A Deep Web, termo, cuja tradução é “Rede Profunda”, foi cunhado em 1994 por Jill Ellsworth e representa uma camada exponente da internet que possui, na maioria das vezes, conteúdos não recuperáveis ou indexáveis pelos mecanismos de busca como o Google.
Na Deep Web, também circula muito conteúdo pirata, incluindo livros, programas e vídeos de canais proprietários de streaming. Esse ambiente sem regulamentação e de difícil acesso à fiscalização policial é o ambiente propício para criminosos trocarem produtos ilegais entre si.
O que é a deep web? Segundo a Britannica, "a deep web contém principalmente sites que não oferecem risco, como dados de contas de e-mail protegidas por senha, certas informações de serviços de assinatura pagos e sites que só podem ser acessados através de um formulário on-line".
Ao acessar a Dark Web sem os devidos cuidados, seus dados podem ser alvo de diversos hackers. Isso porque eles utilizam sistemas que permitem acessar sua máquina com facilidade. Assim, eles podem conseguir o número do seu CPF, do seu cartão de crédito ou débito, endereço, entre outras informações.
Tor envia o seu tráfego através de três servidores aleatórios (também conhecidos como retransmissores) na rede Tor. O último retransmissor no circuito (o "retransmissor de saída") depois envia o tráfego para fora, para a Internet pública.
Ele foi originalmente projetado e implementado pelo Laboratório Central da Marinha para Segurança de Computadores, juntamente com a ajuda da DARPA, a agência criada no ápice da guerra fria com o intuito de converter os Estados Unidos em uma superpotência tecnológica.
O desenvolvimento da Deep Web foi feito pelo Laboratório de Pesquisas da Marinha dos EUA, então foi criado o The Onion Routing, sendo que "onion" significa "cebola" e é uma alusão às camadas que devem ser atravessadas para chegar ao conteúdo em um site da Deep Web.
Ela transfere seus dados de forma aleatória entre os nós da rede, sendo que a cada salto, uma nova camada de criptografia é gerada e a única informação que é transportada é o servidor de destino, deixando o usuário anônimo.
A droga normalmente custa 93 mil dólares australianos, mas a paciente recebeu um desconto da empresa farmacêutica Roche por razões humanitárias e ela passou a custar 15 mil dólares australianos. É o único tratamento que pode prolongar a vida de Truscott.
O que é Dark Web? A Dark Web é um lugar na internet onde pessoas mal intencionadas praticam diversos crimes e podem comercializar os seus dados pessoais roubados, podendo clonar cartões, pegar empréstimos e aplicar outros golpes.
Você pode baixar o Tor Browser na página oficial do Tor Project (torproject.org). Na sequência, basta executar o instalador e seguir as instruções na tela. É provável que o assistente pergunte se você possui uma internet “livre de obstáculos”. Basta clicar no botão “Connect” e o navegador será aberto imediatamente.
A ideia inicial foi dos cientistas Paul Syverson, Michael G. Reed e David Goldschlag para mascarar a identidade online de agentes em missões de campo ou infiltrados.
A ideia do projeto inicial, dos cientistas Paul Syverson, Michael G. Reed e David Goldschlag, era uma forma de mascarar a identidade online de agentes em missões de campo ou até informantes infiltrados. O nome dele é a sigla para The Onion Routing, ou roteamento cebola.
Em um artigo público de 2001 por Michael K. Bergman, associado da companhia BrightPlanet - especializada em extração de dados da Deep Web -, temos uma estatística interessante acerca do tamanho da web profunda: esta possuia aproximadamente 7500 Terabytes de informação.
O termo foi cunhado em 2001 pelo pesquisador Michael Bergman para descrever qualquer conteúdo que não aparecia em mecanismos de pesquisa como o Google ou o Bing, da Microsoft. Isso porque, para chegar ao conteúdo "deep web", é preciso acessar um site específico, como se fosse um intermediário.
Assim como outras tecnologias amplamente disponíveis, o Tor pode ser usado por indivíduos com intenções criminosas. E por causa de outras opções que eles podem usar, parece improvável que tirar o Tor do mundo os impeça de se envolverem em atividades criminosas.
As atividades que utilizam o Navegador Tor estão sujeitas às leis de cada país. Dependendo do país, até mesmo o simples acesso a determinados sites da Dark Web pode ser ilegal. Se você estiver navegando nos sites onion do Tor, deve ter cuidado e visitar apenas os confiáveis.
O Tor é seguro por oferecer a proteção em camadas, com os nós sendo utilizados anonimamente, gerando uma confusão para quem tenta fazer o rastreio. Em alguns países como China e Arábia Saudita o Tor é banido, porém, ainda pode ser utilizado.
Quais são os riscos de se tornar uma vítima de vazamento de dados? As violações e vazamentos de dados envolvem roubo de identidade, e ocorrem em 65% dos casos de roubo pela internet. Dependendo dos dados vazados, os criminosos conseguem abrir contas bancárias ou fazer grandes compras em nome da vítima.
É possível que o CPF esteja sendo utilizado indevidamente por terceiros quando a vítima recebe cobranças de dívidas desconhecidas, compras e empréstimos não realizados pelo titular. A situação pode agravar e até acarretar ter o nome negativado por endividamento.
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.