Antes de mais nada, falar que as salsichas são feitas de restos é uma meia-verdade. As salsichas realmente não são feitas com nenhuma peça nobre. Contudo, também não é feita com proteínas de péssima qualidade como se faz imaginar. A carne utilizada é a chamada Carne Mecanicamente Separada (CMS).
Matéria-prima: A base da salsicha é a chamada carne industrial, que é composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais de boi, frango e porco. Essas partes menos valorizadas são congeladas e, em seguida, cortadas em pedaços bem pequenos por máquinas automáticas especializadas.
Salsichas são alimentos processados considerados nocivos à saúde devido a quantidade de corante, aditivos químicos e sódio. Mas para quem não dispensa um bom hot dog, será que existem opções mais saudáveis? A resposta é sim! Os tipos disponíveis no supermercado variam de cores, tamanhos, sabores e preços.
ASSIM É FEITO A SALSICHA - VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR NOS INGREDIENTES
Qual é a verdade sobre a salsicha?
Algumas pessoas acreditam que ela é feita de restos de carne ou até mesmo de papelão. Mas a salsicha é feita de carne, sim. Geralmente é feita com carnes de frango e porco que não são aproveitadas.
Os ingredientes bizarros que estão nos embutidos de carne e você não sabia. Pele depilada de porco e até carne de cavalo velho são usados na produção de alimentos... Spoiler: é tudo perfeitamente legal.
É verdade que salsicha demora 32 anos para sair do corpo?
No entanto, embora estejam viralizando publicações no TikTok segundo as quais os conservantes usados na produção podem ser identificados no organismo mais de 30 anos após a ingestão da salsicha, as informações não têm base científica, afirmam especialistas ouvidos pelo Estadão.
Por que a salsicha incha? O aumento do tamanho está ligado à proteína de colágeno da fórmula e quanto maior o cozimento mais ela incha. Por isso, a recomendação é de apenas três minutos de fervura.
"A composição da salsicha é considerada desbalanceada e fonte de substâncias pró-inflamatórias. No entanto, pensando no contexto de insegurança alimentar de pessoas induzidas ao consumo pelo baixo preço, o recomendado é ferver o alimento antes do preparo", indica Tahim.
"A maioria das carnes processadas contém carne suína ou bovina, mas também pode conter aves e miudezas, como o fígado, ou subprodutos de carne, como sangue", diferencia Dirce Maria Lobo Marchioni, professora do Departamento de Nutrição da FSP/USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).
A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.
As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.
O uso de carne de cabeça de porco em embutidos é permitida por lei, desde que essa carne seja congelada após sua retirada e usada apenas em produtos previamente cozidos, como mortadela e salsicha.
A palavra botulinum vem do latim, botulus, que significa salsicha. A doença se chama “botulismo”, então, porque os primeiros casos ocorreram com pessoas que haviam comido salsichas (botulus) contaminadas, fato acontecido na Bélgica em 1896. A toxina botulínica é uma das mais potentes que se conhece.
CARNE PROCESSADA: a ingestão elevada de carnes processadas está ligada ao aumento do risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas. A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino.
Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo resultar em algumas consequências para o corpo. Os alimentos remosos são aqueles ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal, como salsicha, linguiça, biscoitos ou presunto, por exemplo.
não é ela ficar no seu intestino, não é ela ficar no seu estômago, não é você ficar digerindo. ela durante trinta e dois anos, porque nem faz sentido isso. Então basicamente é você digerir a salsicha, pegar as substâncias que estão nela, transformar em outras matérias biológicas.
Posso dar salsicha para o filhote? A salsicha pode trazer alguns malefícios para a saúde do pet, portanto, dar salsicha para cachorro é uma prática que deve ser evitada. Além de doenças cardiovasculares, o corante presente também pode causar um quadro de alergia e intolerância alimentar em alguns cães.
Oficialmente, o Brasil só tem cinco matadouros de cavalo que possuem fiscalização federal, ou seja, que podem exportar a carne para outros países. Três deles estão localizados na Bahia (BA), um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul. Porém, centenas de abatedouros clandestinos estão espalhados por todo Brasil.
Contam que a mortadela é feita de carne de cavalo. Tudo não passa de boato, pois, na verdade, o embutido é fabricado com carne magra de porco, sobras cruas de presunto e de copa e depois recebe uma camada de gordura extraída da papada do porco.
De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, no livro O Guia dos Curiosos, mesmo com o consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.