Intencionalidade: refere-se ao esforço linguístico do locutor (escritor/falante) em expressar a sua mensagem, por meio de um texto coerente e coeso. Todo texto é produzido com algum intuito comunicativo.
Aqui está o ponto principal da intenção: ela nunca é meio-termo ou ineficiente. Não se pode progredir se você quiser algo “mais ou menos”. É necessário obter clareza sobre o que se deseja e espera alcançar antes de criar uma determinação inabalável para conquistar esse objetivo.
Intencionalidade: refere-se ao modo ou à forma como o autor constrói o texto para alcançar determinada intenção. Nesse sentido, cabem principalmente os textos publicitários, nos quais a linguagem e o texto se moldam para convencer o consumidor.
Em textualidade, pode indiciar três instâncias: 1) a vontade atribuída ao autor na produção de um texto; 2) o propósito do leitor na descodificação do texto; 3) o conjunto de inferências que relevam do próprio texto em relação a tudo o que pretende significar.
Você sabe a diferença entre texto, contexto e intenção?
O que é intenção na textualidade?
Intencionalidade: refere-se ao esforço linguístico do locutor (escritor/falante) em expressar a sua mensagem, por meio de um texto coerente e coeso. Todo texto é produzido com algum intuito comunicativo.
Em estética e na teoria literária, a intencionalidade do autor é um conceito que se refere a uma intenção do autor e como isso é entendido em sua história. Nos estudos literários, a questão da validade dos métodos de determinação da intenção do autor têm sido debatida desde o começo do século XX.
Intenções são estados mentais nos quais o agente se compromete com um curso de ação. Ter o plano de visitar o zoológico amanhã é um exemplo de uma intenção. O plano de ação é o conteúdo da intenção, enquanto o compromisso é a atitude em relação a este conteúdo.
Seu significado carrega uma ideia de propósito, desejo, aspiração. Intenção é, portanto, um substantivo feminino sinônimo de disposição. Tem como origem a palavra em latim intentio. Geralmente, palavras latinas com a terminação –tio tendem a sofrer evolução para a terminação –ção.
O uso da escrita deu início a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens produzidas por pessoas que haviam morrido há séculos, ou distantes milhares de quilômetros. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.
É um instrumento preparatório que formaliza um compromisso futuro das partes em celebrar um convênio em termos que ainda serão definidos posteriormente.
A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.
O “tema” de um texto refere-se à ideia ou tópico central que está sendo abordado ou explorado naquele texto. É a mensagem principal, o assunto ou conceito central. Identificar o tema resulta em reconhecer o assunto principal do texto. É importante saber que o tema nem sempre está explícito ao longo da leitura.
A intencionalidade está relacionada ao modo como o produtor constrói seu texto a fim de alcançar seus objetivos na interação comunicativa. Para ter êxito, ele se empenha em produzir um texto coerente, de forma que o interlocutor compreenda a intenção e o sentido da mensagem.
Um texto publicitário nada mais é do que uma comunicação com o objetivo de fazer o anúncio de alguma coisa. Podem ser as ofertas de um e-commerce ou as datas para vacinação em uma cidade.
No behaviorismo radical o propósito e a intenção são interpretados como uma conseqüência reforçadora – a pessoa comporta-se de determinada maneira porque é reforçada por fazer isso –, o propósito nesse sentido é a causa do comportamento, embora não se trate de causalidade final.
Qual a diferença entre intenção e intencionalidade?
Para ele, “a intenção é o nome do ato da vontade, estando pressuposto o ordenamento da razão que ordena alguma coisa para um fim”. Já Edmund Husserl prefere se referir à intencionalidade, conceituando-a como “a definição da própria relação entre o sujeito e o objeto da consciência em geral” (ABBAGNANO, 1982, p.
Um fator muito importante quando se trata da linguagem escrita é a chamada intencionalidade discursiva, ou seja, o verdadeiro objetivo pretendido pelo interlocutor através daquilo que ele escreve.