A Educação Física teve suas raízes na Grécia Antiga, onde era considerada uma parte essencial da educação dos cidadãos. Os gregos valorizavam muito a prática de atividades físicas e esportes, que eram vistas como uma forma de desenvolver o corpo e a mente.
Sabe-se que a Educação Física aparece na história da educação brasileira desde o período do Brasil Império. Nos primeiros tempos da República no país, a constituição da área de Educação Física foi sistematizada, devido às influencias dos militares e médicos (Coletivo de Autores, 1992).
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
Como a história da Educação física pode ser importante?
Assim, os estudos históricos terão uma possibilidade maior de contribuir efetivamente com a Educação Física brasileira, permitindo interpretações de seus processos e caminhos no decorrer do tempo, lançando luz nas discussões contemporâneas, e, diriam alguns, até mesmo contribuindo no perspectivar do futuro.
A história da educação é muito ampla: sua origem se dá desde os primórdios da sociedade, através da transmissão de conhecimentos entre gerações. Era muito comum que o saber fosse passado principalmente através de histórias e gravuras, dos entes mais antigos para os mais jovens de um determinado grupo.
A História da Educação oferece fundamentos que permitem problematizar os objetivos da educação nos diferentes momentos históricos, e entender como foi concebida a relação entre estes objetivos e a realidade educativa, bem como suas contradições.
A História Local possibilita a compreensão do entorno do aluno, identificando passado e presente nos vários espaços de convivência. Essa temática permite que o professor parta das histórias individuais e dos grupos, inserindo o aluno em contextos mais amplos.
Como foi dividida a história da Educação Física no Brasil?
A Educação Física do Brasil pode ser dividida historicamente em cinco períodos: 1) Brasil colônia, compreendido pelo período de 1500 a 1822; 2) Brasil império, compreendido pelo período entre 1822 a 1889; 3) Brasil república, compreendendo os anos de 1890 até 1946; 4) Brasil contemporâneo, compreendendo os anos de 1946 ...
A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.
Como surgiu a Educação Física desde a Pré-história?
A Educação Física desde a pré-história foi influenciada pela sociedade, cuja maior preocupação era o desenvolvimento da força bruta. As atividades físicas da época eram restritas a defender-se e atacar. Assim, destaca (BAGNARA, 2010):
Reforma Couto Ferraz, a qual tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte. De modo geral houve grande contrariedade por parte dos pais em ver seus filhos envolvidos em atividades que não tinham caráter intelectual.
Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
No Brasil, o inicio do esporte deu se na metade da década de 40. Entre 1946 e 1968 a Educação Física sofreu a influencia de um método criado na França, por AUGUSTO LISTELLO, conhecido como Método Desportivo. Generalizando, esse método procurou na Educação Física, dando ênfase ao aspecto lúdico.
Como era a Educação Física antigamente nas escolas?
A área da Educação Física era vista majoritariamente pela perspectiva profissional e não acadêmica. O curso, portanto, focava-se em disciplinas de orientação prática, como esportes, jogos e danças. O lema era: “aprender a executar para poder ensinar”.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental.
Qual a importância de estudar a história da Educação Física?
Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.
A educação física é uma área que trabalha para introduzir o ser humano na cultura do movimento. Para isso, propõe uma série de atividades planejadas para a promoção do condicionamento físico de crianças, jovens e adultos, sendo uma importante área para colaborar tanto com a saúde física quanto mental.
Como se desenvolveu a história da Educação Física?
A Educação Física surgiu concomitantemente com o surgimento do homem sobre a Terra. Quando o homem sentiu a necessidade de lutar, conquistar, fugir e caçar para sobreviver começou também a procura pela melhoria de sua condição para executar estas tarefas.
Quais os quatros períodos da História da Educação Física?
Fase Higienista (de 1889 até 1930); • Fase Militarista (de 1930 até 1945); • Fase Pedagogicista (de 1945 até 1964); • Fase Competitivista (de 1964 até 1985/1988); • Fase Popular (de 1985/1988 a 1996); • Fase Contemporânea (de 1996 até os dias atuais).
A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.
Qual é o principal objetivo da história da educação?
O estudo da História da Educação será de suma importância para ajudar a compreender o modelo educacional que possuímos hoje, entender os possíveis erros que ocorreram de forma que possamos preveni-los e evitá-los.
A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.