Isso é o tártaro, uma placa bacteriana que não é nada agradável de se ver quando alguém sorri. Somente a escovação correta, preferencialmente feita com a ajuda de um creme dental antitártaro, e o uso do fio dental, podem reduzir a formação do tártaro.
O que é a massinha no dente que o dentista usa? A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração.
Essas manchinhas são um problema bastante comum e muitas vezes são ignoradas, porque poucas pessoas conhecem suas causas. Há vários fatores que estão relacionados às principais causas do dente manchado de branco, como: cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte.
Um relato frequente durante o pós-operatório da extração dentária é o aparecimento de uma massa branca sobre o local, que pode ir escurecendo com o tempo. Isso se deve ao acúmulo de placa bacteriana. Nesse caso, o paciente deve-se atentar ainda mais quanto às boas práticas de higienização.
Cárie. As cáries começam por um processo de desmineralização do esmalte, ou seja, é o primeiro sinal de desgaste do esmalte do dente e por isso é comum surgirem manchas brancas.
BRANCO na Cirurgia o que é? EXTRAI UM DENTE e o local está esbranquiçado o que fazer?! #71
Como remover massa branca do dente?
O tratamento para retirar tártaro dos dentes geralmente é feito em consultório do dentista, que pode fazer uma limpeza profunda com raspagem, ultrassom e laser para remover a película formada sobre dos dentes e gengivas, promovendo também o clareamento dos dentes.
Desde poucos dias até vários anos. Em geral, quanto maior ela for, maior é o risco de apresentar algum tipo de falha em algum dia. Restaurações menores, em quaisquer materiais, tendem a ter uma durabilidade maior.
É normal ficar um negócio branco onde arrancou o dente?
Sim, ficar um buraco com uma massa branca dentro é normal e é isso que vai fazer cicatrizar de dentro para fora. Isso não é uma sujeira. Se você a remover pode causar sérios problemas. O único bochecho que se deve fazer é o Periogard, e ainda assim somente para manter na boca e molhar o local.
O que fazer se uma obturação cair? Se a sua obturação cair, a primeira coisa a se fazer é procurar seu dentista, com urgência! Caso você demore em procurar um profissional, o prejuízo pode ser muito maior do que um “pedaço do dente” que caiu.
Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana, uma mistura de resíduos de alimentos, saliva e bactérias “ruins”. Quando ela não é completamente removida, fica presa e endurece, formando uma crosta de cor amarelo ou branca: o tártaro.
Após a extração dentária, haverá uma remodelação tecidual e o tecido inicialmente poderá ficar esbranquiçado e com o tempo retomará a cor inicial. É preciso avaliar também se existe alguma contaminação ou acúmulo de alimentos. É comum, mas não é bom. Parece ser um quadro de acúmulo de placa onde tem os pontos.
A expressão “macarrão al dente” vem do italiano e significa, nada mais nada menos, do que “ao ponto”. No Brasil, algumas pessoas também o chamam de “macarrão ao dente”. Mas que ponto é este afinal? O chamado de cozimento perfeito é quando a massa já não está crua, mas também não está macia demais.
Normalmente os profissionais orientam que a escovação tem que ser feita três vezes ao dia, com uma duração de dois minutos por vez, e também que se espere 30 minutos após a refeição para seguir com a escovação. No momento de nos alimentarmos, é comum alguns alimentos açucarados deixarem acúmulos de placa nos dentes.
O catarro branco geralmente surge devido a infecções ou inflamações respiratórias como bronquite, sinusite, ou doenças mais complicadas como a doença pulmonar obstrutiva crônica. Mas também pode estar relacionado a alterações no sistema digestivo, como refluxo ou alergia alimentar, por exemplo.
O caseum na garganta ocorre por conta do acúmulo de restos de alimentos, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro. Também são causas dos cáseos amigdalianos: boca seca, excesso de saliva, acúmulo de muco (como em quadros de rinite e sinusite), maior descamação das células da boca, entre outras.
Conhecida como sapinho, a candidose oral, candidíase ou monilíase é a doença provocada por um fungo chamado Candida albicans. Fungos são estruturas simples que existem na natureza há milhões de anos.
Somente a escovação correta, preferencialmente feita com a ajuda de um creme dental antitártaro, e o uso do fio dental, podem reduzir a formação do tártaro. Depois de formado, somente seu dentista poderá retirar o tártaro dos dentes. É um processo simples e rápido, que deixará seu sorriso lindo novamente.
Este é um problema recorrente que deixa muitas pessoas apreensivas, pois quando ele acontece o dente fica desprotegido. Apesar disso, você não precisa se preocupar: se a sua obturação caiu, procure um dentista o mais rápido possível e repare a obturação.
A fluorose dentária é a causa mais comum no surgimento de manchas brancas, mas não é a única. Outras causas comuns são as cáries, hábitos incorporados no seu estilo de vida ou, até, acidez excessiva na boca.
Isadora Belon Albanese, 18 anos, morreu em 23 de abril, quatro dias após extrair o dente do siso. Ela morava com os pais, Grasiela e Ricardo Belon Albanese, em Porto Feliz (SP).
2 a 3 dias: diminuição do inchaço da boca e bochechas; 7 dias: remoção dos pontos realizados pelo dentista; 7 a 10 dias: diminuição da rigidez e a dor na mandíbula; 2 semanas: recuperação e cicatrização por completo.
O procedimento fundamental, em caso de queda ou dano na obturação, é a consulta com o dentista o mais rápido possível. Com a ação do tempo e sem os cuidados necessários, a restauração pode apresentar falhas ou rachaduras.
O tártaro é uma formação mineral facilmente visível, sendo o sinal mais comum, uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival e sua principal causa é a higiene inadequada ou insuficiente.
Sim, é normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer restauração. Ou seja, a região tende a ficar mais sensível porque, vale repetir, essa é uma intervenção na sua boca.