O que é essa substância branca? Essa gosma branca que às vezes aparece no frango quando cozinhamos é chamada de albumina. É uma proteína que está presente na carne e que, quando esquenta, vem para a superfície.
O QUE É ESPUMA BRANCA EM CALDO DE GALINHA? Esta preparação tem uma alta carga protéica. Quando colocada em altas temperaturas, como água fervente, a graxa aparece na forma de espuma branca ou às vezes em um tom marrom claro.
O primeiro instinto das pessoas pode ser lavar o frango para remover toda a “a gosma que está lá", explica Keith Schneider, professor de microbiologia e segurança alimentar na University of Florida, nos EUA. No entanto, fazer isto quando se está planejando cozinhar bem o frango é completamente estético e inútil.
As listras brancas do frango, também conhecidas como "white striping", são uma junção de fibras musculares e gordura da ave. Apesar de muita gente tirar as listras na hora de preparar o alimento, elas são comestíveis.
"Isso porque a prática favorece a proliferação de microrganismos nocivos que são espalhados junto com a água nas superfícies ao redor, aumentando o risco de contaminação cruzada de outros alimentos e, consequentemente, de intoxicação alimentar", explica.
NÃO FAÇA FRANGO SEM VER ESSA DICA🍗🍗COMO TIRAR BABA e CHEIRO FORTE DO FRANGO EM 15 MINUTOS !!
É necessário limpar frango?
Não tem a necessidade de lavar (o frango). A água não vai eliminar, pelo contrário, vai espalhar as bactérias pela pia. Fazendo o cozimento correto, as bactérias vão ser eliminadas e não vai ter mais perigo nenhum”, explica Emília França Lima, doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP).
Lavar o frango, ou qualquer outro tipo de carne, antes do cozimento não é recomendado, pois a água não mata as bactérias e pode espalhá-las pelo ambiente, contaminando a louça que está próxima, por exemplo.
Os animais infectados comumente não apresentam sintomatologia, mas eliminam a bactéria em grande número nas fezes, contaminando o ambiente, onde ela pode resistir por muito tempo,especialmente em presença de matéria orgânica.
Você sabia que a coriza infecciosa, doença bacteriana causada pelo Haemophillus paragallinarum, ataca as galinhas de forma aguda, impactando não apenas a saúde, mas também a produtividade da sua granja? Acredite. É verdade! E o prejuízo causado pela doença é enorme.
Para evitar doenças como intoxicação alimentar, elimine esse hábito de sua rotina. Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.
O truque para limpar o frango com mais praticidade consiste em encaixar um garfo na pontinha do nervo e puxar. Essa parte fica na extremidade mais fina da peça e costuma ser rosada ou levemente esbranquiçada.
Sim, qualquer mulher pode ter uma secreção vaginal diária e isso é normal. Essa secreção varia de acordo com a época do ciclo, por exemplo, se ela não estiver tomando pílula, no meio do ciclo menstrual vai observar um corrimento semelhante a “clara de ovo, pegajoso e transparente, que é o corrimento da ovulação.
"A gosma branca é principalmente água e proteína. A proteína da carne de aves é facilmente digerida, o que significa que é desnaturada rapidamente durante o processo de cozimento, então ela libera água, liberando proteína solúvel.
Essa gosma branca que às vezes aparece no frango quando cozinhamos é chamada de albumina. É uma proteína que está presente na carne e que, quando esquenta, vem para a superfície. Isso acontece mais em frango que foi congelado e descongelado, porque o gelo faz uns buracos nas células da carne.
Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. O mais importante é que a gema fique dura.
Como a salmonela reside no intestino das aves e é excretada nas fezes, a movimentação das galinhas pode fazer com que a bactéria se aloje facilmente em diversas partes da ave, como os pés, a pele e as penas.
Não é só a data de validade: o frango que não está adequado para consumo pode apresentar sinais de deterioração como alterações no cheiro, na textura e na cor. Se ele estiver com cheiro ácido, textura viscosa ou começando a ficar com uma cor verde-acinzentada, não arrisque: é direto para o lixo.
Especialistas afirmam que lavar frango com vinagre ou limão são técnicas perigosas para a saúde. Portanto, não tenha medo de cozinhar o frango ao natural.
Limão e água fervente são completamente dispensáveis, afirma Dr. Bactéria. Ainda durante a participação, o especialista afastou a chance de eliminar as bactérias do frango com outras práticas, como jogar água fervente ou limão no frango cru.
Hoje em dia, é sabido que não devemos lavar o frango ou qualquer outra proteína animal. A carne não precisa ser lavada, pois o seu consumo deve ser feito com o alimento em bom estado, sem cheiro, cor ou textura alterados, e nesse caso a água não “lavaria” nada, daria apenas um banho.
“Lavo ele com água, passo um limão e depois enxáguo, é bom pra tirar o cheiro e aquela 'gosminha' também”, diz dona Célia Regina, representante comercial, ela adora preparar a receita da mãe, um frango com quiabo que seu marido Cláudio é apaixonado no prato.
O hábito de lavar frango geralmente gera dúvidas e há um entendimento entre especialistas de que não se deve higienizar a carne em água corrente, visto que pode favorecer a proliferação de bactérias, como a Campylobacter, na pia, utensílios e até em outros alimentos, aumentando as chances de uma possível intoxicação ...