O que é uma figura de linguagem assíndeto?
Assíndeto é a figura de linguagem usada quando há omissão de conjunções coordenativas que ligariam elementos ou orações coordenadas, isto é, aquelas que são independentes entre si.Qual a diferença entre assíndeto e polissíndeto?
Assíndeto é a figura de linguagem cuja função expressiva é omitir os conectivos em uma oração. Polissíndeto tem a função de repetir o mesmo conectivo ao longo do período.Qual é a diferença entre polissíndeto e anáfora?
A anáfora faz referência a algo já dito no texto, substituindo-o por sinônimos, pronomes ou apenas repetindo a palavra. Já o polissíndeto usa a repetição de conjunções para criar um efeito estilístico.Quais são as figuras de construção e exemplos?
As figuras de construção ou sintaxe são figuras de linguagem caracterizadas por construções frasais que se desviam de uma estrutura gramatical comum. É o que se pode verificar, por exemplo, na frase “Entrou Edna em sua bonita casa”, que se afasta da estrutura usual, isto é, “Edna entrou em sua casa bonita”.Polissíndeto e Assíndeto - Figuras de linguagem - Rápido e fácil I Português On-line
Quais são os 3 tipos de figuras de linguagem?
Como as figuras de linguagem são classificadas?
- Figuras de palavras ou semânticas: estão ligadas ao significado das palavras.
- Figuras de pensamento: combinam pensamentos e ideias.
- Figuras de sintaxe ou construção: causam interferência na estrutura gramatical das orações.
O que é a polissíndeto?
Polissíndeto é uma figura de linguagem que repete o uso de uma mesma conjunção para gerar um efeito de intensidade no enunciado e de continuidade do discurso. Por isso, essa figura é classificada como figura de sintaxe (ou figura de construção), já que afeta a estrutura do discurso.Qual a figura de linguagem que repete as palavras?
Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações. Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia.Qual é o exemplo de anáfora?
Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas. No exemplo, a anáfora ocorre quando o pronome “elas” retoma o elemento “Geovana e Flávia”, apresentado anteriormente. Perceba que, em vez de repetir o termo “Geovana e Flávia”, usou-se outro termo como referência: “elas”.O que é um Assíndeto exemplos?
Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.Quais são os 5 tipos de conjunções coordenativas?
Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.Como saber se é eufemismo?
Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.Como identificar o anacoluto?
De acordo com esses escritores, só é caracterizado anacoluto quando a frase é truncada e um pedaço do seu enunciado fica suspenso. Eu, acho que não estou passando muito bem. Nora, lembro dela toda vez que faço esse pudim. A vida, não sei como será sem saúde.O que é catáfora e exemplos?
Catáfora: A catáfora faz referência a um termo que será citado posteriormente no texto. Exemplo: “Isto é realmente um absurdo! Roubar a mãe! Onde já se viu!”O que é o que é aliteração?
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.O que é o que é assonância?
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.Quais são os exemplos de catacrese?
Exemplos de catacrese
- O dente de alho;
- A batata da perna;
- O salto de pico fino;
- A pele do tomate;
- O fio de azeite;
- A boca da garrafa;
- O braço do sofá;
- As maçãs do rosto;