O abaulamento discal em L4-L5 e L5-S1 significa uma elevação dos discos intervertebrais na coluna, que pode causar dores e limitações. Para garantir benefícios do INSS devido a essa condição, é preciso demonstrar seu impacto ou seja como a doença afeta a sua capacidade de trabalho.
Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática. O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região.
Se você está com esse diagnóstico e isso te impede de trabalhar, é possível pedir o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Mas, é necessário seguir alguns regras para ter direito a esses benefícios.
O que significa abaulamento discal L4 L5 e L5 S1? Quando um abaulamento discal ocorre nas vértebras L4-L5 ou L5-S1, significa que o disco intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, ou entre a quinta vértebra lombar e o primeiro segmento sacral, está afetado.
Qual a diferença entre hérnia de disco e abaulamento?
Qual a diferença entre hérnia de disco e abaulamento discal? O abaulamento discal é, na verdade, um estágio anterior da hérnia de disco. Enquanto o abaulamento trata-se apenas da degeneração do disco, a hérnia indica um rompimento da estrutura e extravasamento do seu interior.
Hérnia de disco, protusão, extrusão e abaulamento discal. O que são?
Qual o tratamento para quem tem abaulamento discal?
O tratamento do abaulamento discal normalmente é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios em caso de dor e sessões de fisioterapia para melhorar a estabilidade da coluna.
Abaulamento discal não requer tratamento na grande maioria dos casos. Isso pois abaulamentos discais não costumam cursar com compressão neural (por exemplo, raízes nervosas como do nervo ciático ou da medula espinhal) ou causar instabilidade mecânica da coluna.
Quem tem hérnia de disco L5-S1 têm direito aposentadoria?
Ter uma hérnia de disco na região L5-S1 não assegura automaticamente o direito à aposentadoria. A elegibilidade para a aposentadoria por invalidez devido a uma hérnia de disco L5-S1 é determinada com base em critérios médicos específicos e na demonstração de incapacidade de continuar trabalhando devido à condição.
A vértebra L5 está localizada na região lombar, abaixo da vértebra L4 e acima da vértebra sacral S1. A vértebra S1 é a primeira vértebra sacral, localizada abaixo da vértebra L5 e acima do osso do cóccix.
O sacro, também chamado de vértebra sacral ou coluna sacral (S1), é um osso grande e plano, de forma triangular, aninhado entre os ossos do quadril e posicionado abaixo da última vértebra lombar (L5). O cóccix vem logo abaixo do sacro.
A resposta é: depende. O empregado só não pode ser demitido se o problema na coluna surgiu em razão do trabalho. Na maior parte das vezes, as lombalgias são ocasionadas por fatores não relacionados ao trabalho, como excesso de peso, má postura, sedentarismo. Nesse caso, a doença não será considerada doença do trabalho.
A protrusão do disco, também conhecida como abaulamento do disco, consiste em um deslocamento do disco intervertebral na direção da medula espinhal, que pressiona os nervos e leva a sintomas como dor, desconforto e dificuldades de movimento.
CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
Quem tem abaulamento discal pode trabalhar normalmente?
Quem tem abaulamento discal pode trabalhar? A capacidade de uma pessoa com esse problema na coluna trabalhar, vai depender da intensidade dos sintomas e do tipo de trabalho que realiza.
Significa que o disco intervertebral se protrai para fora de sua posição normal, podendo comprimir nervos e causar dor e desconforto. Quem tem abaulamento discal pode pegar peso? Devem evitar pegar peso, pois isso pode agravar a pressão sobre os discos e nervos, piorando os sintomas.
A cirurgia tradicional para hérnia de disco consiste em realizar uma incisão na pele do paciente visando alcançar a coluna vertebral. De acordo com o local da hérnia de disco e o segmento da coluna, a incisão pode ser feita na região posterior, lateral ou anterior da coluna vertebral.
O abaulamento discal é considerado grave quando o disco intervertebral comprime de forma significativa a medula espinhal, causando sintomas debilitantes, como dor intensa, fraqueza muscular, perda de sensação e dificuldade no controle da bexiga e intestino.
A coluna lombar é constituída por cinco vértebras (L1 a L5) e localiza-se na região habitualmente designada por “costas”. A coluna sagrada (região do sacro) localiza-se na parte mais inferior, com quatro ou cinco vértebras fundidas (S1 a S5) e termina no cóccix.
Exercícios como Pilates e Treinamento funcional são ótimos aliados no tratamento, pois tem a capacidade de aliviar a dor sem afetar a prática de atividade física, pois proporcionam maior estabilidade da coluna, devolvendo assim, sua funcionalidade na maioria dos casos.
Qual a diferença entre abaulamento discal e hérnia de disco?
Abaulamento discal é um problema da coluna vertebral que geralmente caracteriza o inicio de uma hérnia de disco. O abaulamento discal ocorre quando o disco invertebral se desgasta ou perde a sua elasticidade, o que gera fissuras e, consequentemente, altera o formato do disco.
O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.
Como passar na perícia do INSS com hérnia de disco?
Como ser aprovado na perícia de hérnia de disco? Na perícia de hérnia de disco, é fundamental que você leve os documentos médicos. Além dos laudos, você precisa apresentar o raio-x ou a ressonância magnética, pois sem esses documentos não é possível avaliar corretamente a doença.
O abaulamento discal é a etapa inicial ou um subtipo de uma condição médica muito conhecida, a hérnia de disco, e é ocasionado pelo processo natural de envelhecimento do corpo humano, ou seja, todos nós teremos algum grau de abaulamento discal com o avançar da idade.
O que é discopatia degenerativa? A discopatia degenerativa é uma condição progressiva que afeta os discos intervertebrais. Apesar de ser mais comum na região lombar, também pode afetar as outras partes da coluna e causar dor, formigamento, rigidez e até dificuldade para mover as costas.