A Nova Aliança é a realização espiritual do convênio Abraâmico. Os adeptos acreditam que a Nova Aliança entrou em vigor com o ministério de Jesus, como na Última Ceia , quando Jesus disse em Lucas 22:20 "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós."
Jesus dá novo rumo, novo sentido à história da salvação. Com ele, termina a Antiga Aliança (Antigo Testamento), que celebrava a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, e começa a Nova Aliança (Novo Testamento), a qual realiza a nossa libertação do pecado.
A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.
O homem na antiga aliança não contava com os recursos espirituais com os quais nós contamos hoje. É na nova aliança que temos a promessa da justificação para o pecador na base da fé em Jesus Cristo. Quem crê em Jesus Cristo está salvo, está justificado. Justificado e salvo não pelas obras, mas pela fé.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
17. A Nova Aliança em Jesus Cristo - Augustus Nicodemus
Qual é a nova aliança com Deus?
31, 31-34). Esta nova aliança instituiu-a Cristo, o novo testamento no Seu sangue (cfr. 1 Cor. 11,25), chamando o Seu povo de entre os judeus e os gentios, para formar um todo, não segundo a carne, mas no Espírito e tornar-se o Povo de Deus”.
A aliança de sangue é uma forma de pacto mútuo, ou seja, duas pessoas firmam um acordo, selado com sangue. Esta aliança jamais pode ser quebrada. É esse tipo de aliança que Deus fez conosco.
A Nova e Eterna Aliança acontece, e é definitiva, no Mistério da Morte e Ressurreição ao Senhor! Por isso o cristão nunca se desespera diante dos problemas existentes na sociedade e no mundo!
Por que Cristo é a nova aliança entre Deus e os homens?
Quem recebe a Jesus Cristo como Senhor e Salvador entra numa aliança com Ele. Da parte de Deus, não precisamos nos preocupar, porque Deus é fiel e nunca quebra os termos das Suas alianças (Hb 6.17-18). Por isso, a nova aliança é chamada de uma aliança eterna (Hb 13.20).
A primeira aliança de Deus foi estabelecida com Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com seus descendentes” (Gn 9,9). A segunda aliança foi com Abraão (Gn 12-25), Deus fez uma promessa e ele saiu em busca de uma terra nova; depois Deus fez aliança com Jacó, mantendo a promessa feita a Abraão (Gn 25 e 27).
O povoado de Nova Aliança, assim denominado por seus fundadores em homenagem à propriedade onde haviam morado anteriormente, a Fazenda "Bela Aliança" em São Joaquim da Barra, desenvolveu-se com a agricultura, principalmente o plantio de café, de arroz e de cana-de-açúcar.
A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.
Os cristãos, de modo praticamente geral e pacífico, creem que a Nova Aliança prometida foi instituída na Última Ceia como parte da Ceia do Senhor Jesus Cristo, a qual, no Evangelho de João, inclui o Novo Mandamento (Jo 13:34,35).
Em si mesma uma promessa, a nova aliança se divide em várias outras promessas, as quais podem ser resumidas em duas principais: a que informa sobre o intento de Deus, de pôr as Suas leis na mente das pessoas e inscrevê-las em seu coração, e aquela segundo à qual o Senhor promete esquecer-Se dos pecados dessas mesmas ...
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).
Durante o período da pandemia, o movimento se organizou para distribuir cestas básicas e materiais de higiene para as ocupações como forma de combater a fome e o avanço da doença. Além disso, em algumas ocupações, foram construídas hortas comunitárias pelas mulheres.
Na Bíblia, Deus firma três alianças com os humanos. A primeira delas, está logo no início do livro do Gênesis. “Deus disse: Façamos o homem pela nossa imagem segundo a nossa semelhança; e dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais em toda a terra e sobre os répteis que rastejam sobre a terra.
Qual foi a definitiva aliança de Deus com os homens?
73. Deus revelou-Se plenamente enviando o seu próprio Filho, no qual estabeleceu a sua aliança para sempre. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de modo que, depois d'Ele, não haverá outra Revelação.
A Nova Aliança é a realização espiritual do convênio Abraâmico. Os adeptos acreditam que a Nova Aliança entrou em vigor com o ministério de Jesus, como na Última Ceia , quando Jesus disse em Lucas 22:20 "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós."
Deus fez uma aliança com Moisés e Israel aos pés do Monte. Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus .
Casamento: A aliança de casamento é o que simboliza o matrimônio, a união definitiva entre duas almas. Essa aliança é usada pelo casal e trocada no altar, diante da promessa de amor eterno. A aliança tradicional é dourada, feita em ouro.