DENOTAÇÃO, “sentido denotativo, sentido literal” é a linguagem que utiliza as palavras e expressões com o sentido próprio, real (conforme o dicionário), habitual. A denotação é uma linguagem referencial, informativa, usada com o objetivo unicamente de informar, portanto é desprovida de emoções e sentimentalismos.
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO | Linguagens | Quer Que Desenhe | Descomplica
Como saber se a frase é denotativa?
Na linguagem denotativa, predomina-se o sentido literal das palavras, enquanto, na linguagem conotativa, predomina-se o sentido figurado. Ambas são importantes para a língua. Denotação e conotação são usadas para estabelecer comunicação de modos distintos.
Assim chamadas de palavras denotativas, elas podem expressar ênfase: palavras denotativas de realce. As palavras denotativas de realce, já que isolam um termo dentro da oração, devem se apresentar entre vírgulas. Algumas palavras denotativas, além de indicarem realce, também apontam para a idéia de partição.
Palavras ou expressões / locuções denotativas são as que, em relação às dez classes gramaticais da língua portuguesa, têm classificação à parte, não possuem uma classe gramatical específica segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB).
A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual. Por exemplo: Ana é uma flor.
Resumindo, então. O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada. As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário.
a leitura denotativa (ou objectiva), que consiste na descrição dos objectos, coisas e/ou pessoas no contexto e localização espacial em que se encontram; a leitura conotativa (ou subjectiva), que consiste em interpretar a imagem de acordo o marco de referência de cada um, logo permite uma leitura própria.
Qual a diferença da linguagem conotativa e denotativa?
O sentido conotativo é aquele que vai além do sentido literal da palavra em questão. Por sua vez, o sentido denotativo é aquele que se refere ao significado real de um termo, o do dicionário.
A denotação é uma linguagem referencial, informativa, usada com o objetivo unicamente de informar, portanto é desprovida de emoções e sentimentalismos. Está presente em inúmeros gêneros textuais que circulam em nosso dia a dia, especialmente nos textos jornalísticos.
Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.
São palavras que, embora, em alguns aspectos (ser invariável, por exemplo), assemelhem-se a advérbios, não possuem, segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, classificação especial.
Qual alternativa traz um exemplo de uso da denotação?
A alternativa que traz um exemplo de uso da denotação é a letra D: "O sabor amargo da planta afasta os predadores". A denotação é o uso da palavra em seu sentido literal, ou seja, sem nenhum tipo de figura de linguagem ou sentido conotativo.