Em 1960, o drama ítalo-franco-brasileiro Orfeu Negro venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, mas representando a França, não o Brasil. Já em 1963, o país teve seu próprio representante entre os melhores filmes estrangeiros do ano com a obra O Pagador de Promessas.
VITÓRIA - Saraiva no Cariri (CE): indícios de um pterossauro voador (Flaviana Lima/.) Antônio Álamo Feitosa Saraiva se tornou o primeiro brasileiro a receber o prestigiado prêmio Morris F. Skinner, considerado o “Oscar da Paleontologia”.
Qual foi o primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar?
No Oscar de 1963, o Brasil teve mais sorte com sua candidatura “O Pagador de Promessa“, que conseguiu ser indicada e se tornou o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional (na época chamada de Melhor Filme Estrangeiro).
Qual foi a única brasileira que foi indicada ao Oscar?
1. A vitória vai além do prêmio. Apesar de não ter levado o Oscar para casa em 1999, Fernanda Montenegro fez história como a primeira e única brasileira indicada ao prêmio de Melhor Atriz.
O Primeiro Brasileiro Indicado a um Oscar, em 1945
Qual a única brasileira a ganhar o Oscar?
Em 1993, a brasileira Luciana Arrighi consagrou-se vencedora do Oscar de Melhor Direção de Arte pelo drama inglês Howards End; ela ainda concorreu ao prêmio em outras duas ocasiões.
Fernanda Montenegro está completando 95 anos. Uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, foi reconhecida tanto pelo seu trabalho no cinema quanto na televisão. Inclusive, na história, ela é a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Os vencedores incluíam: Emil Jannings, o primeiro ganhador do prêmio de melhor ator (The Way of All Flesh e The Last Command); Janet Gaynor para melhor atriz (7th Heaven, Street Angel e Sunrise: A Song of Two Humans); Frank Borzage para melhor diretor, drama (7th Heaven); Lewis Milestone para melhor diretor, comédia ( ...
O mesmo Afonso Segreto, considerado o primeiro cineasta nacional, realiza, em parceria com o irmão dele, Pascoal Segreto, a primeira exibição pública de um documentário feito por eles sobre a praia de Santa Luzia, em 5 de novembro de 1896. Mais uma cena: a chegada de um trem na estação de Petrópolis, no ano de 1897.
No entanto, Gwyneth Paltrow levou a estatueta. Um dos grandes clássicos do cinema brasileiro, o longa protagonizado por Montenegro retratava a história de Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas.
O Brasil já chegou perto do Oscar algumas vezes, mas nunca foi honrado com uma estatueta da maior premiação do cinema. Em 1960, Orfeu Negro (1959), filmado no Brasil, com atores brasileiros e falado em português, conquistou o prêmio, mas a estatueta foi para a França.
Um dos problemas na escolha brasileira era um apego a ideias ultrapassadas na categoria, como um certo tipo de filme ou temática que seriam privilegiados pela Academia, quando, na verdade, o critério principal tem sido a participação do longa-metragem em um dos festivais internacionais de maior prestígio, como Cannes, ...
O filme disputou quatro estatuetas, a maior quantidade dentre todas as produções nacionais que chegaram à premiação internacional. Concorreu em “Melhor Diretor” com Fernando Meirelles, “Melhor Roteiro Adaptado” com Bráulio Mantovani, “Melhor Edição” com Daniel Rezende e “Melhor Fotografia” com Cesar Charlone.
Em 1974, aconteceu uma situação bizarra que também marcou. Durante o anúncio do grande eleito a Melhor Filme, um homem, completamente nu, entrou no palco e saiu correndo. Esse homem, que se chamava Robert Opel, era defensor da causa gay e entrou fingindo ser um jornalista.
Entre 1975 e 1980, a cerimônia teve a apresentação de Hilton Gomes e no último ano deste, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho passou a comentar os indicados e os vencedores de cada categoria. Durante a década de 1980, a transmissão da cerimônia também contou com as apresentações de Hélio Costa e renato machado.
Quem foi a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz?
Dama do teatro, da TV e do cinema, Fernanda Montenegro fez história como a primeira (e até agora única) atriz brasileira a concorrer à categoria máxima de atuação no Oscar, em 1999. A comovente história de Dora em Central do Brasil conquistou também uma indicação como Filme Internacional.
Qual foi a única atriz brasileira indicada ao Oscar até 2013?
Considerada uma das melhores atrizes, é frequentemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil. Fernanda Montenegro foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Em 1999, a brasileira perdeu para Gwyneth Paltrow no prêmio mais importante do cinema mundial. Saiba onde está o troféu atualmente! Fernanda Montegro perdeu para Gwyneth Paltrow no Oscar de 1999; saiba onde está o troféu atualmente.
Entre os nomes que disputavam esta categoria em 1998, estavam: Jack Nicholson (vencedor) – Melhor é Impossível. Matt Damon – Gênio Indomável. Robert Duvall – O Apóstolo.