São consideradas como informais as ações realizadas em outros locais diferentes da escola. Enquanto nos países latinos e Lusófonos, os termos, “não formal” e “informal” são aplicados à educação, sendo o primeiro associado a instituições como museus, centros culturais, ONGs, e o segundo, a mídias2.
Geralmente, a diferença entre formal, não formal e informal é estabelecida tomando por base o espaço escolar. Dessa forma, ações educativas escolares seriam formais e aquelas realizadas fora da escola não formais e informais. Nos países de língua inglesa, o termo “não formal”, quase não é utilizado.
Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.
A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.
Assim, a educação não formal pode ser definida como a que proporciona a aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em espaços como museus, centros de ciências, ou qualquer outro em que as atividades sejam desenvolvidas de forma bem direcionada, com um objetivo definido (VIEIRA, 2005, p. 21).
O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | Entenda em 5 tópicos
É correto afirmar que a educação não formal?
Assim, é correto afirmar que: a educação não formal não deve ser considerada para fins de aproveitamento de estudos e conteúdos relacionados a educação formal. a educação não formal é um processo organizado e com intencionalidade educativa, mas geralmente seus resultados são difíceis de se avaliar formalmente.
Qual a relação entre educação formal e não formal?
Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.
O que envolve um planejamento numa educação não formal?
A educação não- formal tem alguns de seus objetivos próximos da educação formal, como a formação de um cidadão pleno, mas ela tem também a possibilidade de desenvolver alguns objetivos que lhes são específicos, via a forma e espaços onde se desenvolvem suas práticas, a exemplo de um conselho ou a participação em uma ...
Na análise do autor, a educação não formal surgiu como estratégia estatal de conversão da orientação política da educação para as classes populares, durante a ditadura militar brasileira, eliminando ou neutralizando a força do processo político da educação popular vinculada às lutas e organização populares com pautas ...
O primeiro exemplo podemos associar a uma fala de um filho para a mãe, e, dados a proximidade e o teor da conversa, o filho não se preocupa com a pronúncia das palavras ou em ter um cuidado maior com as expressões. Já o segundo caso trata-se de uma conversa nas redes sociais.
O que Paulo Freire fala sobre a educação não formal?
Paulo Freire diz o seguinte a respeito da Educação não formal: O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade de transformar...
A principal diferença entre a linguagem formal e a informal está na preocupação com as normas gramaticais (norma culta) da língua: na formal, precisamos respeitar o uso correto do português, utilizando um vocabulário claro e diversificado; já na informal, podemos usar gírias, abreviações, interjeições, palavras ...
A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.
Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos, museus, estação ciência, planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.
A educação transmitida pelos pais na família, na interação com os amigos, no convívio diário em clubes, teatros, leituras de jornais, revistas, livros, etc; são considerados temas da educação informal, aquela que ocorre nos espaços de possibilidades educativas no decurso na vida, tendo caráter permanente.
Já o conhecimento informal diz respeito a todas as práticas, habilidades e costumes que são adquiridos no cotidiano, também chamado de senso comum ou conhecimento vulgar, que são repassados de forma natural pelo convívio no habitat em que o indivíduo está inserido. Possui, portanto o seu papel social.
Vamos ver alguns exemplos de frases construídas com a linguagem formal: Senhora, aceitaria uma xícara de chá? Prezado, anexei a este e-mail o ofício referente à requisição solicitada. Vossa Excelência participou da reunião.
A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino. Diversos projetos e parcerias com escolas surgiram dentro de universidades e centros de pesquisa em diferentes estados do nosso país.
A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se freqüenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos.
Quais atividades podem ser realizadas na educação não formal?
A aprendizagem é realizada por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem na forma prática e não somente com um currículo organizado, como no ensino formal. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, por passeios em locais históricos ou mesmo visita uma biblioteca, por exemplo.