O que é administração para Peter Drucker? “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas”. “O trabalho do administrador pode ser definido como planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas.”
Peter Drucker acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.
“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”. A frase poderia ser nossa, afinal, sempre batemos na tecla da importância do planejamento orçamentário (uma contabilidade de trás pra frente), mas claro que ela foi dita por Peter Drucker. Para ele, proatividade é fundamental para criar o futuro.
Lançada em 1966, a obra de Drucker focada no comportamento e gestão de altos executivos, “The Effective Executive”, analisa três princípios essenciais para a formação de um gestor eficaz: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisão correta.
TEORIA NEOCLÁSSICA (1ª PARTE) | Peter Drucker e visão de outros
Qual a proposta de administração defendida por Peter Drucker?
As teorias de Drucker
“A administração é um processo operacional composto por funções como planejamento, organização, direção e controle. O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”, escreveu em uma duas suas últimas publicações.
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.
Segundo Peter Drucker, 2014) a única verdadeira definição de um líder é alguém que tem seguidores. Um líder eficaz não é alguém que seja amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. A popularidade não é liderança, os resultados à são.
Conforme o PDRAE - Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (Brasil, 1995), destacam-se três modelos de administração pública brasileira: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial.
Diante disso, conclui-se que a administração é responsável por direcionar os departamentos e portanto, a organização como um todo, sendo que as decisões tomadas em um setor refletem nos demais e consequentemente em todo conjunto, podendo contribuir para permanência ou falência do negócio no mercado.
Drucker acreditava que o objetivo da estratégia era permitir que uma organização alcançasse os resultados desejados em um ambiente imprevisível. O teórico da administração Peter Drucker sabia que o risco não poderia ser evitado. Na verdade, ele acreditava que algum risco era um requisito para o sucesso.
Qual a teoria de Peter Drucker em relação ao empreendedorismo?
Outro pensador proeminente, Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna, definiu o empreendedorismo como a disposição de assumir riscos para estabelecer novos empreendimentos.
Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.
Só pra ficar mais claro, a administração envolve alguns pontos básicos: planejamento, organização, coordenação e controle. Tudo isso é o que faz um negócio andar para a frente e crescer.
A Administração envolve estudos e práticas voltados ao planejamento, organização, liderança e controle dos recursos humanos, financeiros e materiais, visando atingir objetivos e aumentar resultados de organizações.
Por que Peter Drucker é considerado o pai da administração?
Formado em economia, Drucker revolucionou o modo de pensar a gestão empresarial, também por isto começou a ser considerado o pai da administração moderna. Portanto, entre as principais contribuições de sua obra, o novo formato em se pensar o funcionamento de uma empresa é o que mais se destaca.
As diretrizes estratégicas são formadas pela visão, missão e valores de uma organização. Estes são nomes mais conhecidos, mas muitas vezes acabam servindo apenas para enfeitar um quadro em uma sala ou de conteúdo para o site da empresa.