A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta.
Seu título era 'Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados'. E seu objetivo era 'Esta Norma especifica requisitos de sistema da qualidade para uso onde há necessidade de demonstrar capacidade do fornecedor para fornecer produtos conformes para um projeto estabelecido'.
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua do processo produtivo.
ISO 9000. Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. ...
ISO 9001. Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. ...
Em inglês: International Organization for Standardization. Use todas as letras da sigla em maiúscula: ISO. A sigla reproduz o prefixo grego -iso, de isos, que significa igual.
As normas ISO são normas internacionais que ajudam a melhorar a qualidade e a segurança de bens e serviços e, não menos importante, a facilitar o seu intercâmbio entre países e empresas. Além disso, a normalização destina-se a promover a cooperação entre instituições e empresas nos negócios, tecnologia e ciência.
Onde a ISO 9001 pode ser aplicada? A ISO pode ser aplicada em qualquer organização, seja ela uma indústria, um prestador de serviços, uma instituição de ensino, um hospital, ou até mesmo uma pequena empresa. Ela é adaptável a diferentes setores e tamanhos de negócios, o que a torna universalmente relevante.
A ISO (Organização Internacional de Normalização) é a federação mundial de organismos nacionais de normalização (organismos membros da ISO) que estabelece Normas Internacionais, foi fundada em 1947 e tem a sua sede em Genebra, Suíça.
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da ISO. A ABNT NBR ISO 9001 é um conjunto de requisitos que se aplicados de maneira eficaz permite que o desempenho de uma organização melhore continuamente.
Porém não existe Certificado ISO 9000 ou Certificado ISO 14000, por exemplo. A ISO é uma instituição que apenas cria e divulga padrões aceitos sob consenso internacional, não efetuando qualquer tipo de avaliação – esta cabe aos Organismos Certificadores.
Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.
A ISO tem como objetivo principal aprovar e promover o desenvolvimento de normas internacionais, testes e certificação de empresa e produtos, sendo as principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela empresa.
A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta.
Se observarmos o nome da sigla em inglês, vemos que seria IOS, mas para padronizar a sigla e fazer com que ela fosse mais bem compreendida entre os países, ela foi firmada como ISO. Além disso, também porque “isos” em grego significa “igual”, uma nomenclatura bastante adequada ao propósito da organização.
A primeira norma que vamos citar é a norma ISO 9000, que é uma das mais procuradas pelas empresas pois, seu propósito no Brasil é estabelecer padrões para que se crie um sistema de gestão da qualidade (SGQ), além de aperfeiçoar procedimentos e obter uma alta performance nas empresas pelo fato de ser voltada para a ...
Os requisitos das normas ISO abrangem questões voltadas à gestão organizacional e de competência técnica que precisam ser estabelecidas para garantir o sucesso da parceria e uma relação positiva para ambas as partes. Na gestão ambiental, os requisitos iniciais abrangem temas ligados ao licenciamento e infraestrutura.
Em resumo, as normas ISO servem como referência para aprimorar a qualidade, a segurança, a sustentabilidade e o desempenho das organizações em todo o mundo.
Com o objetivo de melhorar o desempenho das organizações para o alcance de um alto nível de qualidade em suas operações, a Certificação ISO 9001 viabiliza o cumprimento de requisitos legais e regulatórios, ajudando as empresas a conquistarem novos mercados e a identificarem riscos ao negócio.
Como o nome sugere, as normas ISO existem com a finalidade de padronizar as normas de conduta, implementação de soluções, entre outras questões que elevam o patamar das empresas ao nível internacional.
O ISO é uma medida que determina a sensibilidade do sensor da câmera à luz, oferecendo uma maneira de clarear suas fotos quando não é possível usar uma velocidade de obturador mais longa ou uma abertura maior.