Tal como faz a primeira concepção tradicional, Bakhtin também sintetiza o “objetivismo abstrato” numa série de postulados: → 1. a língua é um sistema estável, imutável, de formas linguísticas submetidas a uma norma fornecida tal e qual à consciência individual e peremptória para esta.
A linguagem do ponto de vista bakhtiniano tem vida em um espaço enunciativo-discursivo e, com isso, amplia-se mais ainda ao ser considerada não como um privilégio do verbal, ou seja, todas as manifestações que tenham a interferência do homem constituem-se como linguagem, enunciado, texto.
Assim, para Bakhtin (1997b, p. 124), a língua vive e evolui historicamente na comunicação verbal concreta, não no sistema lingüístico abstrato das formas da língua, tampouco no psiquismo individual dos falantes.
Bakhtin, na tentativa de conceber a noção de língua e compreender sua realidade fundamental, bem como seu modo de existência, afirma que a língua deve ser entendida “como um fenômeno social da interação verbal, realizada pela enunciação (enunciado) ou enunciações (enunciados)”, e “não constituída por um sistema ...
Entende-se que Bakhtin é um “filosofo da interação” sua teoria engendra sempre a comunicação entre um “eu” e “outro” e, os enunciados são a liga dessa interação. O enunciado é a representação de uma dada realidade, que ao mesmo tempo que retrata a realidade nela se refrata, portanto, a ressignifica.
Ele acredita que a língua está sempre a serviço de um locutor que a usa numa determinada condição de enunciação em que a palavra, o signo, está de acordo com a situação social estabelecida concretamente; o locutor serve-se da língua para suas necessidades enunciativas concretas.
Concepção de língua(gem): um breve recorte histórico
De modo geral, os autores apresentam três: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma ou processo de interação.
Qual o conceito de linguagem para Vygotsky e Bakhtin?
Na perspectiva vygotskyana e bakhtiniana, não é o biológico que explica o desenvolvimento da linguagem, mas sim as interferências sócio-históricas; tese também aceita por Franchi. A linguagem é ela mesma um trabalho pelo qual, histórica, social e culturalmente, o homem organiza e dá forma a suas experiências.
Qual a concepção de língua para Saussure, Jakobson e Bakhtin?
O ponto congruente entre Saussure e Bakhtin é que tanto para um quanto para o outro, a língua é essencialmente social. Aquele postula que a língua é um produto depositado na mente dos falantes e tem caráter coletivo, que ele chamou de langue (FREIRE, 2007, p. 1).
Qual linguagem é definida por Bakhtin como objetivismo abstrato?
A segunda concepção, chamada por Bakhtin (2006) de “objetivismo abstrato”, ou, conforme Geraldi (1984), de “linguagem como instrumento de comunicação”, considera uma gramática universal com base em fatores fonéticos, gramaticais e lexicais, os quais permanecem imutáveis para todos os enunciados, ou seja, um sistema ...
Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A comunicação, tomada como realidade fundamental da língua, é justamente o processo de expressar-se em relação ao outro, e não simplesmente para o outro. É esse em relação, pelo qual o eu só existe em relação ao outro, e só assim pode se expressar, que configura a dinâmica da interação verbal/discursiva.
Para Bakhtin texto é todo sistema de signos cuja coerência e unidade se deve à capacidade de compreensão do homem na sua vida comunicativa e expressiva.
A primeira concepção de língua é chamada por Bakhtin de “subjetivismo idealista”. O filósofo sintetiza essa concepção basicamente dizendo que a língua é uma atividade, um processo criativo ininterrupto de construção (“energeia”), que se materializa sob a forma de atos de fala individuais.
Bakhtin e Volochinov (1992) explicam que a “palavra” sempre se dá em contextos de enunciações precisos, logo, em um contexto ideológico preciso e, em decorrência disso, a palavra sempre estará “carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial”, pois “não são palavras o que pronunciamos ou escutamos, ...
Bakhtin ressalta que os gêneros se constituem historicamente, sendo passíveis de variações e mudanças, acompanhando a evolução das interações sociais e a dinâmica inerente ao fluxo das transformações que intervêm nas relações mediadas pela linguagem.
Vimos, também, que Saussure define a língua como um sistema de valores, em que o valor de cada unidade é computado pela diferença que essa unidade apresenta em relação a outras unidades do sistema, e em relação a todo o sistema.
O círculo de Bakhtin foi um grupo de intelectuais multidisciplinares que se dedicou a pensar nas formas de estudar linguagem, literatura e arte. São vastas as suas contribuições em diversas áreas, tais como: a sociolinguística e análise do discurso.
Qual a diferença entre linguagem e língua para Saussure?
A linguagem tem caráter de uma faculdade presente nos indivíduos, mas que só pode ser falada a partir da língua. Por outro lado, a língua ocupa o espaço social e o autor ainda reforça que um fato só passará a ser linguístico quando ele se tornar um fato social, reconhecido por “todos”.
Quais as contribuições de Bakhtin para uma concepção sociointeracionista da linguagem?
Para Bakhtin (2004), a linguagem é um ato social que se realiza e se modifica nas relações sociais e é, ao mesmo tempo, meio para a interação humana e resultado dessa interação, já que seus sentidos não podem ser desvinculados do contexto de produção.
A concepção de linguagem como expressão do pensamento vê a língua como criação individual, materializada nos atos da fala; além disso, essa teoria se reflete nas práticas pedagógicas tradicionais do ensino de língua que têm como objetivo a correção formal da linguagem.
Quais são os conceitos que podem ser considerados como a grande contribuição de Bakhtin para os estudos linguísticos?
Assim, para tal autora, a principal contribuição de Bakhtin para as ciências humanas seria, sobretudo, sua cosmovisão de linguagem dialógica, introduzindo o discurso como social, situando a fala num contexto mais amplo, do seu conteúdo ideológico, com significado e sentido.
Ela acontece porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam arranjos e rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas, por isso é fundamental que os diferentes falares sejam considerados como variações, e não como erros.
De acordo com o primeiro, uma língua é um sistema formado por diferentes módulos: o fonético (os sons relevantes para a enunciação), o morfossintático (as unidades significativas e seu arranjo em frases e textos, segundo regras) e o semântico (os significados e os sentidos).
Tendo isso em vista, Geraldi (2003) aponta três concepções de linguagem que podem nortear o ensino de línguas: linguagem como i) expressão do pensamento; ii) instrumento de comunicação; e iii) forma de interação.