O que é a Nova Lei do SAC? A Nova Lei do SAC é uma atualização da legislação que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumir, entrando em vigor no final de 2022. Os principais motivos para esse novo texto são a virtualização das relações de consumo e a necessidade melhorar a inclusão das pessoas com deficiência.
SAC é a sigla para o termo “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. Consiste em um canal de atendimento que serve para o consumidor esclarecer dúvidas, dar sugestões, obter informações, fazer reclamações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos e serviços.
A nova lei do SAC prevê, ainda, a obrigatoriedade do atendimento humano, em período de, no mínimo, oito horas por dia. Assim, fica garantida a possibilidade de falar com um atendente em algum momento.
Entenda a Nova Lei do SAC em 2022 - O que Muda no Atendimento ao Consumidor com as Novas Regras
O que é o Decreto SAC?
O Decreto de 2022 busca melhorar a comunicação com o cliente, por meio da atualização de diversos pontos do Código de Defesa do Consumidor. Para isso, ele fixa novas regras de atendimento, especialmente em relação aos canais disponíveis e à acessibilidade.
O SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, visa estabelecer um canal direto entre clientes e empresas, facilitando a resolução de problemas, a apresentação de sugestões, o esclarecimento de dúvidas, e a expressão de reclamações sobre a marca, seus serviços ou produtos.
De acordo com a nova Lei do SAC, caso o atendimento ao cliente caia – seja por telefone ou outros canais – antes da finalização, é o atendente que deverá retornar a chamada para concluir o atendimento. Além disso, durante esse novo atendimento, o atendente não poderá pedir para que o cliente repita a demanda.
Qual é a lei que regulamenta o SAC? Desde outubro de 2022, está em vigor o Decreto 11.034/22, nova lei a regulamentar o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). O decreto substitui o Decreto 6.523/08, que vigia até então.
O que rege o Decreto 6.523 sobre o atendimento nos SACs?
A nova norma atualiza a primeira legislação a cuidar do SAC no País, o Decreto 6.523, de 2008, e amplia aos consumidores o acesso a informações adequadas sobre os serviços contratados e ao tratamento de suas demandas.
O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um modelo de amortização de empréstimos em que o valor das prestações é decrescente ao longo do tempo. Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o saldo devedor remanescente, que diminui a cada parcela paga.
Você sabia que existem dois tipos de Serviço de Atendimento ao Consumidor? Eles são: SAC ativo e receptivo. O SAC ativo, por exemplo, ocorre quando a empresa toma a iniciativa de fazer contato com o consumidor a fim de tirar dúvidas, resolver problemas e melhorar a experiência de compra.
De acordo com o Decreto Nº 11.034, o SAC precisa ser gratuito e estar disponível para o consumidor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Inclusive, deve garantir a tempestividade, a segurança, a privacidade e a resolução de todas as suas demandas.
As reclamações, denúncias e sugestões encaminhadas pelo SAC trazem informações de extrema relevância para a regulação do mercado de capitais e a fiscalização das instituições supervisionadas pela CVM.
Como funciona o SAC? A forma tradicional do SAC acontece pelo atendimento por telefone, embora a maioria das empresas já adote múltiplos canais para realizar esse serviço. No geral, a empresa contrata uma equipe para o SAC ou terceiriza o serviço para outra empresa.
Qual é e o que diz a Lei de atendimento ao cliente?
No dia 5 de abril de 2022, foi lançado o Decreto nº 11.034, que regulamenta a Lei do SAC (nº 8.078/90), substituindo o Decreto de 2008. Ele entrará em vigor a partir de outubro de 2022, 180 dias após a sua aprovação. O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos 10 anos.
A Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), criada em 2008, reúne um conjunto de normas que asseguram ao consumidor a solução de problemas com produtos ou serviços através de canais de comunicação.
SAC é a sigla para Serviço de Atendimento ao Consumidor, um serviço prestado pelas empresas para atender seus clientes. O SAC permite tirar dúvidas, resolver problemas e aproximar clientes e empresas, e pode acontecer por telefone, pessoalmente ou por mensagem, dependendo da disponibilidade de tecnologias da empresa.
Quais decretos e portarias que regulamentam o SAC?
O decreto do SAC é como ficou conhecida a nova Lei nº 11.034, de abril de 2022, que regulamentou as diretrizes e normas para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) oferecidos por empresas como instituições bancárias, energia elétrica, serviços financeiros, saneamento, transporte, serviços de saúde e ...
De acordo com o novo decreto, SAC é o serviço de atendimento gratuito, realizado mediante diversos canais integrados dos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Executivo Federal, com a finalidade de dar tratamento às demandas dos consumidores, tais como informação, dúvida, reclamação, contestação, suspensão ou ...
A diferença entre SAC e ouvidoria está no fato de que o SAC atende chamados dos clientes, principalmente, em relação a solicitações, dúvidas e reclamações. Já a ouvidoria é considerada a última instância de atendimento, é um canal aberto para receber e solucionar conflitos entre os interesses da empresa e do cliente.