A cidade ideal de Platão, descrita em sua obra "A República", é baseada na busca pela justiça, na harmonia social e na realização da virtude. Ela reflete seu idealismo filosófico, no qual as ideias transcendentes e a busca pelo Bem supremo são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa.
Na obra A República, Platão expõe sua concepção de sociedade, de política e de arte. Platão, nesse livro, propõe um Estado ideal, uma utopia. Nessa utopia, todas as peças da sociedade deveriam estar perfeitamente encaixadas no lugar certo, pois somente assim tudo funcionaria corretamente.
Apenas como introdução, podemos dizer que a cidade justa será aquela onde os três grupos existentes, (governantes ou filósofos, guardiões e artesãos), cumprirão perfeitamente suas designações.
O Mundo das Ideias ou das Formas (que deve ser escrito com letra maiúscula) seria a realidade intelectual, verdadeira, eterna e imutável, que pode ser acessada apenas por meio da capacidade racional do ser humano.
A cidade ideal de Platão, descrita em sua obra "A República", é baseada na busca pela justiça, na harmonia social e na realização da virtude. Ela reflete seu idealismo filosófico, no qual as ideias transcendentes e a busca pelo Bem supremo são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e harmoniosa.
PLATÃO E A CIDADE IDEAL - Prof. Lúcia Helena Galvão de Nova Acrópole
Qual é o nome da cidade idealizada por Platão na República?
A cidade utópica de Platão comumente é relacionada com a cidade Kallipólis (cidade bela) descrita na República (entre 387 a 367 a.C.), livro mais importante do autor.
2. o Mundo das Ideias ou das Formas, que somente pode ser vislumbrado por meio da dialética; é o mundo das essências perfeitas e imutáveis, o mundo da verdade absoluta. Atingir e conhecer o Mundo das Ideias, para Platão, deveria ser o objetivo de todos.
Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Qual é o objetivo da educação na cidade ideal de Platão?
O sistema de educação idealizado por Platão compreendia vários anos de estudo. Inicia-se bastante cedo, com jogos educativos para crianças e evolui com o objetivo de desenvolver a harmonia do corpo e da alma chegando nos avançados estudos filosóficos para os mais preparados e bem dotados.
Uma cidade justa procura promover a virtude de todos os seus cidadãos; dessa maneira, a interpretação da lei deve ser finalística, buscando o critério de justiça e a busca pelo bem comum das pessoas na cidade.
O Estado ideal, segundo Platão, é composto por três classes. A estrutura econômica assenta na classe mercantil. Segurança, em soldados. E a liderança política deve ser assumida pelos reis-filósofos.
Sendo assim, Platão descreve uma sociedade perfeita que foi intitulada A República. A República deveria ser governada por filósofos, porque somente eles têm a sabedoria para um bom líder. A educação deveria ser a mesma para todos os indivíduos, incluindo as mulheres.
Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível.
A cidade justa, para Platão, é cada indivíduo, de acordo com sua maior aptidão, ocupar seu lugar dentro da polis. Aquele com maior sabedoria deve governar a cidade, o mais corajoso irá compor o exército e o temperado deve trabalhar. O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão.
O Estado não é senão a ampliação do homem e de sua alma. Para Platão, assim como a alma individual, a sociedade política é composta de três partes e as classes sociais se distinguem por suas funções. A primeira é a dos magistrados ou governantes que governam guiados pela virtude da sabedoria.
A sociedade ideal, imaginada por Platão, segue precisamente o mesmo modelo da alma tripartida do homem. A sociedade concebida por ele é um todo orgânico, à maneira de um organismo vivo.
Ao contrário do que geralmente se pensa, Platão pensava na alma e no corpo como unidos (não como opostos), e os sentidos do corpo são meios pelos quais a alma percebe o mundo. Mas não é possível realmente conhecer alguma coisa apenas pelo que os sentidos podem nos mostrar sobre esta coisa em particular.
Há no pensamento de Platão a admissão de dois mundos: o mundo das Formas e o mundo sensível. Rejeita, porém, a segunda tese daquela teoria, de que Platão argumente no sentido de que há conhecimento somente das Formas e que relativamente aos sensíveis não é possível obter conhecimento mas tão-somente crença ou opinião.
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
Na República ideal concebida por Platão, o governo deve estar nas mãos dos filósofos, que são aqueles mais próximos da verdade, da ideia do bem e da justiça. A investigação platônica utiliza o método dialético (palavra que tem na origem a noção de "diálogo").
Em suma, Platão criticava a democracia por acreditar que ela não era capaz de garantir um governo justo e estável, e via a relação entre democracia e justiça como problemática devido à falta de conhecimento e sabedoria dos governantes democráticos.