Segundo Gil (2008), o método científico é definido “como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento” (GIL, 2008, p. 8). Severino (2007) conceitua o método científico como o método próprio da ciência, que é essencial para a construção do conhecimento.
Para Gil (1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento.
Segundo Bruyne (1991), a metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz, portanto, a uma “metrologia” ou tecnologia da medida dos fatos científicos.
A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A seguir são apresentadas as definições para cada um dos conceitos, segundo VERGARA (2006, p. 47): Pesquisa metodológica é o estudo que se refere a instrumentos de captação ou de manipulação da realidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim.
As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...
Outrossim, Gil (2010) destaca que a pesquisa aplicada abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem. Já Gerhardt e Silveira (2009, p.
A metodologia é uma ciência que estuda o caminho, se propõe a fazer uma reflexão sobre o caminho. Em uma pesquisa, o que se busca é o conhecimento; procura-se conhecer um pouco mais sobre determinado assunto, certa questão que não se conhece tão bem, algum aspecto que precisa ser aprofundado.
Conforme Marconi e Lakatos (2003), o método é o conjunto de atividades sistemáticas e racionais, que permite com a maior segurança e economia alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detetando erros e auxiliando as decisões do cientista.
Mas é isso mesmo: a metodologia é uma “ciência que estuda os métodos aos quais ela mesma recorre” (Dicionário Houaiss). De acordo com a lógica, ela estabelece métodos específicos de investigação, pesquisa e estudo. Metodologia, portanto, pode ser definida como uma sistematização para alcançar um resultado.
É a transcrição das ideias de um autor usando suas próprias palavras. Ao contrário da citação direta, a citação indireta deve ser encorajada pois é a maneira que o pesquisador tem de ler, compreender e gerar conhecimento a partir do conhecimento de outros autores.
Podemos dizer que a metodologia científica trata-se de um conjunto de processos dentro de uma pesquisa ou trabalho acadêmico. Esta metodologia promove autenticidade e valor científico, bem como confiabilidade. O objetivo de qualquer pesquisa a partir de uma metodologia será de avaliar uma situação e propor uma solução.
Para Gil (2007), a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. Uma metodologia é a estratégia abrangente e a lógica de seu projeto de pesquisa, a abordagem através da qual sua análise ocorre.
É o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. Explicação: Metodologia é uma palavra derivada de "método”, do latim methodus, cujo significado é “caminho ou via para a realização de algo”.
De acordo com Antônio Carlos Gil, , em seu livro “Métodos e técnicas de pesquisa social”, a pesquisa científica básica deve ser motivada pela curiosidade e suas descobertas devem ser divulgadas para toda a comunidade, possibilitando assim a transmissão e debate do conhecimento.
O que é metodologia de pesquisa? É basicamente o plano de ação que guia os pesquisadores em sua jornada de descoberta, desde o momento em que formulam suas perguntas até a análise dos dados coletados. Em termos simples, é como o mapa que indica o caminho para alcançar resultados confiáveis e significativos.
Gil (1991, p. 19) considera a pesquisa como "procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos".
Gil (2009) aponta alguns propósitos dos estudos de caso: 1) explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos; 2) preservar o caráter unitário do objeto estudado; 3) descrever a situação do contexto em que está sendo feita uma determinada investigação; 4) formular hipóteses ou desenvolver ...