual. A GT consiste em um modelo psicoterápico que enfatiza a experiência individual do momento presente (aqui-agora) e seu papel matricial na autorregulação e ajustamento criativo do sujeito ao seu contexto de vida.
A teoria da Gestalt é estudada em Psicologia da Educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. O processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao nascer.
Primeiramente, temos a Lei do Pertencimento. Segundo Bert é a Lei de maior significado nos relacionamentos. É “O direito de pertencer”, isto é, todos os membros tem o direito de pertencer a um sistema (familiar, organizacional, institucional, etc.).
O Gestalt-terapeuta utiliza-se de dois pontos básicos para apoio na prática clínica: a abordagem dialógica e o método fenomenológico. A postura dialógica tem importância devido ao estabelecimento de vínculo entre terapeuta e cliente.
Então, essa teoria da forma, como também é conhecida, nos diz que nosso cérebro sempre irá perceber um objeto como inteiro e completo, antes de distinguir suas partes separadamente. De acordo com a Gestalt, a nossa percepção da soma dessas partes, sempre será diferente da percepção do inteiro.
Neste artigo, vamos explorar os 7 princípios fundamentais da teoria da Gestalt – proximidade, similaridade, continuidade, fechamento, figura-fundo, pregnância e ponto focal – e entender como os designers usam esse conhecimento para criar experiências atraentes e intuitivas em seus projetos.
O princípio de Gestalt da similaridade explora o fato de que elementos parecidos são percebidos como parte do mesmo grupo e tendo a mesma função. Na imagem abaixo, temos um grupo de elementos, mas a variação nas cores faz com que sejam percebidos como um grupo diferente.
As principais técnicas da terapia Gestalt são a da cadeira vazia, a dramatização, a discussão dos sonhos, o diálogo e expressões não verbais. A aplicação da técnica mais adequada na sessão de psicoterapia depende de cada caso e da questão que se pretende trabalhar.
O Processamento Gestalt da Linguagem tem sido uma novidade no mundo da fonoaudiologia há mais de um ano. É, resumidamente, a ideia de que os indivíduos aprendem a linguagem através de um agrupamento de palavras em vez de palavras isoladas (Processadores Analíticos).
A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
A gestalt tem muito uso na área de design, porque ajuda a entender como o mundo recebe as ideias e formas. Podemos ver também a gestalt na área clínica, na área hospitalar, no Coaching, nos recursos humanos, na educação com a gestaltpedagogia e em atendimentos diversos como apoio a idosos, psicossomática, etc.
A lei do fechamento é uma das mais interessantes. Ela estabelece que o nosso cérebro tende a concluir formas que enxergamos como incompletas, ou seja, se a mente é conduzida pelo encadeamento de uma imagem, ela se torna apta a prever o formato da estrutura.
Olá, a gestalt-terapia é uma abordagem humanista, fenomenológica e existencialista. Ou seja, é uma abordagem que foca no que está ocorrendo no momento, no presente, mas sem desprezar o passado. Busca compreender cada processo como único, cada pessoa é uma e a sua história precisa ser valorizada.
Com a Gestalt-terapia, você vai explorar seu potencial, se entender melhor e superar desafios emocionais. É como abrir portas para um novo mundo! Na terapia, você vai fortalecer suas habilidades e descobrir novas maneiras de lidar com ansiedade, tristeza e outros obstáculos.