O que é a escrituração?

No meio empresarial brasileiro, escrituração é o ato de se efetuarem os lançamentos em contas — geralmente para fins contábeis — posteriormente compilados em livros e fichas.
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Qual o conceito de escrituração?

Se trata do registro cronológico e específico da origem de todos os fatos que aconteceram na companhia. Todas as empresas necessitam manter uma escrituração contábil para que seja possível controlar o seu patrimônio. Isso faz parte de um bom planejamento tributário de qualquer empresa.
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O que é a escrituração da empresa?

A escrituração contábil é uma obrigação da maioria dos negócios, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI). É com esse conjunto de lançamentos contábeis que a empresa declara todo o processo de controle patrimonial à Receita Federal e mantém a regularidade da atuação.
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Para que serve a escrituração?

A escrituração contábil serve para controlar o patrimônio de uma empresa. Sua obrigação é expressa em lei, mais especificamente o artigo 1179 da lei 10.406/2002 do Novo Código Civil.
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O que é Escritura na contabilidade?

A escrituração contábil é o registro do conjunto de lançamentos contábeis de uma empresa, feito de forma cronológica e especificando a origem de todos os fatos que aconteceram na companhia. A escrituração contábil é muito importante para controlar o patrimônio da empresa, e é um dos pilares do planejamento tributário.
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O QUE É A ECD? TUDO SOBRE A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL!

Como deve ser feita a escrituração?

A escrituração contábil deve ser executada com observância das disposições legais, em idioma e moeda corrente nacional, em forma mercantil, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.
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O que é escrituração financeira?

A escrituração contábil é o registro sistemático e diário de todas as transações financeiras realizadas pela empresa. Esse registro deve ser feito em livros próprios, denominados de Livro Diário e Livro Razão, de acordo com as normas e princípios contábeis.
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Como é feita a escrituração contábil?

Como funciona a escrituração contábil

A escrituração contábil é feita por meio dos livros Diário e Razão conforme as formalidades estipuladas pelo Decreto Lei 486/1969. No Livro Diário, são registrados todos os fatos contábeis, seguindo a ordem cronológica, seja por partidas mensais ou sintetizadas.
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Quem precisa fazer a escrituração contábil?

Portanto, de acordo com a legislação vigente, a manutenção da escrituração contábil regular é obrigatória a toda entidade, independentemente do tipo de tributação. Considera-se exceção a tal regra apenas o micro empreendedor individual, conforme legislação abaixo: Lei complementar 123/2006 , art 18-A.
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Quem é o principal responsável pela escrituração?

A escrituração fiscal é uma preocupação do empresário, porém o responsável pelo envio das informações é o contador ou o departamento de contabilidade.
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O que é escrituração fiscal e contábil?

A Escrituração Contábil Fiscal é um documento anual equivalente a uma declaração de Imposto de Renda, só que para pessoas jurídicas. Foi criada em substituição a DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica.
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Quais são os tipos de livros de escrituração?

Os livros contábeis exigidos por lei são o Livro Diário e o Livro Razão. Ambos os registros podem ser realizados de forma digital, através do SPED Contábil do Governo Federal. A legislação que determina a obrigatoriedade da Contabilidade nas empresas é o Código Civil, onde consta: “Art. 1.179.
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Para que serve a ECD?

O que é ECD? Instituída para fins fiscais e previdenciários, a ECD é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e surgiu para substituir a escrituração que antes era realizada em papel.
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Para que serve a escrituração Fiscal?

A Escrituração Fiscal serve para a empresa prestar contas para a Receita Federal sobre suas movimentações financeiras e contábeis.
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O que é período de escrituração?

37 - O período de escrituração do livro refere-se ao primeiro dia de lançamento e ao último dia necessariamente, ou não? O período de escrituração deverá ser efetivamente o do primeiro e do último lançamento do livro, podendo ou não coincidir com o exercício social.
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Quais são os lançamentos contábeis?

Quais são os tipos de lançamentos contábeis?
  • Lançamentos de abertura: realizados no início do período contábil para registrar os saldos iniciais das contas;
  • Lançamentos de rotina: registros frequentes das operações diárias da empresa, como vendas, compras, pagamentos, recebimentos, entre outras;
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O que é o SPED contábil?

O que é? Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.
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Quanto custa uma escrituração contábil?

Preço médio cobrado

escrituração fiscal de entidades sem fins lucrativos: R$ 510. atas de assembleias gerais de empresas: R$ 3.500. contabilidade consultiva: a partir de R$ 800.
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Por que a escrituração contábil é importante?

Por meio da escrituração contábil, é possível obter informações precisas sobre a situação financeira de um negócio, tais como o saldo em caixa, as contas a pagar e a receber, os estoques, os investimentos, as despesas e as receitas. Por sua vez, essas informações são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
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Quais são os métodos de escrituração contábil?

O Método de Escrituração Contábil é o meio pelo qual registramos os fatos na contabilidade. Embora haja diversas maneiras de Escrituração Contábil, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas.
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Como fazer um lançamento contábil?

Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?
  1. Incentive a digitalização das informações. ...
  2. Conte com a tecnologia. ...
  3. Valorize a gestão estratégica. ...
  4. Respeite os princípios contábeis. ...
  5. Facilite o entendimento do seu cliente. ...
  6. Diferencie a sua contabilidade. ...
  7. Faça a aplicação de demonstrações contábeis.
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Quais são as demonstrações contábeis mais importantes?

Quais são as demonstrações contábeis obrigatórias?
  • 1- Balanço patrimonial. ...
  • 2- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
  • 3- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ...
  • 4- Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) ...
  • 5- Demonstração do Valor Adicionado (DVA) ...
  • 6- Notas explicativas.
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O que é o ECD e ECF?

Apesar de terem nomes bem parecidos, as obrigações têm finalidades e informações distintas, mas complementares. Enquanto a ECD evidencia toda a contabilidade por meio dos livros contábeis, a ECF nos mostra toda a apuração da base de cálculo, compensações, adições e exclusões da apuração do IRPJ e da CSLL.
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O que é ECD e EFD?

Fazem parte do Sped os seguintes projetos: Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecido como Sped Contábil; Escrituração Fiscal Digital (EFD), ou Sped Fiscal; a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
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O que é ECD e quem precisa declarar?

O que é a ECD

Essa obrigação diz respeito à entrega para a Receita Federal, de forma digital e organizada, dos Livros Contábeis.
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