A moeda na Dinamarca é a coroa dinamarquesa (kroner, DKK), que é dividida em 100 øre. A taxa de câmbio é aproximadamente US$ 1/DKK 5-6. Os cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos.
A coroa dinamarquesa é a moeda oficial da Dinamarca e tem por símbolo Kr e por código DKK. É divisível em 100 ore e também é utilizada nas províncias autónomas da Gronelândia e das Ilhas Faroés.
A média dos salários é de 45.481,00 kr (cerca de R$ 31.836,73), segundo o site Statistics Denmark. Vale lembrar que não há um salário mínimo instituído legalmente na Dinamarca.
O custo de vida na Dinamarca é geralmente alto. Viver em Copenhague pode custar entre 1.280 e 1.800 euros por mês, enquanto o orçamento mensal recomendado para cidades menores como Aalborg é em média de 1.000 euros por mês.
Entre as vantagens de se morar na Dinamarca estão a qualidade de vida, a confiança nas pessoas (é o mais menos corrupto mundo), os altos salários, estar na Europa e poder viajar pelo continente, a infraestrutura e o altíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
A moeda oficial da Suíça, representada pelo código CHF, vale USD 1,07. O país, considerado um dos mais ricos e desenvolvidos da atualidade, atrai muitos investimentos, turistas e desponta como um dos principais pólos do setor tecnológico.
Hoje, as moedas mais caras e valorizadas do mundo, se tomarmos seu valor em relação ao dólar americano, são: dinar do Kuwait, dinar do Bahrein, rial de Omã, dinar da Jordânia, libra esterlina, libra de Gibraltar, dólar das Ilhas Cayman, franco Suíço, euro e o dólar dos EUA.
A produção industrial é variada em relação ao tamanho do país. Entre os produtos industrializados que tornaram a Dinamarca famosa no exterior figuram a cerveja, os medicamentos, a mobília e os produtos da avançada indústria metalúrgica.
Desde 25 de março de 2001, brasileiros são isentos de visto para entrar na Dinamarca, bem como nos demais países do Tratado Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, ...
Qual o valor do salário mínimo na Dinamarca? A Dinamarca não dispõe de um salário mínimo nacional. Portanto, os ganhos dependerão, basicamente, da carga de trabalho semanal e da categoria profissional da qual fará parte. Em média, a hora paga fica em torno de Kr 110.
Dinamarquês é o idioma que você mais ouvirá na Dinamarca. No entanto, o inglês também é muito importante - 86% dos dinamarqueses falam inglês como segunda língua.
No entanto, a maioria dos setores na Dinamarca adotam um sistema de 37 horas semanais, até no máximo 48 horas. Por fim, as férias remuneradas são de cinco semanas e o salário mínimo também é determinado por decisões coletivas.
Apesar de 65% da área total da Dinamarca ser utilizada para a agricultura, a exportação industrial dinamarquesa é quatro vezes maior do que a exportação agrária.