Segundo Chiavenato (1999), "A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais."
Idalberto Chiavenato é um estudioso da área de administração de empresas e recursos humanos conhecido por sua série de livros e artigos sobre os temas, sendo um dos autores brasileiros de maior destaque no meio. Sua obra contribui em assuntos como, por exemplo, as finanças corporativas de uma empresa.
Chiavenato defende a ideia de que as empresas devem criar um ambiente saudável. Para ele, a organização precisa ser um espaço propício ao crescimento pessoal e profissional dos funcionários.
Quais as principais teorias da administração Segundo Chiavenato?
Segundo Chiavenato, a Administração é um transmissor, um veículo. Dessa forma, ele acredita que a Administração é o que leva uma empresa ao resultado desejado, sendo, então, o fio condutor que baseia a tomada de decisões dentro de um negócio.
INDEXADORES Financeiros: O Que São e Como Funcionam na Prática
Quais são as três abordagens de Chiavenato?
Chiavenato, adaptando um modelo de Nadler, Hackman e Lawler, apresenta três abordagens de administração de conflitos: estruturais, mistas e de processo.
Os seis processos estão ligados à atividade de agregar, integrar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar o desenvolvimento das pessoas. Esse conceito foi desenvolvido por um dos maiores professores e consultores brasileiros, Idalberto Chiavenato.
O sucesso da organização está diretamente relacionado ao talento, às competências, habilidades e ao capital intelectual. Afinal, segundo Chiavenato, um dos teóricos mais importantes na área de recursos humanos, a qualidade de vida e a motivação constante do colaborador fazem toda a diferença nos resultados da empresa.
Quais são os elementos básicos de um sistema Segundo Chiavenato?
A seguir, de acordo com Chiavenato (2014), são descritos brevemente os principais conceitos que constituem um sistema: entrada, caixa negra, saída, retroação e homeostasia. Entrada (Input): refere-se aos elementos que são necessários para o sistema poder operar.
Segundo Chiavenato (2012), processo corresponde à sequência lógica de tarefas, estruturada de atividades iniciadas com uma entrada de recursos, tendo como meio o processamento destes e, como fim, as saídas do processo ou produto.
Quais as três eras organizacionais citado por Chiavenato?
Nesse sentido, podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
Quais são as quatro características básicas descritas por Chiavenato sobre o conhecimento?
Chiavenato (2005) afirma que o conhecimento possui quatro características: O conhecimento é tácito, orientado para a ação, é sustentado por regras, está em constante mutação.
Qual é o conceito de administração de acordo com Chiavenato?
Consoante Chiavenato (2004), trata-se de um conjunto de pessoas e recursos que trabalham juntos para conquistar um objetivo comum. Logo, a Administração é uma ciência que tem por finalidade direcionar pessoas e recursos para juntos alcançarem objetivos almejados.
A gestão de pessoas segundo Chiavenato afirma que as pessoas são o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.
Segundo Chiavenato (1998, p. 23): “Uma organização é um sistema de atividade conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas, a fim de alcançar objetivos específicos”.
O que é estrutura organizacional de acordo com Chiavenato?
Portanto, a estrutura organizacional permite organizar, estruturar e integrar os setores responsáveis por administrar a organização, estabelecendo atribuições e relações entre eles (CHIAVENATO, 2003).
Quais são os quatro diferentes estilos de Administração citados por Chiavenato?
Conforme Chiavenato (2004), os estilos de liderança mais conhecidos são: Autocrático, liberal e democrático onde estes podem ser identificados na figura 3, onde demonstra as diferentes ênfases decorrentes dos três estilos de liderança.
Usa-se a expressão latina apud ou citado por. Os dados do documento original devem ser mencionados na lista de referências ou em nota de rodapé. No texto: Exemplo: Hingston citado por Chiavenato (2006, p.
De acordo com Chiavenato, a área de recursos humanos estratégica é aquela que cria um laço forte entre os seus líderes e os demais colaboradores. Para tanto, é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para engajar a equipe diante dos projetos empresariais.
Chiavenato (2004) descreve o conhecimento em quatro características básicas: a) é tácito; b) é orientado para a ação: c) é sustentado por regras;e d) está em constante mudança Sua função agora é relacionar cada característica básica apresentadas acima com seu respectivo significado.
Já Chiavenato (2014) aborda três tipos de administração de conflitos, classificados como: abordagem estrutural, abordagem de processo e abordagem mista.
O que são objetivos organizacionais Segundo Chiavenato?
Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.
Qual o conceito de planejamento Segundo Chiavenato?
Segundo Chiavenato, “o planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudanças e inovação dentro das empresas, sob uma forma previamente definida e programada” (Chiavenato, Idalberto.